Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Raul
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40637
Resumo: Este estudo insere-se na temática das condições de acessibilidade física das escolas, requisito essencial nas instituições de ensino para garantir ambientes inclusivos. Com a concretização deste trabalho pretendeu-se alcançar um triplo objetivo: duas escolas através de registos de observação, pretendendo contribuir para a melhoria do espaço e ambiente inclusivo e 3) elaborar uma lista de verificação para distribuir pelo agrupamento de escolas onde esta análise foi realizada e quiçá outros agrupamentos também. Para o feito, elaboramos uma lista de verificação de acessibilidade aos e nos edifícios escolares, considerando que a questão da acessibilidade física aos edifícios escolares é uma prioridade. Esta lista foi feita tendo por base a adaptação das diretrizes que constam no manual de projeto para a acessibilidade nas escolas. Deste modo, foi feito um diagnóstico de acessibilidade no espaço circundante, exterior às escolas, nos espaços físicos internos e externos em duas escolas do mesmo agrupamento. Os resultados evidenciaram que, apesar de serem poucas as barreiras que impedem a locomoção independente, confortável e segura de pessoas com mobilidade reduzida nas duas escolas, ainda é possível melhorar. No seguimento do diagnóstico realizado, produzimos um relatório descritivo, com recurso ao registo fotográfico. O objetivo último deste trabalho foi o de providenciar um instrumento orientador que permita incluir algumas propostas de melhoria no Projeto Educativo do Agrupamento, melhorando ainda mais as condições de acessibilidade já existentes em determinadas escolas.
id RCAP_897f4901c08761369ca3b088b1877440
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40637
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolaresInclusão EscolarDesenho UniversalAcessibilidade ArquitetónicaEste estudo insere-se na temática das condições de acessibilidade física das escolas, requisito essencial nas instituições de ensino para garantir ambientes inclusivos. Com a concretização deste trabalho pretendeu-se alcançar um triplo objetivo: duas escolas através de registos de observação, pretendendo contribuir para a melhoria do espaço e ambiente inclusivo e 3) elaborar uma lista de verificação para distribuir pelo agrupamento de escolas onde esta análise foi realizada e quiçá outros agrupamentos também. Para o feito, elaboramos uma lista de verificação de acessibilidade aos e nos edifícios escolares, considerando que a questão da acessibilidade física aos edifícios escolares é uma prioridade. Esta lista foi feita tendo por base a adaptação das diretrizes que constam no manual de projeto para a acessibilidade nas escolas. Deste modo, foi feito um diagnóstico de acessibilidade no espaço circundante, exterior às escolas, nos espaços físicos internos e externos em duas escolas do mesmo agrupamento. Os resultados evidenciaram que, apesar de serem poucas as barreiras que impedem a locomoção independente, confortável e segura de pessoas com mobilidade reduzida nas duas escolas, ainda é possível melhorar. No seguimento do diagnóstico realizado, produzimos um relatório descritivo, com recurso ao registo fotográfico. O objetivo último deste trabalho foi o de providenciar um instrumento orientador que permita incluir algumas propostas de melhoria no Projeto Educativo do Agrupamento, melhorando ainda mais as condições de acessibilidade já existentes em determinadas escolas.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumSampaio, Raul2022-05-19T14:40:22Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40637203011201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:36.786605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolares
title Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolares
spellingShingle Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolares
Sampaio, Raul
Inclusão Escolar
Desenho Universal
Acessibilidade Arquitetónica
title_short Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolares
title_full Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolares
title_fullStr Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolares
title_full_unstemmed Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolares
title_sort Um contributo para a inclusão educativa: lista de verificação das condições de acessibilidade nos edifícios escolares
author Sampaio, Raul
author_facet Sampaio, Raul
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Raul
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Escolar
Desenho Universal
Acessibilidade Arquitetónica
topic Inclusão Escolar
Desenho Universal
Acessibilidade Arquitetónica
description Este estudo insere-se na temática das condições de acessibilidade física das escolas, requisito essencial nas instituições de ensino para garantir ambientes inclusivos. Com a concretização deste trabalho pretendeu-se alcançar um triplo objetivo: duas escolas através de registos de observação, pretendendo contribuir para a melhoria do espaço e ambiente inclusivo e 3) elaborar uma lista de verificação para distribuir pelo agrupamento de escolas onde esta análise foi realizada e quiçá outros agrupamentos também. Para o feito, elaboramos uma lista de verificação de acessibilidade aos e nos edifícios escolares, considerando que a questão da acessibilidade física aos edifícios escolares é uma prioridade. Esta lista foi feita tendo por base a adaptação das diretrizes que constam no manual de projeto para a acessibilidade nas escolas. Deste modo, foi feito um diagnóstico de acessibilidade no espaço circundante, exterior às escolas, nos espaços físicos internos e externos em duas escolas do mesmo agrupamento. Os resultados evidenciaram que, apesar de serem poucas as barreiras que impedem a locomoção independente, confortável e segura de pessoas com mobilidade reduzida nas duas escolas, ainda é possível melhorar. No seguimento do diagnóstico realizado, produzimos um relatório descritivo, com recurso ao registo fotográfico. O objetivo último deste trabalho foi o de providenciar um instrumento orientador que permita incluir algumas propostas de melhoria no Projeto Educativo do Agrupamento, melhorando ainda mais as condições de acessibilidade já existentes em determinadas escolas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19T14:40:22Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40637
203011201
url http://hdl.handle.net/10400.26/40637
identifier_str_mv 203011201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130037865152512