Contributos da universidade para a promoção do potencial empreendedor dos estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/9261 |
Resumo: | O empreendedorismo é, atualmente, considerado um fenómeno determinante no desenvolvimento da economia de um país. Ao longo dos anos, foram várias as teorias psicológicas que se centraram na investigação das caraterísticas que estão na base de um empreendedor de sucesso. É inegável o impacto que o empreendedorismo tem nos locais de ensino sendo este um contexto propício ao desenvolvimento do espírito empreendedor. O presente estudo teve como três objetivos: caraterizar o potencial empreendedor dos estudantes, tendo em conta diferentes áreas de ensino, caraterizar o grau de participação e perceção de aproveitamento dos estudantes às atividades propostas pela Universidade e a análise da relação do potencial empreendedor com as seguintes variáveis académicas: área de ensino, atividades de ensino e atividades de extensão universitária. A recolha de dados foi realizada junto de 333 alunos do 3º ano de uma universidade do Grande Porto. Os instrumentos utilizados foram o IAPE - Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (Santos, Caetano & Curral, 2010) e uma Lista de Atividades propostas pela universidade que visam a promoção do potencial empreendedor. Os principais resultados sugerem que se verificam diferenças significativas no potencial empreendedor dos estudantes de diferentes áreas de ensino. Por outro lado, foram encontradas diferenças significativas entre a participação e perceção de aproveitamento em atividades de ensino e extensão universitária, embora tenha sido verificada uma baixa taxa de participação nas ditas atividades. No final do artigo, são discutidas as implicações deste estudo e apontadas sugestões para investigação futuras. |
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Contributos da universidade para a promoção do potencial empreendedor dos estudantesO empreendedorismo é, atualmente, considerado um fenómeno determinante no desenvolvimento da economia de um país. Ao longo dos anos, foram várias as teorias psicológicas que se centraram na investigação das caraterísticas que estão na base de um empreendedor de sucesso. É inegável o impacto que o empreendedorismo tem nos locais de ensino sendo este um contexto propício ao desenvolvimento do espírito empreendedor. O presente estudo teve como três objetivos: caraterizar o potencial empreendedor dos estudantes, tendo em conta diferentes áreas de ensino, caraterizar o grau de participação e perceção de aproveitamento dos estudantes às atividades propostas pela Universidade e a análise da relação do potencial empreendedor com as seguintes variáveis académicas: área de ensino, atividades de ensino e atividades de extensão universitária. A recolha de dados foi realizada junto de 333 alunos do 3º ano de uma universidade do Grande Porto. Os instrumentos utilizados foram o IAPE - Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (Santos, Caetano & Curral, 2010) e uma Lista de Atividades propostas pela universidade que visam a promoção do potencial empreendedor. Os principais resultados sugerem que se verificam diferenças significativas no potencial empreendedor dos estudantes de diferentes áreas de ensino. Por outro lado, foram encontradas diferenças significativas entre a participação e perceção de aproveitamento em atividades de ensino e extensão universitária, embora tenha sido verificada uma baixa taxa de participação nas ditas atividades. No final do artigo, são discutidas as implicações deste estudo e apontadas sugestões para investigação futuras.Entrepreneurship is nowadays considered one of the most important determinants on the growth of a country’s economy. Throughout time, there have been many psychological theories based on the investigation of the basic characteristics of a successful entrepreneur. The impact of entrepreneurship on teaching places is undeniable as this is an remarkable environment for the development of an entrepreneur spirit. The three main goals of this study are to: characterize the entrepreneurship potential of students according to different study areas; characterize the level of participation and perception of the turnover of activities suggested by University to students; and to analyze the relationship between the entrepreneurship potential of students and the following academic variants: area of study, study activities and activities with university extension. The data was collected amongst 333 students from the 3rd year of an University in Oporto. The instruments used were IAPE – Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (Santos, Caetano & Curral, 2010) and a List of Activities that promote entrepreneurship, recommended by the University. The main results suggest that there are big differences in entrepreneurship amongst students of different study areas. On the other hand, significant differences were found between participation on and awareness of turnover of study activities and university extension, although a low grade of participation in these activities was found. In the end of this work, its implications are argued and suggestions on future investigations are done.Fonseca, AntónioTrigo, Luísa RibeiroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCabral, Maria Leonor Pereira Coutinho Ferreira2012-10-15T10:37:36Z2012-0620122012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:50:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:19.325444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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