Ensaio sobre a literatura de análise dos efeitos da educação no crescimento económico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2004.111 |
Resumo: | This essay summarizes and analyses the most important theoretical and empirical contributions to assess and understand the effects of education on the performance of countries in terms of economic growth. Two debates are approached: the controversial issue "first differences versus levels" as well as "micro-macro paradox". In this paper are shown the differences that come up when one try to develop models of education benefits, as well as the uncertainty of the empirical results. It is given, however, a clear support to the education effects in terms of economic productiveness and it is also expressed the conviction that the widest benefits of education may be many times underestimated. |
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Ensaio sobre a literatura de análise dos efeitos da educação no crescimento económicoEnsaio sobre a literatura de análise dos efeitos da educação no crescimento económicoThis essay summarizes and analyses the most important theoretical and empirical contributions to assess and understand the effects of education on the performance of countries in terms of economic growth. Two debates are approached: the controversial issue "first differences versus levels" as well as "micro-macro paradox". In this paper are shown the differences that come up when one try to develop models of education benefits, as well as the uncertainty of the empirical results. It is given, however, a clear support to the education effects in terms of economic productiveness and it is also expressed the conviction that the widest benefits of education may be many times underestimated.Este ensaio sumariza e analisa as mais importantes contribuições teóricas e empíricas para a avaliação e o entendimento dos efeitos da educação no desempenho dos países em termos de crescimento económico. São abordados dois debates: a controvérsia "primeiras diferenças versus níveis" e o "paradoxo micro-macro". Neste trabalho são expostas as dificuldades que surgem quando se tenta modelizar os benefícios da educação, assim como a incerteza que rodeia os resultados empíricos. Manifesta-se, no entanto, um claro apoio aos efeitos da educação em termos de produtividade económica e é expressa também a convicção de que os benefícios mais amplos da educação poderão permanecer sempre subestimados.Universidade Católica Portuguesa2004-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2004.111oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/111Gestão e Desenvolvimento; No 12 (2004); 199-218Gestão e Desenvolvimento; n. 12 (2004); 199-2182184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2004.12reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/111https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2004.111https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/111/103Direitos de Autor (c) 2004 Ana Sofia Domingues Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana Sofia Domingues2022-09-23T15:47:07Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:27.093690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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