Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Susana Paula de Jesus
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1679
Resumo: Nas últimas décadas, o ser humano tem-se vindo a aperceber de alguns excessos que, inconscientemente, tinha vindo a cometer. Esses excessos, provocados pela ânsia de aumento do conforto e da melhoria do bem-estar humano, levaram a que o ambiente do Planeta Terra se ressentisse, originando alterações climáticas catastróficas. No sentido de as minimizar, deu-se origem à tentativa de encontrar soluções alternativas, como energias renováveis e menos poluentes. Surgiram, neste contexto, os Biocombustíveis, um tipo de combustível renovável e mais amigo do ambiente do que os combustíveis fósseis, por implicar menos emissões de gases nocivos para o ambiente. Com este trabalho pretende-se mostrar que os Biocombustíveis são competitivos em relação aos restantes combustíveis, em particular aos de origem fóssil. De entre os vários tipos de Biocombustíveis analisados, nomeadamente bioetanol e biodiesel, há países que apresentam níveis de competitividade mais favoráveis do que outros. Ao longo do trabalho que foi levado a cabo, foi possível concluir que a União Europeia, bloco sobre o qual se centra esta análise, é mais competitiva na produção de biodiesel, enquanto outros países como o Brasil e os EUA são mais competitivos na produção de bioetanol. No entanto, e porque nem todas as soluções são perfeitas, várias personalidades têm criticado os Biocombustíveis, por acreditarem que são a principal causa do aumento dos preços dos bens alimentares e, por essa via, o aumento da fome no mundo. Este trabalho pretende ainda averiguar até que ponto isto pode ser verdade, e identificar que outros factores podem ter um contributo mais decisivo para esse aumento. ABSTRACT: In recent decades, the human being has become aware of some excesses that, unconsciously, has committed. These excesses, caused by the desire of increasing the comfort and improvement of human welfare, led to the sufferance of Earth environment, causing catastrophic climate changes. In order to minimize them, some attempts were made to find alternative options such as renewable and cleaner energies. In this context, emerged biofuels, a renewable fuel type and more environmentally friendly than fossil fuels, that implies lower emissions of greenhouse gases into the environment. This work aims to prove that biofuels are competitive comparing to other fuels, particularly those of fossil origin. Among the different types of biofuels analyzed, including bioethanol and biodiesel, there are countries with more favourable levels of competitiveness than others. Throughout the work that was carried out, it was possible to conclude that the European Union, bloc on which focuses this analysis, is more competitive in the production of biodiesel, while other countries like Brazil and the USA are more competitive in the production of bioethanol. However, because not all solutions are perfect, several people have criticized biofuels, for believing that they are the main cause of the increase of food prices, and thus the increase of world hunger. This work also aims to analyse to what extent this may be true, and identify other factors that may have a more decisive contribution to this increase.
id RCAP_8994bf1cbf7f518eb37b5d173d97677c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UEPolítica energéticaDesenvolvimento sustentávelBiocombustíveisCompetitividade internacionalNas últimas décadas, o ser humano tem-se vindo a aperceber de alguns excessos que, inconscientemente, tinha vindo a cometer. Esses excessos, provocados pela ânsia de aumento do conforto e da melhoria do bem-estar humano, levaram a que o ambiente do Planeta Terra se ressentisse, originando alterações climáticas catastróficas. No sentido de as minimizar, deu-se origem à tentativa de encontrar soluções alternativas, como energias renováveis e menos poluentes. Surgiram, neste contexto, os Biocombustíveis, um tipo de combustível renovável e mais amigo do ambiente do que os combustíveis fósseis, por implicar menos emissões de gases nocivos para o ambiente. Com este trabalho pretende-se mostrar que os Biocombustíveis são competitivos em relação aos restantes combustíveis, em particular aos de origem fóssil. De entre os vários tipos de Biocombustíveis analisados, nomeadamente bioetanol e biodiesel, há países que apresentam níveis de competitividade mais favoráveis do que outros. Ao longo do trabalho que foi levado a cabo, foi possível concluir que a União Europeia, bloco sobre o qual se centra esta análise, é mais competitiva na produção de biodiesel, enquanto outros países como o Brasil e os EUA são mais competitivos na produção de bioetanol. No entanto, e porque nem todas as soluções são perfeitas, várias personalidades têm criticado os Biocombustíveis, por acreditarem que são a principal causa do aumento dos preços dos bens alimentares e, por essa via, o aumento da fome no mundo. Este trabalho pretende ainda averiguar até que ponto isto pode ser verdade, e identificar que outros factores podem ter um contributo mais decisivo para esse aumento. ABSTRACT: In recent decades, the human being has become aware of some excesses that, unconsciously, has committed. These excesses, caused by the desire of increasing the comfort and improvement of human welfare, led to the sufferance of Earth environment, causing catastrophic climate changes. In order to minimize them, some attempts were made to find alternative options such as renewable and cleaner energies. In this context, emerged biofuels, a renewable fuel type and more environmentally friendly than fossil fuels, that implies lower