A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance»
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2012.627 |
Resumo: | In his analysis of the increase in individualism in France since the 1980s, sociologist Alain Ehrenberg drew attention to the emergence of a widespread social phenomenon: “the cult of performance”, a new creed which combines a model of action and justice with a whole style of existence. Through critical analysis of various types of media texts, this article examines how the practice, the symbols and the values of sports activities have become one of the most important referents of individual initiative and fair competition in a performance-focused society. |
id |
RCAP_899190f7c15d17fff76795a5ea395f72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/627 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance»In his analysis of the increase in individualism in France since the 1980s, sociologist Alain Ehrenberg drew attention to the emergence of a widespread social phenomenon: “the cult of performance”, a new creed which combines a model of action and justice with a whole style of existence. Through critical analysis of various types of media texts, this article examines how the practice, the symbols and the values of sports activities have become one of the most important referents of individual initiative and fair competition in a performance-focused society.Em sua investigação sobre as mutações do individualismo na França desde os anos de 1980, o sociólogo Alain Ehrenberg chamou a atenção para a emergência de um disseminado fenômeno social: «o culto da performance», novo credo que combina um modelo de ação e de justiça com um estilo de existência. Através da análise crítica de diversos tipos de textos midiáticos, esse artigo examina como a prática, os símbolos e os valores das atividades esportivas se tornaram um dos mais importantes referenciais da iniciativa individual e da justa competição em uma sociedade focada na performance.Universidade Católica Portuguesa2012-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2012.627oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/627Comunicação & Cultura; No 13 (2012): Desporto e espetáculo; 39-52Comunicação & Cultura; n. 13 (2012): Desporto e espetáculo; 39-521646-487710.34632/comunicacaoecultura.2012.n13reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/627https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2012.627https://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/627/563Direitos de Autor (c) 2012 João Freire Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFilho, João Freire2022-09-22T10:30:07Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:53.994345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance» |
title |
A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance» |
spellingShingle |
A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance» Filho, João Freire |
title_short |
A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance» |
title_full |
A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance» |
title_fullStr |
A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance» |
title_full_unstemmed |
A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance» |
title_sort |
A nova mitologia esportiva e a busca da «alta performance» |
author |
Filho, João Freire |
author_facet |
Filho, João Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, João Freire |
description |
In his analysis of the increase in individualism in France since the 1980s, sociologist Alain Ehrenberg drew attention to the emergence of a widespread social phenomenon: “the cult of performance”, a new creed which combines a model of action and justice with a whole style of existence. Through critical analysis of various types of media texts, this article examines how the practice, the symbols and the values of sports activities have become one of the most important referents of individual initiative and fair competition in a performance-focused society. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2012.627 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/627 |
url |
https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2012.627 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/627 https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2012.627 https://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/627/563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 João Freire Filho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 João Freire Filho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Cultura; No 13 (2012): Desporto e espetáculo; 39-52 Comunicação & Cultura; n. 13 (2012): Desporto e espetáculo; 39-52 1646-4877 10.34632/comunicacaoecultura.2012.n13 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130446160723968 |