O consumo de cirurgia estética: a influência da auto-estima e do materialismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamasaki, Viviane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ponchio, Mateus Canniatti, Silva, Susana Costa e, Rocha, Thelma Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/14474
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar a influência da autoestima, da autoavaliação do corpo e do materialismo na aceitação à cirurgia estética em São Paulo (Brasil) e em Porto (Portugal), na visão crosscultural. São revisados os conceitos de autoestima, autoavaliação do corpo, materialismo e aceitação à cirurgia plástica estética (CPE). Os principais estudos que guiaram a mensuração desses construtos neste trabalho são: Rosenberg (1965) e Dini, Quaresma e Ferreira (2004) para autoestima; Marsh e O‟Neill (1984) para autoavaliação do corpo; Richins (2004) e Ponchio e Aranha (2008) para materialismo; e Henderson-King e Henderson-King (2005) e Swami et al. (2011) para aceitação à CPE. Obtiveram-se duas amostras, de tamanhos 217 e 148, compostas por respondentes das cidades de São Paulo e Porto, respectivamente. Os principais resultados indicaram: (i) o efeito de gênero –as mulheres aceitam mais a cirurgia plástica estética do que os homens; (ii) o efeito país –os respondentes de São Paulo aceitam mais a CPE do que os de Porto; (iii) ausência de associação entre autoestima e aceitação à CPE; (iv) fraca associação negativa entre autoavaliação do corpo e aceitação à CPE; e (v)forte evidência de que pessoas mais materialistas aceitam a CPE mais do que as menos materialistas.
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spelling O consumo de cirurgia estética: a influência da auto-estima e do materialismoThe cosmetic surgery consumption: influence of self-esteem and materialismAutoestimaAutoavaliação do corpoMaterialismoAceitação à cirurgia plástica estéticaSelf-esteemBody appreciationMaterialismAcceptance to cosmetic surgeryEste estudo tem como objetivo avaliar a influência da autoestima, da autoavaliação do corpo e do materialismo na aceitação à cirurgia estética em São Paulo (Brasil) e em Porto (Portugal), na visão crosscultural. São revisados os conceitos de autoestima, autoavaliação do corpo, materialismo e aceitação à cirurgia plástica estética (CPE). Os principais estudos que guiaram a mensuração desses construtos neste trabalho são: Rosenberg (1965) e Dini, Quaresma e Ferreira (2004) para autoestima; Marsh e O‟Neill (1984) para autoavaliação do corpo; Richins (2004) e Ponchio e Aranha (2008) para materialismo; e Henderson-King e Henderson-King (2005) e Swami et al. (2011) para aceitação à CPE. Obtiveram-se duas amostras, de tamanhos 217 e 148, compostas por respondentes das cidades de São Paulo e Porto, respectivamente. Os principais resultados indicaram: (i) o efeito de gênero –as mulheres aceitam mais a cirurgia plástica estética do que os homens; (ii) o efeito país –os respondentes de São Paulo aceitam mais a CPE do que os de Porto; (iii) ausência de associação entre autoestima e aceitação à CPE; (iv) fraca associação negativa entre autoavaliação do corpo e aceitação à CPE; e (v)forte evidência de que pessoas mais materialistas aceitam a CPE mais do que as menos materialistas.The objective of this study is to evaluate the influence of self-esteem, the person‟s self-appreciation of his/her body, and materialism on the acceptance of cosmetic surgery (ACS), both in Sao Paulo (Brazil) and in Porto (Portugal), using a cross-cultural perspective. The concepts of self-esteem, body appreciation, materialism and acceptance of cosmetic surgery are revised. The main studies that guided the measurement of such constructs in this paper are the following: Rosenberg (1965) and Dini, Quaresma and Ferreira (2004) for self-esteem; Marsh and O‟Neill (1984) for body appreciation; Richins (2004) and Ponchio and Aranha (2008) for materialism; and Henderson-King and Henderson-King (2005) and Swami et al. (2011) for acceptance of cosmetic surgery. Two samples were obtained, comprised of 217 and 148 respondents, from the cities of São Paulo and Porto, respectively. The main findings indicate that: (i) there is a gender effect – women accept cosmetic surgery better than men; (ii) there is a country effect – respondents from Sao Paulo accept cosmetic surgery better than those from Porto; (iii) there is no relationship between self-esteem and ACS; (iv) the association between body appreciation and ACS is weak; and (v) there is strong evidence that materialistic people accept cosmetic surgery better than those less materialistic.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaYamasaki, VivianePonchio, Mateus CanniattiSilva, Susana Costa eRocha, Thelma Valéria2014-06-04T09:36:31Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14474porYAMASAKI, Viviana...[et al.] - O consumo de cirurgia estética: a influência da auto-estima e do materialismo. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde - RGSS. ISSN: 2316-3712. Vol. 2 N.º 2 (2013), p. 30-5210.5585/rgss.v2i2.77info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:38.895718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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