Aeródromos do continente: metodologia de análise de descritores para o seu planeamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3349 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes |
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Aeródromos do continente: metodologia de análise de descritores para o seu planeamentoAeródromoRede de aeródromosDescritoresImpacteCondicionanteLocalizaçãoPlaneamentoNacionalAerodromeAerodrome networkDescriptorImpactBarrierLocationPlanningNationalDissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de especialização de Vias de Comunicação e TransportesA utilização de meios aéreos implica desde logo, a criação de locais específicos, aeroportos e aeródromos, para a operação das aeronaves –descolagem/aterragem, parqueamento, manutenção e outros serviços. Como qualquer outro meio de transporte, também este tem o binómio origem/destino. Ao serem criados os aeródromos, que vão servir como ponto de origem/ponto de destino, tem que se ter sempre presente que estes vão condicionar o uso dos solos. Esse uso, tem a ver não só com a área de implantação da infraestrutura, propriamente dita, mas também com toda a á rea envolvente e respetiva afetação no planeamento do território. Assim, e para uma melhor compreensão da situação presente relativamente a esta matéria, efetuou-se uma análise retrospetiva sobre o aparecimento dos primeiros aeródromos, começando pela criação da rede até à caraterização atual deste tipo de infraestrutura. Identificados os fundamentos atuais para a utilização de aeródromos (secundários) desenvolveu-se uma metodologia que permite, ainda, numa fase de planeamento, identificar potenciais localizações, a nível nacional, para a construção deste tipo de infraestrutura. Esta metodologia assentou na análise dos descritores agrupados por condições(operacionais, técnicas, de custos, socioeconómicas e ambientais) que são utilizados em estudos de impactes e em fase de projeto, de forma a selecionar aqueles que pudessem ser trabalhados de uma forma mais abrangente e a nível nacional, com o objetivo de mostrar que a partir desta metodologia, quer para novos aeródromos, quer para os existentes se pode ter uma perspetiva de planeamento no sentido de tornar este tipo de infraestrutura uma mais-valia num contexto regional/nacional.Abstract: The use of air transport modes implies the construction of specific locations, ,for aircraft operations (aerodromes) for, take off / landing parking, and maintenance. Like any other modes of transportation these also have the binomial origin/destination. The construction of aerodromes that will serve as origin /destination point, must always have in mind that these will constrain the l and use. This use has to do not only with the infrastructure implantation area itself, but also with all the surroundings and the placement in the territorial planning. Therefore and to better understand the present situation, this study begins with a retrospective analysis of how the first aerodromes appeared. It all began with the creation of an aerodromes network until the actual characterization of this type of infrastructure. After understanding the meaning of why are the aerodromes used, a methodology was developed to allow, still in a planning phase, to identify possible locations at a national level to build this kind of infrastructure. The importance of this methodology, established with the assembling of several descriptors that are usually used for impact studies, shows that some of those descriptors were useful for existent aerodromes as well as for the new ones. In this way, it is possible to have a much more embracing perspective of how this kind of infrastructure may be an asset in a regional/national context.Instituto Superior de Engenharia de LisboaAfonso, Vasco Coutinho OliveiraLopes, Maria da Graça Dias AlfaroRCIPLFerreira, Luís Manuel Garcia Ribeiro2014-03-11T18:06:17Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3349TID:201229757porFERREIRA, Luís Manuel Garcia Ribeiro - Aeródromos do continente: metodologia de análise de descritores para o seu planeamento. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:58.302272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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