Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41669 |
Resumo: | O modelo de profissionalização do serviço militar exige uma procura contínua de estratégias que permitam contribuir para atrair, recrutar e reter os militares, bem como garantir as condições adequadas à sua reinserção profissional. Assumindo a formação um papel essencial e prioritário neste contexto, emerge a necessidade permanente de avaliar e rever os modelos de formação e de carreira nas Forças Armadas, antecipando-se e projetando-se possibilidades que se traduzam em abordagens adequadas e eficientes, alinhadas com as políticas nacionais e com o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Partindo de um paradigma de investigação em Educação de natureza pragmática, o presente estudo desenvolve-se de acordo com a tipologia de investigação Design-Based Research (DBR), visando propor um modelo de formação das praças em regime de contrato (RC) da Marinha Portuguesa que garanta a elevação das suas qualificações. Através de uma abordagem que contempla três grandes fases (Análise/Exploração, Design/Conceção, Avaliação/Reflexão), com sucessivas etapas e ciclos de exploração e análise, foi possível conceber e validar um modelo de formação das praças em RC da Marinha que garanta a elevação das qualificações. Abstract: The professionalization model of the military service requires a continuous search for strategies that help to attract, recruit and retain the military, as well as guarantee the appropriate conditions for their professional reintegration. As education and training plays an essential and priority role in this context, there is a permanent need to evaluate and review training and career models in the Armed Forces, anticipating and projecting possibilities that translate into adequate and efficient approaches, in line with the national policies and with the National Qualifications System (SNQ). Starting from a pragmatic research paradigm in Education, the present study is developed according to the Design-Based Research (DBR) investigation typology, aiming to propose an educational and training model for the Portuguese Navy's enlisted on contract regime (RC) that guarantees the elevation of their qualifications. Through an approach that includes three major phases (Analysis/Exploration, Design/Construction, Evaluation/Reflection), with successive stages and cycles of exploration and analysis, it was possible to design and validate an educational and training model for the formation of the Navy’s enlisted on RC granting to raise their qualifications. |
id |
RCAP_898fbbc9567612bf9388fa8306a81873 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41669 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificaçãoMarinha PortuguesaPraçasRegime de Contrato (RC)QualificaçõesEducaçãoFormação profissionalPortuguese NavyEnlisted on Contract Regime (RC)QualificationsEducational and training modelO modelo de profissionalização do serviço militar exige uma procura contínua de estratégias que permitam contribuir para atrair, recrutar e reter os militares, bem como garantir as condições adequadas à sua reinserção profissional. Assumindo a formação um papel essencial e prioritário neste contexto, emerge a necessidade permanente de avaliar e rever os modelos de formação e de carreira nas Forças Armadas, antecipando-se e projetando-se possibilidades que se traduzam em abordagens adequadas e eficientes, alinhadas com as políticas nacionais e com o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Partindo de um paradigma de investigação em Educação de natureza pragmática, o presente estudo desenvolve-se de acordo com a tipologia de investigação Design-Based Research (DBR), visando propor um modelo de formação das praças em regime de contrato (RC) da Marinha Portuguesa que garanta a elevação das suas qualificações. Através de uma abordagem que contempla três grandes fases (Análise/Exploração, Design/Conceção, Avaliação/Reflexão), com sucessivas etapas e ciclos de exploração e análise, foi possível conceber e validar um modelo de formação das praças em RC da Marinha que garanta a elevação das qualificações. Abstract: The professionalization model of the military service requires a continuous search for strategies that help to attract, recruit and retain the military, as well as guarantee the appropriate conditions for their professional reintegration. As education and training plays an essential and priority role in this context, there is a permanent need to evaluate and review training and career models in the Armed Forces, anticipating and projecting possibilities that translate into adequate and efficient approaches, in line with the national policies and with the National Qualifications System (SNQ). Starting from a pragmatic research paradigm in Education, the present study is developed according to the Design-Based Research (DBR) investigation typology, aiming to propose an educational and training model for the Portuguese Navy's enlisted on contract regime (RC) that guarantees the elevation of their qualifications. Through an approach that includes three major phases (Analysis/Exploration, Design/Construction, Evaluation/Reflection), with successive stages and cycles of exploration and analysis, it was possible to design and validate an educational and training model for the formation of the Navy’s enlisted on RC granting to raise their qualifications.IUMRepositório ComumRocha, Susana2022-08-26T08:46:06Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-29T11:21:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-29T11:21:38Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação |
title |
Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação |
spellingShingle |
Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação Rocha, Susana Marinha Portuguesa Praças Regime de Contrato (RC) Qualificações Educação Formação profissional Portuguese Navy Enlisted on Contract Regime (RC) Qualifications Educational and training model |
title_short |
Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação |
title_full |
Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação |
title_fullStr |
Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação |
title_full_unstemmed |
Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação |
title_sort |
Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação |
author |
Rocha, Susana |
author_facet |
Rocha, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marinha Portuguesa Praças Regime de Contrato (RC) Qualificações Educação Formação profissional Portuguese Navy Enlisted on Contract Regime (RC) Qualifications Educational and training model |
topic |
Marinha Portuguesa Praças Regime de Contrato (RC) Qualificações Educação Formação profissional Portuguese Navy Enlisted on Contract Regime (RC) Qualifications Educational and training model |
description |
O modelo de profissionalização do serviço militar exige uma procura contínua de estratégias que permitam contribuir para atrair, recrutar e reter os militares, bem como garantir as condições adequadas à sua reinserção profissional. Assumindo a formação um papel essencial e prioritário neste contexto, emerge a necessidade permanente de avaliar e rever os modelos de formação e de carreira nas Forças Armadas, antecipando-se e projetando-se possibilidades que se traduzam em abordagens adequadas e eficientes, alinhadas com as políticas nacionais e com o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Partindo de um paradigma de investigação em Educação de natureza pragmática, o presente estudo desenvolve-se de acordo com a tipologia de investigação Design-Based Research (DBR), visando propor um modelo de formação das praças em regime de contrato (RC) da Marinha Portuguesa que garanta a elevação das suas qualificações. Através de uma abordagem que contempla três grandes fases (Análise/Exploração, Design/Conceção, Avaliação/Reflexão), com sucessivas etapas e ciclos de exploração e análise, foi possível conceber e validar um modelo de formação das praças em RC da Marinha que garanta a elevação das qualificações. Abstract: The professionalization model of the military service requires a continuous search for strategies that help to attract, recruit and retain the military, as well as guarantee the appropriate conditions for their professional reintegration. As education and training plays an essential and priority role in this context, there is a permanent need to evaluate and review training and career models in the Armed Forces, anticipating and projecting possibilities that translate into adequate and efficient approaches, in line with the national policies and with the National Qualifications System (SNQ). Starting from a pragmatic research paradigm in Education, the present study is developed according to the Design-Based Research (DBR) investigation typology, aiming to propose an educational and training model for the Portuguese Navy's enlisted on contract regime (RC) that guarantees the elevation of their qualifications. Through an approach that includes three major phases (Analysis/Exploration, Design/Construction, Evaluation/Reflection), with successive stages and cycles of exploration and analysis, it was possible to design and validate an educational and training model for the formation of the Navy’s enlisted on RC granting to raise their qualifications. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-26T08:46:06Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41669 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IUM |
publisher.none.fl_str_mv |
IUM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543350047211520 |