O impacto da COVID-19 na comunicação interna: O engajamento de colaboradores de micro e pequenas empresas do Estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Daniela Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24296
Resumo: Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da Comunicação vertente de Comunicação Estratégica
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spelling O impacto da COVID-19 na comunicação interna: O engajamento de colaboradores de micro e pequenas empresas do Estado de Minas GeraisEngajamentoTrabalhoComunicação InternaRelações PúblicasOrganizaçõesCOVID-19COVID-19EngagementWorkInternal CommunicationPublic RelationsOrganizationsDissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da Comunicação vertente de Comunicação EstratégicaA presente dissertação tem como objetivo compreender os efeitos da COVID-19 nas ações de comunicação interna e no engajamento dos colaboradores das micro e pequenas empresas de Minas Gerais, Brasil, a partir da descrição dos processos de CI, antes e após o início da pandemia, assim como da aferição do impacto da crise sanitária no engajamento dos trabalhadores. Para que o objetivo seja alcançado, adota-se o método misto paralelo convergente, com as abordagens qualitativa e quantitativa. No primeiro caso, com entrevistas em profundidade, e no segundo com a aplicação de um inquérito por questionário estruturado. O trabalho está inserido no campo das Relações Públicas, e tem como referencial a Teoria Relacional e o Interacionismo Simbólico. A comunicação interna busca uma maior integração entre pessoas numa organização, com o estímulo ao diálogo, à troca de informações e à participação. O seu objetivo é partilhar conhecimento, valores e construir um relacionamento sólido entre organização e colaboradores. Assim, pode resultar no engajamento, que é o nível de envolvimento de um indivíduo com as suas funções organizacionais. Nesta pesquisa, são analisadas as visões dos gestores e colaboradores sobre a CI e o engajamento, antes e após o início da COVID-19. Após análise dos dados obtidos, revela-se, primeiramente, uma leitura imatura, por parte dos gestores, das possibilidades que a CI oferece, focando em assuntos de trabalho. Também não se observa um real conhecimento sobre o que é, de fato, engajamento, e como medi-lo. Com a pandemia e a necessidade de adaptar a rotina organizacional ao novo contexto, percebe-se uma preocupação ainda menor com outros usos da CI e com a mensuração da satisfação dos colaboradores. Os reflexos disto são a piora de indicadores de engajamento, assim como o aumento de problemas de saúde causados pelo trabalho. O impacto identificado da COVID-19 reforça estudos acadêmicos anteriores sobre a necessidade das organizações usarem a CI para a promoção da melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento de pessoas. A investigação mostra, ainda, outros pontos que carecem de aprofundamento no futuro, como os impactos da comunicação digital no engajamento e no relacionamento entre organizações e colaboradores; e a possibilidade da realização de mais estudos que relacionem CI e imagem organizacional.This study aims to understand COVID-19’s effects on internal communication actions and employees engagement in micro and small companies from Minas Gerais, Brazil. In order to reach its goal, IC processes were described before and after the pandemic as the impact of the sanitary crisis on workers’ engagement. Therefore, research adopted mixed methods convergent parallel design with both qualitative and quantitative approaches, through semi structured interviews and closed questionnaires. This work is within Public Relations field using Relational Theory and Symbolic Interacionism as reference. Internal communication aims for a larger integration between people inside an organization by stimulating dialogue, information exchange and participation. Its main goal is to share knowledge, to promote engagement and to build a solid relationship between managers and employees. Hence, IC doesn’t only inform workers but is also willing to promote meaning and add value to organizational processes. If well managed, it results in engagement, which is individuals’ level of involvement with daily tasks. In this research, managers and employees views on IC and engagement are analysed before and after COVID 19’s beginning. Results firstly show a superficial view from managers when it comes to what IC can offer to organizations sine they tend to see it as a way to inform workers about work-related content. Managers also don’t show a strong knowledge about engagement and how to measure it. After the pandemic, they became less worried about that and focused more on adapting their business to the new reality. This directly affected employees’ engagement indicators, which got worse after COVID-19. In addition to that, health issues related to work increased during this period. Hence, pandemic’s negative impact on engagement reinforced previous published studies that point out the need for organizations to use IC as a way to promote a better quality of life inside the company and to develop people, which result in more engagement at work. That being said, this study still brings up subjects that demand more analysis in the futuresuch as digital communication impact on organizations and workers’ relationship and engagement; and the possibility of more studies that can relate IC to organizational imageInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSpínola, Susana de CarvalhoRepositório da Universidade de LisboaPacheco, Daniela Pereira2022-05-12T18:18:10Z2022-05-052022-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24296TID:203005210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:22.740582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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