Visita de estudo virtual versus visita de estudo in loco: contributos para aprendizagem de História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, João Daniel Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59073
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Visita de estudo virtual versus visita de estudo in loco: contributos para aprendizagem de História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoVisita de estudo virtualVisita de estudo “in loco”Aula oficinaVirtual study visitSchool visitStudy visit "in loco"Workshop classCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino BásicoO estudo que se apresenta emerge de um projeto investigativo de intervenção pedagógica supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Através do mesmo procurámos compreender de que forma as crianças constroem conhecimento histórico, tendo como estratégia a exploração do património local e nacional, através de visitas de estudo virtuais (VEV) e visitas in loco. Procurouse explorar as potencialidades e as diferenças entre a utilização destas duas estratégias subordinadas ao património local ou nacional na construção do conhecimento histórico ao nível da produção de evidências históricas. O projeto realizou-se em dois contextos educativos do ensino básico. Inicialmente foi aplicado numa escola do 1º CEB em Esposende, numa turma de 3º e 4º ano composta por 9 alunos, com idades entre os 7 e os 9 anos. Neste contexto educativo, o projeto enquadra-se na área de Estudo do Meio, subordinado à temática “Os primeiros povos” no 4º ano, incluindo-se também os alunos do 3.º ano, pois o local visitado, o Castro de São Lourenço, em Vila Chã-Esposende, faz parte do património local e nacional. Podemos incluir neste projeto outras áreas, nomeadamente a integração das TIC, pelo recurso às VEV. No contexto educativo do 2º CEB, as intervenções incidiram numa turma de 21 alunos do 5º ano, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. Neste ciclo, o projeto integrou-se na disciplina de HGP, subordinado à temática “As características do Estilo Manuelino: Exemplos do Manuelino”, com a realização da exploração de vários monumentos nacionais de estilo Manuelino através da VEV. As intervenções concretizadas responderam a uma prática suportada na investigação-ação e a uma abordagem construtivista, baseada no modelo de aula oficina, beneficiando a construção de aprendizagens significativas e integradoras. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: fichas de levantamento de conceções prévias, Guiões-Questionário de Visita de estudo (virtual e “in loco”), e fichas de metacognição. Os resultados obtidos foram esbatidos numa abordagem que seguiu o modelo metodológico da Grounded Theory, apurando-se que o ensino da História beneficia do recurso a atividades inovadoras, de cariz construtivista, evidenciando-se as potencialidades das visitas de estudo (virtuais ou in loco) para fomentar aprendizagem da História e o pensamento histórico dos alunos, embora tenham, sido identificadas diferenças ao nível da produção de conhecimento histórico, revelando-se mais significativo no contacto direto com as fontes patrimoniais.The present study emerges from an investigative project concerning supervised educational intervention developed throughout the Master's in Primary Education in Portuguese Language, and History and Geography of Portugal. The aim of this study was to understand how children construct historical knowledge, having as strategy the exploration of local and national heritage through virtual study visits (VEV) and visits in loco. We explored the potential and differences between the usage of both strategies, as applied to local or national heritage, in the construction of historical knowledge and specifically in the production of historical evidence. The project was carried out in two educational contexts within Primary School Education. Initially it was carried out in a Primary school in Esposende, in a 3rd and 4th year class composed of 9 students, aged between 7 and 9 years old. In this educational context, the project fits into the topic of Environmental studies, within the theme of "The first people" taught in the 4th year. The 3rd year students were also included seeing as the location in question, Castro de São Lourenço, in Vila Chã-Esposende, is an important piece of local and national heritage. We succeeded in including other subject areas in this project, namely the integration of ICT through the usage of VEV. In the educational context of the 2nd CEB, the interventions focused on a group of 21 students from the 5th grade, between the ages of 9 and 11. In this Key Stage, the project was incorporated into the subject of HGP, within the theme "The characteristics of Manueline Style: Examples of the Manueline", through the exploration of several national monuments in the Manueline style using VEV. The interventions carried out were in response to a practice supported within action research and a constructivist approach based on the workshop model encouraging the conception of meaningful and integrative learning. Several methods of data collection were used including pre-grant survey files, study guide questionnaires (Virtual and in loco), and metacognition data sheets. The results obtained were displayed following the Grounded Theory methodology, demonstrating that the teaching of history benefits from the use of innovative and constructivist activities, and bringing to light the potential of study visits (virtual or in loco) to stimulate the learning of history and the historical thinking of students. Differences were identified in the production of historical knowledge, which is proven to be more significant through direct contact with heritage sources.Solé, Maria Glória Parra SantosUniversidade do MinhoPinheiro, João Daniel Ferreira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59073por202058220info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:34.312664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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