Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino Primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Lígia Rafaeli de Miranda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8449
Resumo: Introdução: Diversos são os fatores de risco causadores do Cancro Oral. A prevenção e promoção da saúde oral são extremamente importantes para a mudança de comportamentos e diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas. O livro infantil “Com o Sorriso aprendo a fazer o exame da boca” foi desenvolvido com o intuito de oferecer informações às crianças, de uma forma lúdica, sobre o cancro oral, fatores de risco, a sua prevenção e deteção precoce. Objetivos: Avaliar o melhor método de ensino do auto-exame oral e avaliar a eficácia do livro “Com o Sorriso aprendo a fazer o exame da boca” como um veículo de promoção de saúde. Material e Métodos: Cinquenta e dois alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Primário participaram num estudo. Foram divididos em 3 grupos e expostos a metodologias distintas de ensinar a realizar o auto-exame oral. Posteriormente foi avaliado o método mais efectivo. Resultados: Após a análise estatística dos dados coletados, constatou-se que não houve diferenças significativas entre as metodologias aplicadas, sendo o valor de significância calculado atráves do Teste Qui-Quadrado de Pearson p>0,05. Conclusão: Os três métodos aplicados mostraram-se eficazes na propagação de conhecimento e consciencialização da população estudada. Podendo considerar a literatura utilizada eficiente na promoção de saúde e as crianças excelentes propagadoras de informação.
id RCAP_899a01232127adfd32d94b0368a49b57
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/8449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino PrimárioAvaliaçãoOralAuto-exameAssessmentOralSelf examinationDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina ClínicaIntrodução: Diversos são os fatores de risco causadores do Cancro Oral. A prevenção e promoção da saúde oral são extremamente importantes para a mudança de comportamentos e diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas. O livro infantil “Com o Sorriso aprendo a fazer o exame da boca” foi desenvolvido com o intuito de oferecer informações às crianças, de uma forma lúdica, sobre o cancro oral, fatores de risco, a sua prevenção e deteção precoce. Objetivos: Avaliar o melhor método de ensino do auto-exame oral e avaliar a eficácia do livro “Com o Sorriso aprendo a fazer o exame da boca” como um veículo de promoção de saúde. Material e Métodos: Cinquenta e dois alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Primário participaram num estudo. Foram divididos em 3 grupos e expostos a metodologias distintas de ensinar a realizar o auto-exame oral. Posteriormente foi avaliado o método mais efectivo. Resultados: Após a análise estatística dos dados coletados, constatou-se que não houve diferenças significativas entre as metodologias aplicadas, sendo o valor de significância calculado atráves do Teste Qui-Quadrado de Pearson p>0,05. Conclusão: Os três métodos aplicados mostraram-se eficazes na propagação de conhecimento e consciencialização da população estudada. Podendo considerar a literatura utilizada eficiente na promoção de saúde e as crianças excelentes propagadoras de informação.Introduction: Several are the risk factors that cause Oral cancer. The prevention and promotion of oral health are extremely important for the change of behaviors and early diagnosis of potentially malignant lesions. The children's book "With Smile Learning to take the examination of the mouth" was developed in order to provide information to children, in a playful way, about oral cancer, risk factors, their prevention and early detection. Objectives: To evaluate the best teaching method of oral self-examination and evaluate the efficacy of the book "with the Smile I learn to take the examination of the mouth" as a vehicle for health promotion. Material and Methods: Fifty-two students from the third year of the first cycle of primary education participated in a study. They were divided into 3 groups and exposed to different methodologies of teaching to perform oral self-examination. Subsequently, the most effective method was evaluated. Results: After the statistical analysis of the collected data, it was found that there was no significant difference between the applied methodologies, and the significance value was calculated through the Pearson's chi-squared test, p > 0.05. Conclusion: The three methods applied proved to be effective in spreading knowledge and awareness of the population studied. Being able to consider the literature used efficiently in health promotion and children excellent propagating information.Santos, Lúcio LaraRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaNeto, Lígia Rafaeli de Miranda2020-01-23T16:08:39Z2019-07-252019-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8449TID:202721892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-13T02:01:41Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:20.667001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino Primário
title Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino Primário
spellingShingle Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino Primário
Neto, Lígia Rafaeli de Miranda
Avaliação
Oral
Auto-exame
Assessment
Oral
Self examination
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Clínica
title_short Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino Primário
title_full Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino Primário
title_fullStr Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino Primário
title_full_unstemmed Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino Primário
title_sort Avaliação de métodos de ensino do auto-exame oral a alunos frequentadores do Ensino Primário
author Neto, Lígia Rafaeli de Miranda
author_facet Neto, Lígia Rafaeli de Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Lúcio Lara
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Lígia Rafaeli de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Oral
Auto-exame
Assessment
Oral
Self examination
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Clínica
topic Avaliação
Oral
Auto-exame
Assessment
Oral
Self examination
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Clínica
description Introdução: Diversos são os fatores de risco causadores do Cancro Oral. A prevenção e promoção da saúde oral são extremamente importantes para a mudança de comportamentos e diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas. O livro infantil “Com o Sorriso aprendo a fazer o exame da boca” foi desenvolvido com o intuito de oferecer informações às crianças, de uma forma lúdica, sobre o cancro oral, fatores de risco, a sua prevenção e deteção precoce. Objetivos: Avaliar o melhor método de ensino do auto-exame oral e avaliar a eficácia do livro “Com o Sorriso aprendo a fazer o exame da boca” como um veículo de promoção de saúde. Material e Métodos: Cinquenta e dois alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Primário participaram num estudo. Foram divididos em 3 grupos e expostos a metodologias distintas de ensinar a realizar o auto-exame oral. Posteriormente foi avaliado o método mais efectivo. Resultados: Após a análise estatística dos dados coletados, constatou-se que não houve diferenças significativas entre as metodologias aplicadas, sendo o valor de significância calculado atráves do Teste Qui-Quadrado de Pearson p>0,05. Conclusão: Os três métodos aplicados mostraram-se eficazes na propagação de conhecimento e consciencialização da população estudada. Podendo considerar a literatura utilizada eficiente na promoção de saúde e as crianças excelentes propagadoras de informação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-25
2019-07-25T00:00:00Z
2020-01-23T16:08:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/8449
TID:202721892
url http://hdl.handle.net/10284/8449
identifier_str_mv TID:202721892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130319021932544