emissions of greenhouse gases into the environment. This work aims to prove that biofuels are competitive comparing to other fuels, particularly those of fossil origin. Among the different types of biofuels analyzed, including bioethanol and biodiesel, there are countries with more favourable levels of competitiveness than others. Throughout the work that was carried out, it was possible to conclude that the European Union, bloc on which focuses this analysis, is more competitive in the production of biodiesel, while other countries like Brazil and the USA are more competitive in the production of bioethanol. However, because not all solutions are perfect, several people have criticized biofuels, for believing that they are the main cause of the increase of food prices, and thus the increase of world hunger. This work also aims to analyse to what extent this may be true, and identify other factors that may have a more decisive contribution to this increase.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:45:23Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1679porSantos, Susana Paula de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:18Zoai:ria.ua.pt:10773/1679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:17.305160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UE
title Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UE
spellingShingle Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UE
Santos, Susana Paula de Jesus
Política energética
Desenvolvimento sustentável
Biocombustíveis
Competitividade internacional
title_short Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UE
title_full Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UE
title_fullStr Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UE
title_full_unstemmed Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UE
title_sort Biocombustíveis: análise ao nível da competitividade na UE
author Santos, Susana Paula de Jesus
author_facet Santos, Susana Paula de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Susana Paula de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Política energética
Desenvolvimento sustentável
Biocombustíveis
Competitividade internacional
topic Política energética
Desenvolvimento sustentável
Biocombustíveis
Competitividade internacional
description Nas últimas décadas, o ser humano tem-se vindo a aperceber de alguns excessos que, inconscientemente, tinha vindo a cometer. Esses excessos, provocados pela ânsia de aumento do conforto e da melhoria do bem-estar humano, levaram a que o ambiente do Planeta Terra se ressentisse, originando alterações climáticas catastróficas. No sentido de as minimizar, deu-se origem à tentativa de encontrar soluções alternativas, como energias renováveis e menos poluentes. Surgiram, neste contexto, os Biocombustíveis, um tipo de combustível renovável e mais amigo do ambiente do que os combustíveis fósseis, por implicar menos emissões de gases nocivos para o ambiente. Com este trabalho pretende-se mostrar que os Biocombustíveis são competitivos em relação aos restantes combustíveis, em particular aos de origem fóssil. De entre os vários tipos de Biocombustíveis analisados, nomeadamente bioetanol e biodiesel, há países que apresentam níveis de competitividade mais favoráveis do que outros. Ao longo do trabalho que foi levado a cabo, foi possível concluir que a União Europeia, bloco sobre o qual se centra esta análise, é mais competitiva na produção de biodiesel, enquanto outros países como o Brasil e os EUA são mais competitivos na produção de bioetanol. No entanto, e porque nem todas as soluções são perfeitas, várias personalidades têm criticado os Biocombustíveis, por acreditarem que são a principal causa do aumento dos preços dos bens alimentares e, por essa via, o aumento da fome no mundo. Este trabalho pretende ainda averiguar até que ponto isto pode ser verdade, e identificar que outros factores podem ter um contributo mais decisivo para esse aumento. ABSTRACT: In recent decades, the human being has become aware of some excesses that, unconsciously, has committed. These excesses, caused by the desire of increasing the comfort and improvement of human welfare, led to the sufferance of Earth environment, causing catastrophic climate changes. In order to minimize them, some attempts were made to find alternative options such as renewable and cleaner energies. In this context, emerged biofuels, a renewable fuel type and more environmentally friendly than fossil fuels, that implies lower emissions of greenhouse gases into the environment. This work aims to prove that biofuels are competitive comparing to other fuels, particularly those of fossil origin. Among the different types of biofuels analyzed, including bioethanol and biodiesel, there are countries with more favourable levels of competitiveness than others. Throughout the work that was carried out, it was possible to conclude that the European Union, bloc on which focuses this analysis, is more competitive in the production of biodiesel, while other countries like Brazil and the USA are more competitive in the production of bioethanol. However, because not all solutions are perfect, several people have criticized biofuels, for believing that they are the main cause of the increase of food prices, and thus the increase of world hunger. This work also aims to analyse to what extent this may be true, and identify other factors that may have a more decisive contribution to this increase.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:45:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1679
url http://hdl.handle.net/10773/1679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452112216064