O computador Magalhães no contexto do 1º ciclo do ensino básico : da ideia às práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1857 |
Resumo: | O crescente desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é o resultado da sociedade em que vivemos, impulsionando mudanças significativas em vários sectores, nomeadamente no ensino. Numa época em que a utilização das TIC atinge enorme relevância na nossa sociedade torna-se pertinente o seu recurso no ensino. O nosso país assumiu, com alguma intensidade, o “enfoque tecnológico”, criando novos espaços de aprendizagem numa lógica de renovação do próprio sistema educativo. A introdução do computador Magalhães na escola permite ao professor acompanhar a modernização tecnológica que ocorre à sua volta e ao mesmo tempo criar novos desafios na função educativa, de forma inovadora. Com este trabalho, pretende-se analisar o contributo da sociedade tecnológica e das TIC para o ensino e investigar até que ponto o projecto e-escolinhas veio trazer inovação e alteração nas práticas de ensino, através da utilização do computador Magalhães, no contexto de sala de aula, e como é feita a sua utilização e monitorização em casa. Para a realização do mesmo, recorreu-se inicialmente à recolha documental e, posteriormente, à realização de inquéritos por questionário, que foram aplicados aos professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e aos seus alunos do 3º e 4º ano de dois Agrupamentos do concelho de Viseu. De forma conclusiva, o recurso ao computador Magalhães, em contexto escolar, poderá ser um importante complemento às práticas pedagógicas, numa vertente mais inovadora, uma vez que, utilizado de forma correcta poderá promover ambientes educativos mais enriquecedores e motivadores nas diferentes áreas curriculares e não curriculares. Porém, a introdução do computador Magalhães, na prática pedagógica, não é tarefa fácil, pois é necessária a observação de várias questões para que este se torne um recurso didáctico efectivo para o ensino-aprendizagem e não apenas um mero transmissor de informações. Como principais resultados podemos salientar, que de um modo geral, os docentes que estão preparados e motivados para diversificarem os seus instrumentos de trabalho, na sala de aula, compreendem as potencialidades didácticas e fomentam as boas práticas de utilização do computador Magalhães, no entanto alguns entendem que ainda existem alguns entraves, nomeadamente a falta de formação a professores e Pais/Encarregados de Educação (EE) e a melhoria de condições físicas nas escolas. |
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