Criação e desenvolvimento de um novo produto têxtil para crianças portadoras de paralisia cerebral com baixa visão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10796 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing |
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Criação e desenvolvimento de um novo produto têxtil para crianças portadoras de paralisia cerebral com baixa visão687.13-056.26Dissertação de mestrado em Design e MarketingO problema identificado inicialmente consiste, na carência de produtos específicos que auxiliem crianças portadoras de deficiências no seu desenvolvimento diário. A adaptação de produtos convencionais, muitas vezes, é a solução encontrada por pais, terapeutas e professores, com a intensão de atender às necessidades pontuais, sem, no entanto, serem projectadas para responder a esta oferta peculiar. Através da identificação do problema, foi iniciado o desenvolvimento do presente trabalho, que procura soluções para o resolver, passando pela criação de um novo produto adequado às necessidades do público-alvo. Inerente à problematização, está a pesquisa bibliográfica acerca dos aspectos clínicos das crianças portadoras de paralisia cerebral, bem como os conceitos de Design Centrado no Utilizador e Design Inclusivo, que contextualizam o estudo. O desafio gerado pela lacuna no desenvolvimento de produtos para públicos especiais, propiciou o contacto com uma Associação de Portadores de Paralisia Cerebral. Após algumas reuniões com o corpo de trabalho envolvido diariamente com as crianças, destacou-se a dificuldade dos miúdos com baixa visão em movimentaremse pelos corredores da Instituição sem se perderem, por estes serem muito similares e de cor branca. O problema encontrado no início gerou o problema específico: desenvolver um produto voltado para crianças portadoras de paralisia cerebral com baixa visão, para os auxiliar ao destino final do corredor, contando para isso com referencial visual, táctil e lúdico. O conceito do produto baseia-se na utilização dos sentidos táctil e visual, aliados ao universo lúdico, característico das crianças. Pretende-se, portanto, que o produto seja estimulante e convidativo ao uso, favorecendo a relação da criança com o objecto e por meio deste, a facilidade com as suas actividades diárias. Este é formado por duas guias, com alturas distintas, a serem colocadas em corredores. São compostas por diferentes texturas e cores contrastantes, estimulando a visão e o tacto em simultâneo. Além das sensações proporcionadas, o envolvimento da criança dar-se-á pela inserção de bonecos de trapos temáticos no início da guia.The problem identified initially consists, in the lack of specific products that help children with their deficiency, in the daily development. The adaptation of conventional products, very often, is the solution found by parents, therapists and teachers, to attend the punctual needs of the children; however, they weren’t projected to respond to these specific necessities. Through the identification of the problem, it had begun the development of the present work, which search for solutions to solve it, passing by the creation of a new product appropriate to the needs of the public-target. Inherent in the problem, is the bibliographical research about the clinical aspects of these specific children, as well as the concepts of Used Centered Design and Included Design. The challenge created by the gap in the development of products to special public, favored the contact with Holders Association of Cerebral Paralysis. After some meetings with the staff wrapped daily with the children, it stood out the difficulty of the kids with low vision in moving through the corridors of the association without being lost because they are to similar and all white. The problem of the children with brain paralyze lead to the specific problem: to develop a product turned to kids holders of brain paralysis with low vision, disposing for that of visual, tactile and playful referential system. The concept of the product is based on the use of the senses tactile and visual, allied to the playful, characteristic universe of the children. One intends so, that the product is stimulating and inviting to the use, favoring the relation of the child with the object and through this, the easiness with his daily activities. The product is formed by two guides, with different heights, when they are being put in corridors. They are composed by different textures and contrasting colors, stimulating to vision and the touch in simultaneous. Besides the sensations, the involvement of the child will happen across the insertion of puppets of thematic rags in the beginning of the guide, confine an objective to reach out.Cunha, JoanaRosário, PedroUniversidade do MinhoSalgado, Ana Márcia Braga Osório Gomes2009-11-112009-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:25.937228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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