Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5145 |
Resumo: | Atualmente os eventos são utilizados como instrumento de promoção turística e como forma de incremento da economia regional (Chang, 2006). A Associação de Turismo dos Açores refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais (...) continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, pág. 20). O presente estudo pretende aferir: a) se o Torneio Internacional de Big Game Fishing (TIBGF) contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática da pesca desportiva e b) se a estratégia de promoção ao evento está a surtir efeito na divulgação deste produto turístico junto dos mercados-alvos com maior potencial. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de criar e captar eventos internacionais orientados para nichos de mercado. Todavia, no que respeita à promoção e comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que as autoridades regionais estão a implementar programas de apoio à captação e promoção de eventos, importa avaliar a eficácia das políticas promocionais no que respeita à afirmação da marca Açores no contexto internacional. |
id |
RCAP_8993ef88c474560f3b90f098486715f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5145 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing TournamentTurismo DesportivoTurismo de NegóciosBusiness and Events TourismMarketing StrategySportfishingAzoresAtualmente os eventos são utilizados como instrumento de promoção turística e como forma de incremento da economia regional (Chang, 2006). A Associação de Turismo dos Açores refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais (...) continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, pág. 20). O presente estudo pretende aferir: a) se o Torneio Internacional de Big Game Fishing (TIBGF) contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática da pesca desportiva e b) se a estratégia de promoção ao evento está a surtir efeito na divulgação deste produto turístico junto dos mercados-alvos com maior potencial. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de criar e captar eventos internacionais orientados para nichos de mercado. Todavia, no que respeita à promoção e comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que as autoridades regionais estão a implementar programas de apoio à captação e promoção de eventos, importa avaliar a eficácia das políticas promocionais no que respeita à afirmação da marca Açores no contexto internacional.ABSTRACT: Currently events are used as tourist promotion tool and as a way to increase the regional economy (Chang, 2006). The Azores Tourism Association states that "continuing to increase the notoriety of the Azores destination, by attracting international events (...), we will continue to combine efforts with the respective audiences, in order to promote the marketing of the region through tour packages" (ATA, 2015, p. 20). This study aims to assess: a): if the International Big Game Fishing Tournament (IBGFT) contributes to the dissemination of the Azores as a destination for the practice of sportfishing and b) if the event promotion strategy is to take effect in the dissemination of this product among target markets with the greatest potential. Data collection is performed with direct interviews with organizers of IBGFT and questionnaire surveys to participants. The results show that the region is able to captures international events geared to niche markets. However, with respect to promotion, the strategy adopted falls short of expectations. At a time when the regional authorities are implementing programs to support the funding and promotion of events, it is important to evaluate the effectiveness of promotional policies with regard to the affirmation of the Azores brand in the international context.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresSilvestre, Natacha de MendonçaMoniz, Ana Isabel ArrudaBatista, Maria da Graça Câmara2019-07-09T10:20:54Z2016-112016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5145porSilvestre, Natacha de Mendonça; Moniz, Ana Isabel; Batista, Maria da Graça (2016). Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament, “Working Paper Series”, nº 7/16, 18 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:25Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:25.432625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament |
title |
Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament |
spellingShingle |
Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament Silvestre, Natacha de Mendonça Turismo Desportivo Turismo de Negócios Business and Events Tourism Marketing Strategy Sportfishing Azores |
title_short |
Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament |
title_full |
Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament |
title_fullStr |
Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament |
title_full_unstemmed |
Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament |
title_sort |
Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament |
author |
Silvestre, Natacha de Mendonça |
author_facet |
Silvestre, Natacha de Mendonça Moniz, Ana Isabel Arruda Batista, Maria da Graça Câmara |
author_role |
author |
author2 |
Moniz, Ana Isabel Arruda Batista, Maria da Graça Câmara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvestre, Natacha de Mendonça Moniz, Ana Isabel Arruda Batista, Maria da Graça Câmara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Desportivo Turismo de Negócios Business and Events Tourism Marketing Strategy Sportfishing Azores |
topic |
Turismo Desportivo Turismo de Negócios Business and Events Tourism Marketing Strategy Sportfishing Azores |
description |
Atualmente os eventos são utilizados como instrumento de promoção turística e como forma de incremento da economia regional (Chang, 2006). A Associação de Turismo dos Açores refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais (...) continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, pág. 20). O presente estudo pretende aferir: a) se o Torneio Internacional de Big Game Fishing (TIBGF) contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática da pesca desportiva e b) se a estratégia de promoção ao evento está a surtir efeito na divulgação deste produto turístico junto dos mercados-alvos com maior potencial. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de criar e captar eventos internacionais orientados para nichos de mercado. Todavia, no que respeita à promoção e comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que as autoridades regionais estão a implementar programas de apoio à captação e promoção de eventos, importa avaliar a eficácia das políticas promocionais no que respeita à afirmação da marca Açores no contexto internacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11 2016-11-01T00:00:00Z 2019-07-09T10:20:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5145 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silvestre, Natacha de Mendonça; Moniz, Ana Isabel; Batista, Maria da Graça (2016). Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing Tournament, “Working Paper Series”, nº 7/16, 18 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130729382150144 |