Império na selva: representações do imperialismo e a expedição amazônica de Otto Schulz-Kampfhenkel (1935-38)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Maia Saturnino Alves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/75498
Resumo: Esta dissertação estuda a experiência multimídia Rätsel der Urwaldhölle – “Os enigmas da selva infernal” – de Otto Schulz-Kampfhenkel (1910 – 1989), um jovem estudante de zoologia que viajou à Amazônia brasileira com o intuito de empreender uma expedição científica, que durou 17 meses entre 1935 e 1937. Mas a ciência que se encontrava na origem do projeto logo foi convertida em espetáculo quando ele transformou sua viagem em um livro, um filme e uma exposição itinerante – homônimos – lançadas entre 1938 e 1939. Schulz-Kampfhenkel, um alemão, executou produziu sua obra durante a ditadura nazista (1933-45) – que, inclusive, contribuiu com capital estatal para a realização da expedição e das manifestações artísticas que dela derivaram. Esta investigação busca enquadrar Rätsel der Urwaldhölle nos devidos contextos e universos simbólicos que a produziram: o do nazi-fascismo – em qual medida o Terceiro Reich pautava a cultura popular alemã do período e como influía em um retrato criativo do Brasil – e do imperialismo europeu – que encontrava na arte outro espaço para expressão ideológica. Este trabalho também analisa as representações dos povos indígenas na cultura brasileira contemporânea à Schulz-Kampfhenkel com o objetivo de examinar as semelhanças e as diferenças entre as imagens do índio que circulavam no Brasil de Vargas em comparação com as da Alemanha de Hitler. Ademais, disserto sobre a reação dos dois governos à expedição amazônica de Schulz-Kampfhenkel e a respeito do destino da coleção zoológica e etnológica que ele trouxe do “inferno verde” – como chamava a selva.
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