Inovação e estratégias de preço: casos de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libório, João Filipe Raimundo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23048
Resumo: Na sociedade contemporânea e em toda a envolvente do ambiente empresarial atual, a inovação tem feito cada vez mais parte das apostas das empresas, fazendo do fenómeno um mecanismo de sucesso, retirando o melhor que este pode oferecer no desenvolvimento e melhoramento do mundo empresarial, nomeadamente, relacionando-o com estratégias de precificação por parte das empresas. Tendo a gestão de preço assumido um papel bastante relevante na gestão, inclusive ao nível das decisões estratégicas, tornando-se, assim, uma das decisões mais importantes para as instituições. Deste modo, esta dissertação apoiou-se em dois casos de estudo, a empresa Science4You e a Mendes Gonçalves. Os objetivos centrais, na perspetiva dos consumidores consubstanciaram se no entendimento da perceção/sensibilidade ao preço face às inovações, bem como na perspetiva das empresas, perceber de que forma o fenómeno da inovação pode influenciar as decisões de preços, impactando ou não os seus lucros. Na ótica dos clientes foi efetuado um questionário, ao qual se obteve 314 respostas e do lado das empresas realizou-se duas entrevistas aos dois chefes do departamento de inovação das respetivas empresas. Por fim, os resultados assinalam que a inovação está intrinsecamente ligada à boa gestão do negócio, apontando para a concorrência, custo, diferenciação, bem como o valor que o produto tem para o cliente, como as peças fundamentais para as estratégias de preço de empresas inovadoras. Do lado cliente, a sensibilidade do consumidor na aquisição de inovação relaciona-se com a perceção do consumidor do preço/qualidade do novo produto/serviço e com a sensibilidade às promoções.
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