Ferramenta de apoio à inspeção automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11442 |
Resumo: | Na indústria automóvel, a inspeção realizada a cada veículo é extremamente importante, uma vez que qualquer erro ou anomalia não só representam uma potencial falha de segurança, mas os defeitos estéticos afetam a reputação da marca. No entanto ainda é comum o controlo de qualidade por inspeção visual ser feito com o auxílio de folhas de conformidades em papel. Esta abordagem implica um uso excessivo da memorização e evocação por parte dos operários para realizarem a comparação das peças listadas com as montadas no veículo. O que consequentemente gera cansaço físico, mental e ocular que pode resultar em falhas de deteção das não-conformidades e de performance. Para corrigir esta fonte de erros e modernizar este aspeto da linha de montagem, esta dissertação tem como objetivo principal o desenvolvimento de um protótipo de aplicação para smart glasses, para guiar e facilitar as tarefas do operário na inspeção de qualidade do veículo no posto de controlo final. Para tal, o protótipo procura substituir o modelo tradicional em papel por uma solução digital que liberte as mãos do operário para outras tarefas e não o force a grandes deslocações. Essa substituição será feita através de QR codes, que irão conter toda a informação do veículo, de forma a gerar um modelo 3D do mesmo, e permitirão à aplicação disponibilizar ao operário uma representação visual da informação, durante toda a inspeção. Também permite a marcação e documentação de não conformidades detetadas, navegação na aplicação (toques na haste do dispositivo e comandos por voz) e, no final de cada inspeção, apresenta o sumário do relatório final, antes de ser dada a inspeção por terminada e os dados guardados numa base de dados. Através de testes laboratoriais, efetuados com um veículo real, é possível concluir que o protótipo cumpre o objetivo definido, substituir a folha de conformidades utilizada. Contudo a utilização do dispositivo requer várias horas de utilização até existir um domínio total. O trabalho futuro prevê testes com os operários em ambiente real, na fábrica PSA Mangualde, para avaliar a utilidade e viabilidade do dispositivo e determinar quais as melhorias a implementar no protótipo. |
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Para corrigir esta fonte de erros e modernizar este aspeto da linha de montagem, esta dissertação tem como objetivo principal o desenvolvimento de um protótipo de aplicação para smart glasses, para guiar e facilitar as tarefas do operário na inspeção de qualidade do veículo no posto de controlo final. Para tal, o protótipo procura substituir o modelo tradicional em papel por uma solução digital que liberte as mãos do operário para outras tarefas e não o force a grandes deslocações. Essa substituição será feita através de QR codes, que irão conter toda a informação do veículo, de forma a gerar um modelo 3D do mesmo, e permitirão à aplicação disponibilizar ao operário uma representação visual da informação, durante toda a inspeção. Também permite a marcação e documentação de não conformidades detetadas, navegação na aplicação (toques na haste do dispositivo e comandos por voz) e, no final de cada inspeção, apresenta o sumário do relatório final, antes de ser dada a inspeção por terminada e os dados guardados numa base de dados. Através de testes laboratoriais, efetuados com um veículo real, é possível concluir que o protótipo cumpre o objetivo definido, substituir a folha de conformidades utilizada. Contudo a utilização do dispositivo requer várias horas de utilização até existir um domínio total. O trabalho futuro prevê testes com os operários em ambiente real, na fábrica PSA Mangualde, para avaliar a utilidade e viabilidade do dispositivo e determinar quais as melhorias a implementar no protótipo.In the automotive industry, the inspection performed on each vehicle is extremely important, since each error or anomaly not only represents a potential safety flaw, but aesthetic defects affect the reputation of brand. However, quality control by visual inspection is still commonly done with the aid of non-conformity paper sheets. This approach implies an excessive use of memorization and recall by the workers to perform the comparison of the listed parts with those mounted on the vehicle. This consequently generates physical, mental, and ocular fatigue that can result in faulty non-conformities detection and worker performance. To correct this source of errors and modernize this aspect of the assembly line, this dissertation has as the main objective the development of a software prototype for smart glasses, to guide and ease the worker’s tasks in the quality inspection of the vehicle at the final control station. To do this, the prototype seeks to replace the traditional paper model with a digital solution that frees the worker's hands for other tasks and does not force them to travel great distances. This substitution will be made through QR codes, which will contain all the information of the vehicle, in order to generate a 3D model of it and allow the application to provide the worker with a visual representation of the information, throughout the whole inspection. It will also allow the signaling and documentation of the detected non-conformities, navigate the application (touches on the device’s temple and voice commands) and, at the end of each inspection, display the summary of the final report, before completing the inspection and the data stored in a database. Through laboratory tests, performed with a real vehicle, it is possible to conclude that the prototype meets the defined objective, to replace the non-conformity sheet. However, using the device requires several hours of use until full mastery is achieved. Future work foresees tests with workers in a real environment, at the PSA Mangualde factory, to assess the usefulness and viability of the device and to determine which improvements to implement in the prototype.2023-03-17T17:59:58Z2022-06-21T00:00:00Z2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11442porSilva, João André Carvalho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:49.655121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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