O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Benedita Campos de Sousa Barros e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16193
Resumo: Dissertação de mestrado
id RCAP_892e05e1d16664528cfc3ac8800ffa97
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16193
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turísticoEventos de modaTurismo de eventos de modaCidades da modaExperiência turísticaPortoFashion eventsTourism of fashion eventsFashion citiesTourism experienceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestradoA temática da presente investigação incide sobre o turismo de eventos de moda na região Norte, em geral, e na cidade do Porto, em particular. Efetivamente, a organização de eventos de moda é uma realidade cada vez mais vivenciada em diversas cidades à escala mundial, que tem a capacidade de atrair participantes internacionais. Os eventos de moda têm, também, a particularidade de adicionar às cidades anfitriãs, reconhecimento e valor, o que se reflete numa vantagem competitiva face a destinos concorrentes. Contudo, o turismo de eventos de moda não é devidamente valorizado pela indústria do turismo e, por isso, esta investigação pretende aprofundar o conhecimento científico sobre este segmento turístico. Objetivo – O objetivo geral deste estudo consiste em compreender o papel dos eventos de moda na região Norte, em geral, e na cidade do Porto, em particular, enquanto destinos turísticos. Metodologia – Na presente investigação, optou-se pela utilização de metodologia mista e, desse modo, os instrumentos de recolha de dados selecionados foram o inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada. Foram realizadas entrevistas a três representantes de DMO’s e a três representantes de Associações Empresariais organizadoras de eventos de moda. O questionário foi aplicado a 410 participantes dos eventos de moda realizados na cidade do Porto. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso aos softwares IBM SPSS Statistics 24 e IBM SPSS AMOS . Estes programas permitiram testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os dados recolhidos confirmam que o perfil individual influencia a avaliação da Experiência; as caraterísticas da viagem influenciam positivamente a avaliação da experiência; a participação no evento influencia positivamente a avaliação da experiência; a participação no evento influencia positivamente o grau de satisfação relativamente ao evento; as motivações para participar no evento influenciam positivamente a avaliação da experiência; a avaliação da experiência influencia o grau de satisfação relativamente ao evento; a avaliação da satisfação relativamente ao evento influencia positivamente a lealdade ao evento e a lealdade ao destino. Limitações e implicações – Surgiram limitações relativamente ao processo de recolha de dados. Em relação às entrevistas, nem todos os possíveis entrevistados apresentaram disponibilidade para agendamento e realização de entrevistas. No que concerne à aplicação dos questionários, pretendia-se distribuir questionários por um maior número de participantes de origem internacional e recolher questionários na 46ª edição do Portugal Fashion que, devido à Covid’19, se realizou à porta fechada. Este estudo apresenta dados relevantes para as DMO’s locais e regionais, assim como para as Associações Empresariais, com vista à captação deste segmento turístico, e melhoria da promoção dos eventos de moda e, consequentemente, da experiência dos participantes dos eventos de moda. Implicações práticas – O presente trabalho de investigação pretende demonstrar a importância dos eventos de moda para a indústria do turismo em Portugal. Deverão ser desenvolvidos estudos semelhantes a nível nacional e internacional de forma a contribuir para o conhecimento científico deste segmento turístico, que é ainda pouco valorizado, assim, como para aprofundar a investigação no âmbito do perfil individual e comportamental do turista de eventos de moda, e das vertentes de marketing experiencial associadas a este tipo de eventos. Originalidade/valor – É escasso o número de estudos que analisam a temática do turismo de eventos de moda, a nível nacional e internacional. Existe, assim, a necessidade de investigar este segmento do setor turístico, todavia não valorizado.This research focuses on tourism of fashion events in the North of Portugal, in general, and in the city of Porto, in particular. Indeed, the organization of fashion events is an increasingly experienced reality in several cities worldwide, which can attract international participants. Fashion events also have the particularity of adding recognition and value to host cities, which is reflected in a competitive advantage over competing destinations. However, tourism of fashion events in not properly valued by the tourism industry and, therefore, this investigation aims to deepen scientific knowledge about this tourism segment. Objective – The general objective of this study is to understand the role of fashion events in Northern region of Portugal, in general, and in city of Porto as tourism destinations. Methodology – In the present research, data collection instruments selected were the questionnaire survey and the semi-structured interview. The questionnaire was applied to 410 participants of the fashion events held in city of Oporto. Interviews were conducted with three representatives of DMO’s and three representatives of Business Associations which organize fashion events. Results – The data collected confirm that the individual profile influences the Experience evaluation; the characteristics of the trip positively influence the experience evaluation; participation in the event positively influences the experience evaluation; participation in the event positively influences the degree of satisfaction with the event; the motivations to participate in the event positively influence the experience evaluation; the experience evaluation influences the degree of satisfaction with the event; the assessment of satisfaction with the event positively influences loyalty to the event, and loyalty to the destination. Limitations and implications – Limitations have arisen regarding the data collection process: regarding the interviews, not all possible interviewees were available for scheduling and conducting interviews; with regard to the application of the questionnaires, it was intended to distribute questionnaires to a larger number of international participants. This study presents relevant data for local and regional DMO’s, as well as for Business Associations, with a view to attracting this tourist segment and improving the experience of participants in fashion events. Practical implications – This research work aims to demonstrate the importance of fashion events for the Portuguese tourism industry. Similar studies should be developed at national and international level in order to contribute to the scientific knowledge of this tourist segment, that is still little valued, thus, as to deepen the investigation within the individual and behavioural tourist profile of fashion events, as well as the experiential marketing aspects associated with this type of events. Originality/value – The number of studies analysing the subject of tourism in fashion events is scarce, regarding investigations carried out both at national and international level. Thus, there is a need to investigate this segment of the tourism sector, which is not yet properly valued.Liberato, DáliaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMendes, Benedita Campos de Sousa Barros e2020-08-07T13:59:03Z2020-07-202020-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16193TID:202508218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:54.915176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turístico
title O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turístico
spellingShingle O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turístico
Mendes, Benedita Campos de Sousa Barros e
Eventos de moda
Turismo de eventos de moda
Cidades da moda
Experiência turística
Porto
Fashion events
Tourism of fashion events
Fashion cities
Tourism experience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turístico
title_full O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turístico
title_fullStr O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turístico
title_full_unstemmed O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turístico
title_sort O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turístico
author Mendes, Benedita Campos de Sousa Barros e
author_facet Mendes, Benedita Campos de Sousa Barros e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Liberato, Dália
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Benedita Campos de Sousa Barros e
dc.subject.por.fl_str_mv Eventos de moda
Turismo de eventos de moda
Cidades da moda
Experiência turística
Porto
Fashion events
Tourism of fashion events
Fashion cities
Tourism experience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Eventos de moda
Turismo de eventos de moda
Cidades da moda
Experiência turística
Porto
Fashion events
Tourism of fashion events
Fashion cities
Tourism experience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07T13:59:03Z
2020-07-20
2020-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16193
TID:202508218
url http://hdl.handle.net/10400.22/16193
identifier_str_mv TID:202508218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131449956237312