G5 Sahel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38113 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo avaliar o posicionamento de Portugal no quadro da estratégia da União Europeia para o Sahel. Para tal, procede-se à análise dos atores, sua relação, alinhamentos e interdependências e dá-se continuidade através da análise da estratégia da União Europeia, no quadro da qual se conclui com o posicionamento de Portugal que, coincidentemente, assumiu, no primeiro semestre de 2021, a presidência do Conselho da União Europeia. Como metodologia, utilizou-se o raciocínio dedutivo, baseado numa estratégia qualitativa, e o estudo de caso como desenho de pesquisa. Da investigação resultou que a estratégia da União Europeia requer uma abordagem multidimensional, centrada na boa governação e com o comprometimento dos governos locais. Acresce referir que estão presentes na região atores com diversas estratégias, onde as atuações de grupos jihadistas aproveitam as relações frágeis entre os Estados e as comunidades, instrumentalizam grupos étnicos e clivagens comunitárias. Concluiu-se que Portugal, no quadro da estratégia da União Europeia, tem um empenhamento multilateralista na linha de defesa sul da Europa, onde, à sua dimensão, é um ator importante, nos domínios militar e político, que lhe dá credibilidade para influenciar, no seio da União Europeia, as decisões dos Estados-Membros relativamente a África. |
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G5 SahelA intervenção da União Europeia e a crescente presença na região de atores internacionaisG5 SAHELUnião EuropeiaPolítica externa portuguesaSegurançaDesenvolvimentoEuropean UnionPortuguese foreign policySecurityDevelopmentO presente estudo tem como objetivo avaliar o posicionamento de Portugal no quadro da estratégia da União Europeia para o Sahel. Para tal, procede-se à análise dos atores, sua relação, alinhamentos e interdependências e dá-se continuidade através da análise da estratégia da União Europeia, no quadro da qual se conclui com o posicionamento de Portugal que, coincidentemente, assumiu, no primeiro semestre de 2021, a presidência do Conselho da União Europeia. Como metodologia, utilizou-se o raciocínio dedutivo, baseado numa estratégia qualitativa, e o estudo de caso como desenho de pesquisa. Da investigação resultou que a estratégia da União Europeia requer uma abordagem multidimensional, centrada na boa governação e com o comprometimento dos governos locais. Acresce referir que estão presentes na região atores com diversas estratégias, onde as atuações de grupos jihadistas aproveitam as relações frágeis entre os Estados e as comunidades, instrumentalizam grupos étnicos e clivagens comunitárias. Concluiu-se que Portugal, no quadro da estratégia da União Europeia, tem um empenhamento multilateralista na linha de defesa sul da Europa, onde, à sua dimensão, é um ator importante, nos domínios militar e político, que lhe dá credibilidade para influenciar, no seio da União Europeia, as decisões dos Estados-Membros relativamente a África.This study aims to assess Portugal’s positioning within the framework of the European Union strategy for the Sahel. To this end, an analysis of the players, their relationship, alignments, and interdependencies is carried out and then continued through the analysis of the European Union’s strategy, which concludes with the position of Portugal which, coincidentally, assumed the Presidency of the Council of the European Union in the first half of 2021. As a methodology, deductive reasoning was used, based on a qualitative strategy, as well as the case study as a research design. It resulted from the research that the European Union strategy requires a multidimensional approach, focused on good governance and with the commitment of local governments. It should be noted that there are players with different strategies in the region, where the actions of jihadist groups take advantage of the fragile relations between states and communities, instrumentalize ethnic groups and fractures within the communities. It was concluded that Portugal, within the framework of the European Union’s strategy, has a multilateralist commitment towards the southern European defence line, where, relative to its size, it is an important player in the military and political fields, which gives it the credibility to influence, within the European Union, the decisions of the Member States regarding Africa.IUMRepositório ComumCalmeiro, Luís Miguel Afonso2021-11-29T14:51:39Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-29T11:21:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-29T11:21:29Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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