Império na selva: representações do imperialismo e a expedição amazônica de Otto Schulz-Kampfhenkel (1935-38)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/75498 |
Resumo: | Esta dissertação estuda a experiência multimídia Rätsel der Urwaldhölle – “Os enigmas da selva infernal” – de Otto Schulz-Kampfhenkel (1910 – 1989), um jovem estudante de zoologia que viajou à Amazônia brasileira com o intuito de empreender uma expedição científica, que durou 17 meses entre 1935 e 1937. Mas a ciência que se encontrava na origem do projeto logo foi convertida em espetáculo quando ele transformou sua viagem em um livro, um filme e uma exposição itinerante – homônimos – lançadas entre 1938 e 1939. Schulz-Kampfhenkel, um alemão, executou produziu sua obra durante a ditadura nazista (1933-45) – que, inclusive, contribuiu com capital estatal para a realização da expedição e das manifestações artísticas que dela derivaram. Esta investigação busca enquadrar Rätsel der Urwaldhölle nos devidos contextos e universos simbólicos que a produziram: o do nazi-fascismo – em qual medida o Terceiro Reich pautava a cultura popular alemã do período e como influía em um retrato criativo do Brasil – e do imperialismo europeu – que encontrava na arte outro espaço para expressão ideológica. Este trabalho também analisa as representações dos povos indígenas na cultura brasileira contemporânea à Schulz-Kampfhenkel com o objetivo de examinar as semelhanças e as diferenças entre as imagens do índio que circulavam no Brasil de Vargas em comparação com as da Alemanha de Hitler. Ademais, disserto sobre a reação dos dois governos à expedição amazônica de Schulz-Kampfhenkel e a respeito do destino da coleção zoológica e etnológica que ele trouxe do “inferno verde” – como chamava a selva. |
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Império na selva: representações do imperialismo e a expedição amazônica de Otto Schulz-Kampfhenkel (1935-38)NazismoRelações Brasil-AlemanhaOtto Schulz-KampfhenkelCultura e ImperialismoCinema sob o Terceiro ReichRepresentações de AmeríndiosNazismBrazil-Germany relationsCulture and ImperialismCinema under the Third ReichPortrayal of Indigenous peoples of the AmericasDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaEsta dissertação estuda a experiência multimídia Rätsel der Urwaldhölle – “Os enigmas da selva infernal” – de Otto Schulz-Kampfhenkel (1910 – 1989), um jovem estudante de zoologia que viajou à Amazônia brasileira com o intuito de empreender uma expedição científica, que durou 17 meses entre 1935 e 1937. Mas a ciência que se encontrava na origem do projeto logo foi convertida em espetáculo quando ele transformou sua viagem em um livro, um filme e uma exposição itinerante – homônimos – lançadas entre 1938 e 1939. Schulz-Kampfhenkel, um alemão, executou produziu sua obra durante a ditadura nazista (1933-45) – que, inclusive, contribuiu com capital estatal para a realização da expedição e das manifestações artísticas que dela derivaram. Esta investigação busca enquadrar Rätsel der Urwaldhölle nos devidos contextos e universos simbólicos que a produziram: o do nazi-fascismo – em qual medida o Terceiro Reich pautava a cultura popular alemã do período e como influía em um retrato criativo do Brasil – e do imperialismo europeu – que encontrava na arte outro espaço para expressão ideológica. Este trabalho também analisa as representações dos povos indígenas na cultura brasileira contemporânea à Schulz-Kampfhenkel com o objetivo de examinar as semelhanças e as diferenças entre as imagens do índio que circulavam no Brasil de Vargas em comparação com as da Alemanha de Hitler. Ademais, disserto sobre a reação dos dois governos à expedição amazônica de Schulz-Kampfhenkel e a respeito do destino da coleção zoológica e etnológica que ele trouxe do “inferno verde” – como chamava a selva.This dissertation studies a multimedia experience named Rätsel der Urwaldhölle - "Riddles of the Hell’s Jungle" –, created by Otto Schulz-Kampfhenkel (1910 – 1989), a young zoology student who traveled to the Brazilian Amazon on a scientific expedition that lasted 17 months between 1935 and 1937. However, soon he transformed the science project into a cultural spectacle: his journey gave origin to a book, a film and a traveling exhibition – homonyms – released between 1938 and 1939. Schulz-Kampfhenkel, a German, worked under the Nazi dictatorship years (1933-45) – and the Nazi State gave him financial support. This research aims to frame Rätsel der Urwaldhölle in its due contexts and symbolic universes: Nazi-Fascism – to what extent the Third Reich controlled the German popular culture of the period and this lead could influence the creation of a portrait of Brazil – and European imperialism – which found in art another space for ideological expression. This study also analyzes the portrayal of indigenous peoples in Brazilian artistic expressions contemporary to Schulz-Kampfhenkel’s work in order to examine the similarities and differences between the depiction of Indians circulating in Vargas’ Brazil in comparison with those of Hitler’s Germany. In addition, I address how both governments reacted to Schulz-Kampfhenkel’s Amazonian expedition and, lastly, on the fate of the zoological and ethnological collection he brought from the “green hell” – as he called the jungle.Oliveira, Pedro AiresRUNSilva, Lucas Maia Saturnino Alves da2021-06-18T00:30:24Z2019-06-182021-03-262019-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/75498TID:202258580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:31Zoai:run.unl.pt:10362/75498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:31.356058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta dissertação estuda a experiência multimídia Rätsel der Urwaldhölle – “Os enigmas da selva infernal” – de Otto Schulz-Kampfhenkel (1910 – 1989), um jovem estudante de zoologia que viajou à Amazônia brasileira com o intuito de empreender uma expedição científica, que durou 17 meses entre 1935 e 1937. Mas a ciência que se encontrava na origem do projeto logo foi convertida em espetáculo quando ele transformou sua viagem em um livro, um filme e uma exposição itinerante – homônimos – lançadas entre 1938 e 1939. Schulz-Kampfhenkel, um alemão, executou produziu sua obra durante a ditadura nazista (1933-45) – que, inclusive, contribuiu com capital estatal para a realização da expedição e das manifestações artísticas que dela derivaram. Esta investigação busca enquadrar Rätsel der Urwaldhölle nos devidos contextos e universos simbólicos que a produziram: o do nazi-fascismo – em qual medida o Terceiro Reich pautava a cultura popular alemã do período e como influía em um retrato criativo do Brasil – e do imperialismo europeu – que encontrava na arte outro espaço para expressão ideológica. Este trabalho também analisa as representações dos povos indígenas na cultura brasileira contemporânea à Schulz-Kampfhenkel com o objetivo de examinar as semelhanças e as diferenças entre as imagens do índio que circulavam no Brasil de Vargas em comparação com as da Alemanha de Hitler. Ademais, disserto sobre a reação dos dois governos à expedição amazônica de Schulz-Kampfhenkel e a respeito do destino da coleção zoológica e etnológica que ele trouxe do “inferno verde” – como chamava a selva. |
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