New mobility solutions in 3GPP networks
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21664 |
Resumo: | As redes moveis tornaram-se ubíquas e a introdução de dispositivos moveis com capacidade de ligação à Internet e necessidade de grande largura de banda têm vindo a exigir da rede uma crescente capacidade de resposta, o que implica grandes investimentos na infraestrutura. Para maximizar o retorno deste investimento os operadores recorrem a técnicas de gestão da congestão da rede. Para isso podem recorrer ao Access Network and Discovery Function (ANDSF) que permite aproveitar o facto de estes dispositivos possuírem capacidade que se ligarem tanto a redes moveis 3rd Generation Partnership Project (3GPP) como a redes Wi-Fi, o que possibilita um balanceamento do tráfego entre estes dois tipos de acesso. Esta dissertação aborda a problemática da gestão da congestão na rede móvel do operador recorrendo ao mecanismo User Plane Congestion Management (UPCON) recentemente standardizado pelo 3GPP e propõe que ele seja usado para melhorar o funcionamento do ANDSF. Os resultados obtidos em ambiente de simulação revelam que esta solução favorece a qualidade de serviço ao utilizador com um impacto reduzido na infraestrutura do operador |
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New mobility solutions in 3GPP networksEngenharia electrónica e telecomunicaçõesRedes de banda largaobilidade - Redes de telecomunicaçõesAs redes moveis tornaram-se ubíquas e a introdução de dispositivos moveis com capacidade de ligação à Internet e necessidade de grande largura de banda têm vindo a exigir da rede uma crescente capacidade de resposta, o que implica grandes investimentos na infraestrutura. Para maximizar o retorno deste investimento os operadores recorrem a técnicas de gestão da congestão da rede. Para isso podem recorrer ao Access Network and Discovery Function (ANDSF) que permite aproveitar o facto de estes dispositivos possuírem capacidade que se ligarem tanto a redes moveis 3rd Generation Partnership Project (3GPP) como a redes Wi-Fi, o que possibilita um balanceamento do tráfego entre estes dois tipos de acesso. Esta dissertação aborda a problemática da gestão da congestão na rede móvel do operador recorrendo ao mecanismo User Plane Congestion Management (UPCON) recentemente standardizado pelo 3GPP e propõe que ele seja usado para melhorar o funcionamento do ANDSF. Os resultados obtidos em ambiente de simulação revelam que esta solução favorece a qualidade de serviço ao utilizador com um impacto reduzido na infraestrutura do operadorMobile Networks have become ubiquous and the introduction of mobile devices with internet conection and large bandwidth requirements have been demanding a growing network capacity which implies large infrestructure investiments. To maximize the return of this investiment operators use network congestion management technologies. They can resort to the Access Network and Discovery Function (ANDSF) which takes advantage of the fact that these devices have the ability to connect either to 3rd Generation Partnership Project (3GPP) networks or to Wi-Fi networks which enables traffic load ballance between these types of access. This dissertation approches the issue of congestion management in an operator mobile network using the 3GPP’s recently standardized User Plane Congestion Management (UPCON) mechanism and proposes that it should be used to improve the ANDSF. The results from the simulation reveal that this solution improves the user experience with minimal impact on the operator infraestructure.Universidade de Aveiro2018-01-22T15:40:55Z2016-12-22T00:00:00Z2016-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21664TID:201932369engCapelo, Helder Moitaltainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:35Zoai:ria.ua.pt:10773/21664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:05.043526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As redes moveis tornaram-se ubíquas e a introdução de dispositivos moveis com capacidade de ligação à Internet e necessidade de grande largura de banda têm vindo a exigir da rede uma crescente capacidade de resposta, o que implica grandes investimentos na infraestrutura. Para maximizar o retorno deste investimento os operadores recorrem a técnicas de gestão da congestão da rede. Para isso podem recorrer ao Access Network and Discovery Function (ANDSF) que permite aproveitar o facto de estes dispositivos possuírem capacidade que se ligarem tanto a redes moveis 3rd Generation Partnership Project (3GPP) como a redes Wi-Fi, o que possibilita um balanceamento do tráfego entre estes dois tipos de acesso. Esta dissertação aborda a problemática da gestão da congestão na rede móvel do operador recorrendo ao mecanismo User Plane Congestion Management (UPCON) recentemente standardizado pelo 3GPP e propõe que ele seja usado para melhorar o funcionamento do ANDSF. Os resultados obtidos em ambiente de simulação revelam que esta solução favorece a qualidade de serviço ao utilizador com um impacto reduzido na infraestrutura do operador |
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