Project Management Office: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Juliana Ximenes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34691
Resumo: As constantes evoluções tecnológicas, pela qual o mundo moderno atravessa, trazem como uma das consequências a existência de projetos mais complexos, que exigem mais das equipas de gestão das organizações. A não utilização de metodologias e ferramentas apropriadas para a gestão de projetos, a falta de conhecimentos e experiência tanto dos colaboradores das equipas dos projetos como dos gestores de projeto são alguns dos fatores que contribuem para o fracasso destes projetos, pelo que a existência de uma entidade organizacional que seja responsável por disseminar as boas práticas associadas à gestão dos projetos pela organização contribuirá para a melhoria do sucesso dos projetos e para a melhoria da maturidade em gestão de projetos. Uma das estruturas mais comuns que desempenha esse tipo de função é o Project Management Office (PMO). Assim, no sentido de procurar compreender melhor a importância da existência de um PMO para a organização, realizou-se um estudo de caso, da atuação de um PMO na execução de um programa no Departamento de Tecnologias e Informação da empresa Global Business Services, uma empresa do grupo Siemens, com o objetivo de estudar as perceções da equipa de PMO e dos seus clientes quanto ao contributo do PMO para a gestão de projetos. Do trabalho realizado resultaram vários contributos, sendo os principais contributos a caracterização do PMO existente, que permitiu identificar lacunas no seu funcionamento, como a não existência de um guião para o PMO, a exemplo do guião existente para a gestão de projetos, apoiado na metodologia de gestão de projetos existente na empresa; a tomada de consciência por parte dos entrevistados das funções realizadas pelo PMO na empresa, bem como das vantagens/benefícios da existência de um PMO para o sucesso da gestão de projetos, tendo sido proposto por alguns entrevistados o alargamento do PMO a outros projetos/programas em curso na empresa; e, por fim a constatação da necessidade de criação de indicadores de avaliação de performance do PMO que possam comprovar a sua influência para o sucesso dos projetos. Este estudo de caso alerta também para a necessidade dos PMOs, de acordo com o seu tipo (suporte, controlo ou diretivo), comunicarem e promoverem junto dos colaboradores internos e externos as funções por si desempenhadas.
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