As tecnologias de informação e comunicação no apoio a alunos com necessidades educativas especiais: fatores condicionantes do seu uso por parte dos professore do Ensino Fundamental de Manaus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/42986 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
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As tecnologias de informação e comunicação no apoio a alunos com necessidades educativas especiais: fatores condicionantes do seu uso por parte dos professore do Ensino Fundamental de ManausTecnologias de informação e comunicaçãoNecessidades educativas especiaisFormação dos professoresEnsino fundamentalInformation and communication technologiesSpecial educational needsTeacher trainingPrimary schoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar se os professores da rede pública da cidade de Manaus utilizam as tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas dos discentes do ensino fundamental para a promoção da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), caracterizando os fatores que condicionam essa utilização. Os participantes deste estudo foram 100 professores que lecionam em quatro escolas do ensino fundamental da rede pública da cidade de Manaus. O instrumento de recolha de dados consistiu num questionário constituído por VI dimensões constituídas em 22 itens. Alguns resultados mais relevantes desta pesquisa permitiram concluir que: a) 43% os professores entre 31 a 40 anos não usam internet; b) 36% dos professores entre 31 a 40 anos são os que mais possuem alunos com NEE nas salas de aula do ensino fundamental; c) 93,0%) dos participantes são licenciados e 1,0% não possuía algum tipo de formação em NEE na pósgraduação ou formação continuada; d) 93,0% dos professores possuem licenciatura, mas apenas 2,0% têm alguma formação em TIC na pós-graduação ou formação continuada; e) 93,0% dos professores responderam que o computador é o recurso mais utilizado; f) 90,0% dos professores responderam que o celular ainda é o recurso mais acessível em casa; g) 48% dos professores participantes não tem acesso à internet porque não sabem utilizar e/ou não tem nenhum interesse em navegar na rede. Os resultados permitem concluir que os professores do ensino fundamental da cidade de Manaus não usam as tecnologias de informação e comunicação no apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais. A ausência do uso das TIC no processo de ensinoaprendizagem requer professores capacitados que saibam como utilizá-las em benefícios do aprendizado do aluno que tenha ou não NEE. O que se almejava era o cumprimento da legislação no que tange à educação inclusiva com um processo didático e pedagógico adequado com a utilização dos recursos da tecnologia de informação e comunicação inseridos. Porém, o que se notou, de certa forma, foi uma reação negativa de muitos educadores a essas inovações, pois insistem em utilizar métodos tradicionais de ensino por não saberem lidar com novos instrumentos tecnológicos. Desse modo, os resultados permitem afirmar acerca dos fatores condicionantes para o nãouso das tecnologias de informação e comunicação com alunos com NEE, sendo a falta de recursos tecnológicos em algumas escolas disponíveis aos professores e alunos; o acesso aos recursos quando são disponibilizados tanto aos alunos quanto para os professores; quando disponibilizado e utilizado, o computador é o recurso mais utilizado pelos professores na escola; É necessário haver uma adaptação no currículo acadêmico a fim de que a formação dos professores alcance as disciplinas TIC e NEE conjuntamente, ou seja, que haja interdisciplinaridade no novo currículo.This research has the general objective to identify and analyze whether teachers from public school in the city of Manaus use Information and Communication Technologies (ICT) in teaching practices of students from elementary school to promote the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN), characterizing the factors that influence such use. The participants in this studies were 100 teachers who teach in four elementary schools from public schools in the city of Manaus. The data collection instrument consisted of a questionnaire consisting VI dimensions constituted by 22 items. Some of the most important results of this research showed that: a) 43% teachers from 31 to 40 years do not use the Internet; b) 36% of teachers from 31 to 40 years are the ones that have students with special needs in classrooms of elementary school; c) 93.0%) of the participants are graduates and 1.0% did not have any kind of SEN training in graduate school or continuing education; d) 93.0% of teachers have bachelor, but only 2.0% have some training in ICT in graduate or continuing education; e) 93.0% of teachers responded that the computer is the most used feature; f) 90.0% of the teachers answered the phone is still the most accessible resource at home; g) 48% of the participating teachers do not have access to the internet because they know not how to use and / or have no interest in surfing the web. The results showed that elementary school teachers in the city of Manaus do not use the Information and Communication Technologies in supporting students with Special Educational Needs. The absence of the use of ICT in the teaching-learning process requires qualified teachers who know how to use them, for the benefit of students, whether they are SEN or not. What was longed for was compliance with legislation regarding inclusive education with adequate teaching and learning process, with the use of resources of Information and Communication Technology. But what was noted, in a way, was a negative reaction from many educators to these innovations, because they insist on using traditional teaching methods due to the fact that they do not know how to deal with new technological tools. Thus, the results indicate some factors for lack of use of Information and Communication Technology with pupils with SEN, such as lack of available technological resources in some schools for teachers and students; access to resources when they are available both for students and for teachers; when available, the computer is the most used by teachers in the school; There needs to be an adjustment in the academic curriculum so that the training of teachers reach ICT and SEN disciplines together, so there is interdisciplinarity in the new curriculum.Gomes, Maria JoãoCruz-Santos, AnabelaUniversidade do MinhoMelo, João de Lima20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42986por201255715info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:05.669125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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