O processo criativo em design de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19124 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Moda apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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O processo criativo em design de modaAtelier do designer Filipe FaíscaAtividade criativaCriatividadeProcesso criativoMetodologiaFilipe FaíscaCreative activityCreativityCreative processMethodologyDissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Moda apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.à sua complexidade multidimensional. Como atividade criativa, promove a criação de ideias perante um determinado problema a partir da atuação simultânea de dois processos mentais, o lógico e o emocional, ato que é instruído pela ação criativa do indivíduo. Deste modo, o indivíduo que pratica a atividade criativa deve expandir o seu campo disciplinar e adaptar uma personalidade criativa para conseguir dinamizar a criatividade e a originalidade das ideias. A idealização ocorre durante a elaboração do processo criativo onde se adaptam e manipulam as ferramentas teórico-práticas, originando uma metodologia de trabalho que permite desenvolver um processo mais fluído e estruturado. Nesta perspetiva, o indivíduo compenetra-se no processo e facilmente consegue planear, coordenar, testar e dirigir as suas ações e o seu pensamento. Existem várias metodologias destinadas para a área do design de moda que tanto podem ser aplicadas em âmbitos académicos como em contextos profissionais. A presente investigação direcionou-se para a observação e para a análise da metodologia de processo criativo aplicada no atelier do designer nacional Filipe Faísca um caso particular que produz vestuário feminino de Pronto-a-Vestir. Neste sentido, pretendeu-se confrontar a metodologia desenvolvida pelo designer com os parâmetros metodológicos que possam ser aplicáveis na academia de modo a garantir o aumento das capacidades e das habilidades intelectuais e criativas. Considerando a atividade criativa um ato livre e espontâneo, introduzir uma metodologia de trabalho durante o seu desenvolvimento permite-nos mais facilmente determinar a finalidade do problema, analisa-lo sob várias perspetivas, atribuir procedimentos adequados para o seu desenvolvimento e estipular o tempo e as diferentes etapas de desenvolvimento. Estes fatores contribuem para a organização lógica e sistemática do processo cognitivo desenvolvido pelo indivíduo assim como, para a criação das ideias inovadoras e originais a partir das fases exploratória e experimental do processo.ABSTRACT: The practice of Fashion Designing as a profession has gained more and more adepts. This is due to its multidimensional complexity. As a creative activity, it promotes creation of ideas in a given situation based on simultaneous performance of two mental processes: the logical and the emotional. An act determined by the creative action of the individual. Thus, the concerned individual practicing the creative activity must expand his/ her disciplinary field and adapt a creative approach in order to be able to streamline the novelty of the ideas. Idealization occurs during the elaboration of the creative process where one adapts and manipulates the theoretical along with practical tools, resulting in a work methodology that allows one to develop a more fluid and structural process. In this perspective, the individual gets involved in the process and easily manages to plan, coordinate, test and direct one’s actions and thoughts. There are several methodologies used in the fashion designing field that can both be applied in academic areas as well as in the professional contexts. The present investigation was aimed at observing and analysing the methodology of creative process used by the national designer Filipe Faísca in his studio that specialises in readymade woman’s clothing. In this context, one tried to confront the methodology developed by the designer with the methodological parameters applicable in the academy in order to guarantee the increase of the capacities and the intellectual and creative abilities. Considering creative activity as a free and spontaneous act, having introduced a work methodology during its development, allowed us to easily determine the purpose of the problem, analyse it through various perspectives, assign the right procedures for its development besides allowing us to stipulate the time and stages of development. These factors help contribute to the logical and systematic organization of the cognitive process developed by the individual as also the creation of innovative and original ideas beginning from the exploratory and the experimental phases of the process.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaMontagna, GianniRepositório da Universidade de LisboaTomali, Tatiana2019-12-20T15:27:46Z2019-07-152019-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19124porTOMALI Tatiana - O processo criativo em design de moda : atelier do designer Filipe Faísca.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:03.908163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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