Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borrego, Maria de Jesus Costa dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15797
Resumo: A presente investigação aborda a temática: Formação cívica - Perceção dos professores sobre a contribuição da área para a formação dos alunos do ensino básico. Investigação em que participaram 35 professores dos três ciclos do ensino básico que no ano de 2002/2003 leccionavam a Área de Formação Cívica em duas comunidades educativas distintas (Amareleja e Reguengos de Monsaraz). Esta investigação foi inspirada pelas alterações que foram preconizadas pela Reorganização Curricular do Ensino Básico, mais especificamente pelas dúvidas e dificuldades sentidas pelos professores, em relação à implementação da componente curricular intitulada Área de Formação Cívica. Optámos por desenvolver uma investigação qualitativa que teve como objetivos conhecer as representações que os professores entrevistados tinham sobre a contribuição da área de formação cívica para a formação global dos alunos; conhecer os procedimentos metodológicos que utilizaram na planificação das catividades desenvolvidas no âmbito da área e; esboçar o perfil do professor de formação cívica com base na conjugação das declarações dos professores com as orientações divulgadas pelo Ministério da Educação. Em termos estruturais, a investigação é constituída por duas partes distintas, constando na primeira a fundamentação teórica do estudo empírico, o qual, por sua vez, corresponde à segunda parte da investigação. A fundamentação teórica inclui a análise e interpretação da presença da componente cívica na legislação que regia a anterior política educativa (Reforma Curricular do Ensino Básico - 1989) e a contribuição dos modelos educativos de Dewey, Raths, Kohlberg e Sérgio. A entrevista semiestruturada foi o instrumento metodológico utilizado para recolher as opiniões e perceções dos professores participantes, as quais permitiram a realização do estudo empírico. Em síntese, o estudo indicia que os professores sentiram dificuldade em compreender as terminologias utilizadas nos documentos que legislam a Reorganização Curricular do Ensino Básico, o que dificultou a comunicação entre o Ministério da Educação e as Escolas. Por outro lado esta nova área curricular suscitou o desenvolvimento de trabalho cooperativo e a partilha de opiniões entre professores. ***/Abstract - The present investigation approaches the subject: Civic Formation Area - Teachers' awareness on the area's contribution towards elementary school student formation. In this study were participant 35 teachers from the three basic school cycles who, in the year 2002/2003, were teaching Civic Formation Area in two different school communities (Amareleja and Reguengos de Monsaraz). This research was inspired by the alterations foreseen by the Basic School Curricular Reorganization, more specifically by the doubts and difficulties felt by teachers in regard to the implementation of the curricular component titled Civic Formation Area. Choice fell on developing a qualitative research which set up as objectives to learn What input the interviewee teachers had on the Civic Formation Area’s contribution to the overall student formation; to acknowledge the method- logical procedures used in planning the activities preformed within the area; and draw a profile of the Civic Formation teacher based on both the teachers’ input as Well as the guidance provided by the Ministry of Education. In structural terms the research consists of two distinctive parts, whereas the first deploys the theoretic foundation of the empiric study, which corresponds to the second part of the study. The theoretical foundation includes the analysis and interpretation of the civic component's presence in the legislation ruling earlier educational policy (Basic School Curricular Reorganization - 1986) as Well as the contributions of educational models by Dewey, Raths, kohlberg and Sergio. The semi-structured interview was the methodological tool used to gather the participating teacher's opinions and input, which allowed the realization of the empiric study. In short, this study shows teachers felt difficulty in understanding the terms used on those documents legislating the Basic School Curricular Reorganization, which undermined the dialogue between the Ministry of Education and the schools. On the other hand this new curricular area aroused teachers into developing co operational work and opinion sharing.
