As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6071 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_89434ce44eb8b88fea839cd7654809e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em AngolaEscolas comunitáriasSustentabilidade - educaçãoEscolarização - AngolaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este estudo foi desenhado no sentido de conhecer as dinâmicas de acção da Associação das Escolas Comunitárias (AEC), uma ONG angolana, e perceber qual o seu contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em comunidades mais carenciadas, ao desenvolver uma resposta educativa complementar à do Estado. O quadro conceptual alicerça-se em três grandes dimensões de análise que sustentam este estudo: a primeira contextualiza o estudo a nível internacional, referindo as políticas educativas, a globalização e a década da educação para o desenvolvimento sustentável; a segunda, a nível nacional, refere as políticas educativas nacionais e a actual intenção de descentralização e desconcentração por parte da tutela; a terceira dimensão define e caracteriza o foco do estudo onde as dinâmicas de acção da AEC, influenciadas por políticas internacionais e nacionais, se estruturam numa resposta educativa sustentável, com base na iniciativa comunitária, solidária e organizada em rede. Perante a insustentabilidade da educação pública em Angola, este estudo indica que a resposta educativa complementar da AEC que se desenvolve na periferia de Luanda, caracteriza-se pelas acções político-sociais de boa governança, apresentando-se como um contributo credível para o desenvolvimento sustentável da escolarização de base em Angola. Os resultados desta investigação interessam aos políticos angolanos, às ONG nacionais e internacionais, aos que desenvolvem investigação na área da Administração e Gestão Educacional, aos docentes, formadores, discentes e formandos que se preocupam com a educação que é desenvolvida, actualmente, em Angola. É um estudo que foca uma problemática actual e que reflecte as iniciativas educativas de uma comunidade activa e, devidamente organizada.This study was designed to contribute to the understanding of the practices implemented by the Communitarian Schools Association (Associação das Escolas Comunitárias – AEC), an Angolan NGO, and its role in the sustainable development of schooling in poor communities, by creating an educational response that complements the action of the Government. The conceptual framework that support this study is centered in three main dimensions of analysis: the first positions the study at an international level, discussing the educational policies, globalization and the decade of education for sustainable development; the second, at a national level, refers to the national educational policies and the actual intention of decentralization by central government; the third dimension defines and characterizes the focus of study, where the practices of AEC, influenced by national and international policies, are structured in a sustainable educational response, based on a communitarian initiative operating as a network. Facing the unsustainable public education in Angola, this study presents some evidence that the parallel educational response of AEC, offered in Luanda’s periphery, is characterized by political and social measures of good governance, being a believable contribution for the sustainable development of elementary schooling in Angola. The results of this study are of interest to Angolan politicians, the national and international NGO’s, the researchers in Educational Administration and Management, and teachers, trainers, students and trainees that are concerned with the present state of education in Angola. It is a study that deals eith a current issue and that reflects the educational initiatives of an active and noticeably organized community.Sousa, FlorbelaRepositório da Universidade de LisboaMendes, Carolina de Fátima Babo, 1976-2012-04-20T12:59:41Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:17.904311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola |
title |
As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola |
spellingShingle |
As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola Mendes, Carolina de Fátima Babo, 1976- Escolas comunitárias Sustentabilidade - educação Escolarização - Angola Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola |
title_full |
As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola |
title_fullStr |
As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola |
title_full_unstemmed |
As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola |
title_sort |
As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola |
author |
Mendes, Carolina de Fátima Babo, 1976- |
author_facet |
Mendes, Carolina de Fátima Babo, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Florbela Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Carolina de Fátima Babo, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas comunitárias Sustentabilidade - educação Escolarização - Angola Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Escolas comunitárias Sustentabilidade - educação Escolarização - Angola Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-04-20T12:59:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6071 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134202307805184 |