Análise de interações focada na colaboração e cooperação do Modelo 4C

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, António Pedro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Loureiro, Maria João, Reis, Luís Paulo, Souza, Francislê Neri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6475
Resumo: A Colaboração e Cooperação são dois dos principais fatores no desenvolvimento de software de qualidade. Deste modo, é de particular importância analisar estas duas dimensões no decorrer de um processo de desenvolvimento de software para garantir a qualidade do mesmo e permitir introduzir melhorias nos processos de desenvolvimento. Tendo como fundamentos estas premissas surgiu o modelo 4C, assente nas seguintes dimensões: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Este artigo descreve o modelo 4C e a sua aplicabilidade na análise da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU) que serviu de base ao desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere – O Ser Humano e os Recursos Naturais. O modelo 4C permitiu que a análise ao processo definido na MHDCU fosse realizada, tendo por base as interações decorrentes nos fóruns disponibilizados no moodle. Este artigo tem por base as interações ocorridas no desenvolvimento do primeiro ecrã, da Fase I – Petróleo, centrando a análise nas dimensões Colaboração e Cooperação. Os resultados obtidos reforçam a importância de desenvolver recursos educativos tendo por base o trabalho colaborativo e cooperativo assente em equipas multidisciplinares.
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O modelo 4C permitiu que a análise ao processo definido na MHDCU fosse realizada, tendo por base as interações decorrentes nos fóruns disponibilizados no moodle. Este artigo tem por base as interações ocorridas no desenvolvimento do primeiro ecrã, da Fase I – Petróleo, centrando a análise nas dimensões Colaboração e Cooperação. Os resultados obtidos reforçam a importância de desenvolver recursos educativos tendo por base o trabalho colaborativo e cooperativo assente em equipas multidisciplinares.Collaboration and cooperation are two of the main factors in the development of good quality software. Thus, it is particularly important to examine these two dimensions in the course of a software development process to ensure its quality and enable improvements in the development process. Having as fundamentals these premises the 4C model was proposed, based on the following dimensions: Communication, Coordination, Collaboration and Cooperation. This paper describes the 4C model and its applicability in the analysis of the Hybrid User Centered Development Methodology (HUCDM) which formed the basis for the development of the educational resource Courseware Sere - The Human Being and the Natural Resources. The 4C model allowed the analysis of the process defined in HUCDM to be performed based on the interactions arising in the forums available on Moodle. This paper is based on the interactions that occurred on the development of the software first screen of phase I - Oil, focusing the analysis on the collaboration and cooperation dimensions. The results achieved clearly support the importance of developing educational resources based on collaborative and cooperative work based on multidisciplinary teams.La collaboration et la coopération sont les deux principaux facteurs dans le développement de logiciels de qualité. Ainsi, il est particulièrement important d’examiner ces deux dimensions au cours d’un processus de développement de logiciels pour en assurer la qualité et permettre des améliorations dans les respectifs processus de développement. Ayant ces principes comme fondamentaux le modèle 4C a été elaboré, basé sur les dimensions suivantes: communication, coordination, collaboration et coopération. Cet article décrit le modèle 4C et son applicabilité dans l’analyse de la méthodologie hybride de développement centré sur l’utilisateur (MHDCU) qui a constituée la base pour le développement de la ressource pédagogique Courseware Sere - l’être humain et les ressources naturelles. Le modèle 4C a permis que l’analyse au processus défini dans la MHDCU ait été réalisée, ayant comme base les interactions qui ont eu lieu dans les forums disponibles sur Moodle. Cet article est basé sur les interactions qui se sont produites dans le développement du premier écran, Phase I - huile, ayant l’analyse été centrée sur les dimensions de collaboration et de coopération. Les résultats obtenus confirment l’importance de développer des ressources éducatives sur la base de travail collaboratif et coopératif reposant sur des équipes multidisciplinaires.La colaboración y la cooperación son dos de los factores principales en el desarrollo de software de calidad. Por lo tanto, es particularmente importante analizar estas dos dimensiones durante un proceso de desarrollo de software para garantizar su calidad y permitir la introducción de mejoras en los procesos de desarrollo. Apoyado en estas premisas, surgió el modelo 4C basado en las siguientes dimensiones: Comunicación, Coordinación, Colaboración y Cooperación. En este artículo se describe el modelo 4C y su aplicación al análisis de la Metodología Híbrida de Desarrollo Centrado en el Usuario (MHDCU) que sirvió de base para el desarrollo del recurso educativo Courseware Sere - El Ser Humano y los Recursos Naturales. El modelo 4C permitió que el análisis al proceso definido en MHDCU se realizara a partir de las interacciones en los foros disponibles en Moodle. Este artículo se basa en las interacciones que se producen en el desarrollo de la primera pantalla, Fase I - Petróleo, centrando el análisis en las dimensiones Colaboración y Cooperación. Los resultados alcanzados destacan la importancia de desarrollar recursos educativos basados en el trabajo colaborativo y cooperativo de equipos multidisciplinarios.Edições Universitárias Lusófonas2015-07-06T13:06:23Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6475por1646-401XCosta, António PedroLoureiro, Maria JoãoReis, Luís PauloSouza, Francislê Neri deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:36.467398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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