id RCAP_891bef476f9476d5da4d3a4f0f192466
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básicoEducação para a cidadaniaEducação cívicaReorganização curricular do Ensino BásicoInvestigação qualitativaEducation for citizenshipCivic educationBasic School curricular reorganizationQualitatve researchA presente investigação aborda a temática: Formação cívica - Perceção dos professores sobre a contribuição da área para a formação dos alunos do ensino básico. Investigação em que participaram 35 professores dos três ciclos do ensino básico que no ano de 2002/2003 leccionavam a Área de Formação Cívica em duas comunidades educativas distintas (Amareleja e Reguengos de Monsaraz). Esta investigação foi inspirada pelas alterações que foram preconizadas pela Reorganização Curricular do Ensino Básico, mais especificamente pelas dúvidas e dificuldades sentidas pelos professores, em relação à implementação da componente curricular intitulada Área de Formação Cívica. Optámos por desenvolver uma investigação qualitativa que teve como objetivos conhecer as representações que os professores entrevistados tinham sobre a contribuição da área de formação cívica para a formação global dos alunos; conhecer os procedimentos metodológicos que utilizaram na planificação das catividades desenvolvidas no âmbito da área e; esboçar o perfil do professor de formação cívica com base na conjugação das declarações dos professores com as orientações divulgadas pelo Ministério da Educação. Em termos estruturais, a investigação é constituída por duas partes distintas, constando na primeira a fundamentação teórica do estudo empírico, o qual, por sua vez, corresponde à segunda parte da investigação. A fundamentação teórica inclui a análise e interpretação da presença da componente cívica na legislação que regia a anterior política educativa (Reforma Curricular do Ensino Básico - 1989) e a contribuição dos modelos educativos de Dewey, Raths, Kohlberg e Sérgio. A entrevista semiestruturada foi o instrumento metodológico utilizado para recolher as opiniões e perceções dos professores participantes, as quais permitiram a realização do estudo empírico. Em síntese, o estudo indicia que os professores sentiram dificuldade em compreender as terminologias utilizadas nos documentos que legislam a Reorganização Curricular do Ensino Básico, o que dificultou a comunicação entre o Ministério da Educação e as Escolas. Por outro lado esta nova área curricular suscitou o desenvolvimento de trabalho cooperativo e a partilha de opiniões entre professores. ***/Abstract - The present investigation approaches the subject: Civic Formation Area - Teachers' awareness on the area's contribution towards elementary school student formation. In this study were participant 35 teachers from the three basic school cycles who, in the year 2002/2003, were teaching Civic Formation Area in two different school communities (Amareleja and Reguengos de Monsaraz). This research was inspired by the alterations foreseen by the Basic School Curricular Reorganization, more specifically by the doubts and difficulties felt by teachers in regard to the implementation of the curricular component titled Civic Formation Area. Choice fell on developing a qualitative research which set up as objectives to learn What input the interviewee teachers had on the Civic Formation Area’s contribution to the overall student formation; to acknowledge the method- logical procedures used in planning the activities preformed within the area; and draw a profile of the Civic Formation teacher based on both the teachers’ input as Well as the guidance provided by the Ministry of Education. In structural terms the research consists of two distinctive parts, whereas the first deploys the theoretic foundation of the empiric study, which corresponds to the second part of the study. The theoretical foundation includes the analysis and interpretation of the civic component's presence in the legislation ruling earlier educational policy (Basic School Curricular Reorganization - 1986) as Well as the contributions of educational models by Dewey, Raths, kohlberg and Sergio. The semi-structured interview was the methodological tool used to gather the participating teacher's opinions and input, which allowed the realization of the empiric study. In short, this study shows teachers felt difficulty in understanding the terms used on those documents legislating the Basic School Curricular Reorganization, which undermined the dialogue between the Ministry of Education and the schools. On the other hand this new curricular area aroused teachers into developing co operational work and opinion sharing.Universidade de Évora2015-09-21T10:29:10Z2015-09-212005-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15797http://hdl.handle.net/10174/15797pordep C.S.teses@bib.uevora.pt676Borrego, Maria de Jesus Costa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:16.911969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico
title Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico
spellingShingle Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico
Borrego, Maria de Jesus Costa dos Santos
Educação para a cidadania
Educação cívica
Reorganização curricular do Ensino Básico
Investigação qualitativa
Education for citizenship
Civic education
Basic School curricular reorganization
Qualitatve research
title_short Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico
title_full Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico
