Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Natacha de Mendonça
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moniz, Ana Isabel Arruda, Batista, Maria da Graça Câmara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5145
Resumo: Atualmente os eventos são utilizados como instrumento de promoção turística e como forma de incremento da economia regional (Chang, 2006). A Associação de Turismo dos Açores refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais (...) continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, pág. 20). O presente estudo pretende aferir: a) se o Torneio Internacional de Big Game Fishing (TIBGF) contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática da pesca desportiva e b) se a estratégia de promoção ao evento está a surtir efeito na divulgação deste produto turístico junto dos mercados-alvos com maior potencial. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de criar e captar eventos internacionais orientados para nichos de mercado. Todavia, no que respeita à promoção e comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que as autoridades regionais estão a implementar programas de apoio à captação e promoção de eventos, importa avaliar a eficácia das políticas promocionais no que respeita à afirmação da marca Açores no contexto internacional.
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