Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25323 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_893e8b78e4868ce3d89ea178405ee47e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/25323 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizadosRatio 2D:4DTestosterona pré-natalEstrogénio pré-natalDesempenho cognitivoDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O ratio 2D:4D reflecte a razão entre o comprimento do segundo e quarto dedo (indicador e anelar, respectivamente), é sexualmente dimórfico e relaciona-se com vários traços subordinados ao sexo, tendo sido estudado como um biomarcador putativo válido na espécie humana da acção dos esteróides sexuais pré-natais, cujos efeitos organizacionais no desenvolvimento cerebral são cada vez mais conhecidos. Em ambos os sexos, tende a correlacionar-se negativamente com o nível pré-natal de testosterona e positivamente com o nível pré-natal de estrogénio; este marcador é facilmente mensurável e de forma não-invasiva, sujeitos expostos a níveis mais elevados de testosterona tendem a exibir um ratio baixo e inferior à unidade e sujeitos expostos a níveis mais elevados de estrogénio tendem a exibir um ratio alto e igual ou superior à unidade (homens tendem a apresentar um ratio inferior às mulheres). Na presente dissertação, pretendeu-se analisar de forma exploratória e descritiva, possíveis relações entre o ratio 2D:4D e o desempenho cognitivo, tal como é avaliado pela WISC-III, em menores institucionalizados; mais concretamente, possíveis diferenças nos ratios apurados entre os sexos e possíveis diferenças entre os resultados obtidos nas diferentes subescalas da WISC-III e os sujeitos, de ambos os sexos, em função de o seu respectivo ratio ser masculinizado ou feminilizado. Verificou-se que existem diferenças, estatisticamente significativas, nos ratios entre os sexos (as raparigas apresentavam ratios maiores do que os rapazes em ambas as mãos) e que não existem diferenças, estatisticamente significativas, entre os resultados da WISC-III e o ratio 2D:4D <1 e 2D:4D 1.The 2D: 4D ratio reflects the ratio between the length of the second and fourth finger (ring finger and index finger respectively). Is sexually dimorphic and related to various traits subordinate sex, having been studied as a putative biomarker valid in the human species of the action of sex steroids prenatal, whose organizational effects on brain development are increasingly known. In both sexes, tends to correlate negatively with the level of prenatal testosterone and positively with the level of prenatal estrogen; this marker is easily measurable and non-invasive way, subjects exposed to higher levels of testosterone tend to display a low ratio and less than unity and subjects exposed to higher levels of estrogen tend to display a high ratio and equal to or greater than unity (men tend to present a lower ratio of women). In this dissertation, it was intended to analyse exploratory and descriptive way possible relationships between the 2D:4D ratio and cognitive performance, as measured by the WISC-III in institutionalized minors, more specifically, possible differences in the ratios calculated between the sexes and possible differences between the results obtained in the different subscales of the WISC-III and the subjects of both sexes, in function of their respective ratio be masculinized or feminized. It was found that there are differences, statistically significant, in the ratios between the sexes (the girls had ratios greater than boys in both hands) and that there are no difference, statistically significant, between the results of WISC-III and the 2D: 4D <1 and 2D: 4D 1.Le 2D:4D ratio reflète le rapport de la longueur du deuxième et quatrième doigt (l'annulaire et l'index respectivement), sont dimorphisme sexuel et se rapporte à plusieurs tirets sous le sexe, a été étudié en tant que biomarqueur putative valable chez l'espèce humaine d'l'action des stéroïdes sexuels prénatales, dont les effets sur le développement du cerveau de l'organisation sont de plus en plus connu. Dans les deux sexes, tend à corréler négativement avec le niveau de testostérone prénatale et positivement avec le niveau d'oestrogène prénatal; ce marqueur est facilement mesurable et de façon non-invasive, les sujets exposés à des niveaux plus élevés de testostérone ont tendance à afficher un ratio faible et inférieur à l'unité et les sujets exposés à des niveaux plus élevés d'oestrogène ont tendance à afficher un ratio élevé et égal ou supérieur à l'unité (hommes ont tendance à présenter un ratio plus faible de femmes). Dans cette thèse, nous avons cherché à analyser de manière exploratoire et descriptive, les relations possibles entre la 2D: 4D et les performances cognitives, mesurées par le WISC-III chez les mineurs institutionnalisés; plus particulièrement, les différences possibles dans les ratios établie entre les sexes et les différences possibles entre les résultats obtenus dans les différentes sous-échelles du WISC-III et les sujets des deux sexes, en fonction de leurs ratio respectif être masculinisés ou féminisés. Il a été constaté qu'il existe des différences, statistiquement significatives, dans les rapports entre les sexes (les filles avaient ratios de plus que les garçons dans les deux mains) et qu'il n’y aucune différence, statistiquement significative entre les résultats du WISC-III et la 2D: 4D <1 et 2D: 4D 1.2013-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25323http://hdl.handle.net/10316/25323TID:201443740porFragoso, Filipa Isabel Pessoa Dinisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:24.796575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizados |
title |
Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizados |
spellingShingle |
Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizados Fragoso, Filipa Isabel Pessoa Dinis Ratio 2D:4D Testosterona pré-natal Estrogénio pré-natal Desempenho cognitivo |
title_short |
Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizados |
title_full |
Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizados |
title_fullStr |
Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizados |
title_full_unstemmed |
Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizados |
title_sort |
Ratio 2D:4D e aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes institucionalizados |
author |
Fragoso, Filipa Isabel Pessoa Dinis |
author_facet |
Fragoso, Filipa Isabel Pessoa Dinis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fragoso, Filipa Isabel Pessoa Dinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ratio 2D:4D Testosterona pré-natal Estrogénio pré-natal Desempenho cognitivo |
topic |
Ratio 2D:4D Testosterona pré-natal Estrogénio pré-natal Desempenho cognitivo |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/25323 http://hdl.handle.net/10316/25323 TID:201443740 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/25323 |
identifier_str_mv |
TID:201443740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133774111309824 |