title_fullStr Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico
title_full_unstemmed Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico
title_sort Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico
author Borrego, Maria de Jesus Costa dos Santos
author_facet Borrego, Maria de Jesus Costa dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borrego, Maria de Jesus Costa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Educação cívica
Reorganização curricular do Ensino Básico
Investigação qualitativa
Education for citizenship
Civic education
Basic School curricular reorganization
Qualitatve research
topic Educação para a cidadania
Educação cívica
Reorganização curricular do Ensino Básico
Investigação qualitativa
Education for citizenship
Civic education
Basic School curricular reorganization
Qualitatve research
description A presente investigação aborda a temática: Formação cívica - Perceção dos professores sobre a contribuição da área para a formação dos alunos do ensino básico. Investigação em que participaram 35 professores dos três ciclos do ensino básico que no ano de 2002/2003 leccionavam a Área de Formação Cívica em duas comunidades educativas distintas (Amareleja e Reguengos de Monsaraz). Esta investigação foi inspirada pelas alterações que foram preconizadas pela Reorganização Curricular do Ensino Básico, mais especificamente pelas dúvidas e dificuldades sentidas pelos professores, em relação à implementação da componente curricular intitulada Área de Formação Cívica. Optámos por desenvolver uma investigação qualitativa que teve como objetivos conhecer as representações que os professores entrevistados tinham sobre a contribuição da área de formação cívica para a formação global dos alunos; conhecer os procedimentos metodológicos que utilizaram na planificação das catividades desenvolvidas no âmbito da área e; esboçar o perfil do professor de formação cívica com base na conjugação das declarações dos professores com as orientações divulgadas pelo Ministério da Educação. Em termos estruturais, a investigação é constituída por duas partes distintas, constando na primeira a fundamentação teórica do estudo empírico, o qual, por sua vez, corresponde à segunda parte da investigação. A fundamentação teórica inclui a análise e interpretação da presença da componente cívica na legislação que regia a anterior política educativa (Reforma Curricular do Ensino Básico - 1989) e a contribuição dos modelos educativos de Dewey, Raths, Kohlberg e Sérgio. A entrevista semiestruturada foi o instrumento metodológico utilizado para recolher as opiniões e perceções dos professores participantes, as quais permitiram a realização do estudo empírico. Em síntese, o estudo indicia que os professores sentiram dificuldade em compreender as terminologias utilizadas nos documentos que legislam a Reorganização Curricular do Ensino Básico, o que dificultou a comunicação entre o Ministério da Educação e as Escolas. Por outro lado esta nova área curricular suscitou o desenvolvimento de trabalho cooperativo e a partilha de opiniões entre professores. ***/Abstract - The present investigation approaches the subject: Civic Formation Area - Teachers' awareness on the area's contribution towards elementary school student formation. In this study were participant 35 teachers from the three basic school cycles who, in the year 2002/2003, were teaching Civic Formation Area in two different school communities (Amareleja and Reguengos de Monsaraz). This research was inspired by the alterations foreseen by the Basic School Curricular Reorganization, more specifically by the doubts and difficulties felt by teachers in regard to the implementation of the curricular component titled Civic Formation Area. Choice fell on developing a qualitative research which set up as objectives to learn What input the interviewee teachers had on the Civic Formation Area’s contribution to the overall student formation; to acknowledge the method- logical procedures used in planning the activities preformed within the area; and draw a profile of the Civic Formation teacher based on both the teachers’ input as Well as the guidance provided by the Ministry of Education. In structural terms the research consists of two distinctive parts, whereas the first deploys the theoretic foundation of the empiric study, which corresponds to the second part of the study. The theoretical foundation includes the analysis and interpretation of the civic component's presence in the legislation ruling earlier educational policy (Basic School Curricular Reorganization - 1986) as Well as the contributions of educational models by Dewey, Raths, kohlberg and Sergio. The semi-structured interview was the methodological tool used to gather the participating teacher's opinions and input, which allowed the realization of the empiric study. In short, this study shows teachers felt difficulty in understanding the terms used on those documents legislating the Basic School Curricular Reorganization, which undermined the dialogue between the Ministry of Education and the schools. On the other hand this new curricular area aroused teachers into developing co operational work and opinion sharing.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-01T00:00:00Z
2015-09-21T10:29:10Z
2015-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15797
http://hdl.handle.net/10174/15797
url http://hdl.handle.net/10174/15797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep C.S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136566332882944