Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Susana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41669
Resumo: O modelo de profissionalização do serviço militar exige uma procura contínua de estratégias que permitam contribuir para atrair, recrutar e reter os militares, bem como garantir as condições adequadas à sua reinserção profissional. Assumindo a formação um papel essencial e prioritário neste contexto, emerge a necessidade permanente de avaliar e rever os modelos de formação e de carreira nas Forças Armadas, antecipando-se e projetando-se possibilidades que se traduzam em abordagens adequadas e eficientes, alinhadas com as políticas nacionais e com o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Partindo de um paradigma de investigação em Educação de natureza pragmática, o presente estudo desenvolve-se de acordo com a tipologia de investigação Design-Based Research (DBR), visando propor um modelo de formação das praças em regime de contrato (RC) da Marinha Portuguesa que garanta a elevação das suas qualificações. Através de uma abordagem que contempla três grandes fases (Análise/Exploração, Design/Conceção, Avaliação/Reflexão), com sucessivas etapas e ciclos de exploração e análise, foi possível conceber e validar um modelo de formação das praças em RC da Marinha que garanta a elevação das qualificações. Abstract: The professionalization model of the military service requires a continuous search for strategies that help to attract, recruit and retain the military, as well as guarantee the appropriate conditions for their professional reintegration. As education and training plays an essential and priority role in this context, there is a permanent need to evaluate and review training and career models in the Armed Forces, anticipating and projecting possibilities that translate into adequate and efficient approaches, in line with the national policies and with the National Qualifications System (SNQ). Starting from a pragmatic research paradigm in Education, the present study is developed according to the Design-Based Research (DBR) investigation typology, aiming to propose an educational and training model for the Portuguese Navy's enlisted on contract regime (RC) that guarantees the elevation of their qualifications. Through an approach that includes three major phases (Analysis/Exploration, Design/Construction, Evaluation/Reflection), with successive stages and cycles of exploration and analysis, it was possible to design and validate an educational and training model for the formation of the Navy’s enlisted on RC granting to raise their qualifications.
id RCAP_898fbbc9567612bf9388fa8306a81873
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificaçãoMarinha PortuguesaPraçasRegime de Contrato (RC)QualificaçõesEducaçãoFormação profissionalPortuguese NavyEnlisted on Contract Regime (RC)QualificationsEducational and training modelO modelo de profissionalização do serviço militar exige uma procura contínua de estratégias que permitam contribuir para atrair, recrutar e reter os militares, bem como garantir as condições adequadas à sua reinserção profissional. Assumindo a formação um papel essencial e prioritário neste contexto, emerge a necessidade permanente de avaliar e rever os modelos de formação e de carreira nas Forças Armadas, antecipando-se e projetando-se possibilidades que se traduzam em abordagens adequadas e eficientes, alinhadas com as políticas nacionais e com o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Partindo de um paradigma de investigação em Educação de natureza pragmática, o presente estudo desenvolve-se de acordo com a tipologia de investigação Design-Based Research (DBR), visando propor um modelo de formação das praças em regime de contrato (RC) da Marinha Portuguesa que garanta a elevação das suas qualificações. Através de uma abordagem que contempla três grandes fases (Análise/Exploração, Design/Conceção, Avaliação/Reflexão), com sucessivas etapas e ciclos de exploração e análise, foi possível conceber e validar um modelo de formação das praças em RC da Marinha que garanta a elevação das qualificações. Abstract: The professionalization model of the military service requires a continuous search for strategies that help to attract, recruit and retain the military, as well as guarantee the appropriate conditions for their professional reintegration. As education and training plays an essential and priority role in this context, there is a permanent need to evaluate and review training and career models in the Armed Forces, anticipating and projecting possibilities that translate into adequate and efficient approaches, in line with the national policies and with the National Qualifications System (SNQ). Starting from a pragmatic research paradigm in Education, the present study is developed according to the Design-Based Research (DBR) investigation typology, aiming to propose an educational and training model for the Portuguese Navy's enlisted on contract regime (RC) that guarantees the elevation of their qualifications. Through an approach that includes three major phases (Analysis/Exploration, Design/Construction, Evaluation/Reflection), with successive stages and cycles of exploration and analysis, it was possible to design and validate an educational and training model for the formation of the Navy’s enlisted on RC granting to raise their qualifications.IUMRepositório ComumRocha, Susana2022-08-26T08:46:06Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-29T11:21:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-29T11:21:38Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação
title Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação
spellingShingle Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação
Rocha, Susana
Marinha Portuguesa
Praças
Regime de Contrato (RC)
Qualificações
Educação
Formação profissional
Portuguese Navy
Enlisted on Contract Regime (RC)
Qualifications
Educational and training model
title_short Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação
title_full Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação
title_fullStr Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação
title_full_unstemmed Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação
title_sort Modelo de formação das praças em regime de contrato: novas abordagens rumo à qualificação
author Rocha, Susana
author_facet Rocha, Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Marinha Portuguesa
Praças
Regime de Contrato (RC)
Qualificações
Educação
Formação profissional
Portuguese Navy
Enlisted on Contract Regime (RC)
Qualifications
Educational and training model
topic Marinha Portuguesa
Praças
Regime de Contrato (RC)
Qualificações
Educação
Formação profissional
Portuguese Navy
Enlisted on Contract Regime (RC)
Qualifications
Educational and training model
description O modelo de profissionalização do serviço militar exige uma procura contínua de estratégias que permitam contribuir para atrair, recrutar e reter os militares, bem como garantir as condições adequadas à sua reinserção profissional. Assumindo a formação um papel essencial e prioritário neste contexto, emerge a necessidade permanente de avaliar e rever os modelos de formação e de carreira nas Forças Armadas, antecipando-se e projetando-se possibilidades que se traduzam em abordagens adequadas e eficientes, alinhadas com as políticas nacionais e com o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Partindo de um paradigma de investigação em Educação de natureza pragmática, o presente estudo desenvolve-se de acordo com a tipologia de investigação Design-Based Research (DBR), visando propor um modelo de formação das praças em regime de contrato (RC) da Marinha Portuguesa que garanta a elevação das suas qualificações. Através de uma abordagem que contempla três grandes fases (Análise/Exploração, Design/Conceção, Avaliação/Reflexão), com sucessivas etapas e ciclos de exploração e análise, foi possível conceber e validar um modelo de formação das praças em RC da Marinha que garanta a elevação das qualificações. Abstract: The professionalization model of the military service requires a continuous search for strategies that help to attract, recruit and retain the military, as well as guarantee the appropriate conditions for their professional reintegration. As education and training plays an essential and priority role in this context, there is a permanent need to evaluate and review training and career models in the Armed Forces, anticipating and projecting possibilities that translate into adequate and efficient approaches, in line with the national policies and with the National Qualifications System (SNQ). Starting from a pragmatic research paradigm in Education, the present study is developed according to the Design-Based Research (DBR) investigation typology, aiming to propose an educational and training model for the Portuguese Navy's enlisted on contract regime (RC) that guarantees the elevation of their qualifications. Through an approach that includes three major phases (Analysis/Exploration, Design/Construction, Evaluation/Reflection), with successive stages and cycles of exploration and analysis, it was possible to design and validate an educational and training model for the formation of the Navy’s enlisted on RC granting to raise their qualifications.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26T08:46:06Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41669
url http://hdl.handle.net/10400.26/41669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IUM
publisher.none.fl_str_mv IUM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543350047211520