O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Diana Vanessa da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5355
Resumo: Este relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática.
id RCAP_89a1a377a86959617e9abca5f452c6ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5355
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemáticaLiteratura infantilMatemáticaChildren’s LiteratureMathematics Teaching and LearningExploratory teachingInterdisciplinarity.Este relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática.This final internship report is organized in two parts. The first part presents a critical analysis on the Supervised Teaching Practice, which took place during the two years of the Master's Degree, supported by reports prepared in parallel with the pedagogical interventions. In the second part, we present an investigation, which occurred in a first-grade classroom, in Viseu, about the role of Children’s Literature in Maths lessons. The study aims at answering the question: “What contribution does Children’s Literature make to the learning of Mathematics in Primary School Education?” and adopted a qualitative research methodology, using written records of the students, field notes and lesson observation, supported in audio recording, as the main sources of data collection. The study, which was based on a pedagogical intervention that sought to promote the learning of Mathematics and of Portuguese based on children’s literary texts, allows us to conclude that students react in a positive way to the mathematical tasks that depart from Children’s Lit; also, that they have gradually evolved in their oral and written communication skills and they have mobilized their mathematical ideas using natural and mathematical language.Menezes, LuísAmante, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCouto, Diana Vanessa da Silva2019-01-09T15:51:20Z2017-11-092017-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5355TID:202135896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:43.027266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
title O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
spellingShingle O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
Couto, Diana Vanessa da Silva
Literatura infantil
Matemática
Children’s Literature
Mathematics Teaching and Learning
Exploratory teaching
Interdisciplinarity.
title_short O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
title_full O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
title_fullStr O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
title_sort O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
author Couto, Diana Vanessa da Silva
author_facet Couto, Diana Vanessa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Luís
Amante, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Diana Vanessa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Matemática
Children’s Literature
Mathematics Teaching and Learning
Exploratory teaching
Interdisciplinarity.
topic Literatura infantil
Matemática
Children’s Literature
Mathematics Teaching and Learning
Exploratory teaching
Interdisciplinarity.
description Este relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09
2017-11-09T00:00:00Z
2019-01-09T15:51:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5355
TID:202135896
url http://hdl.handle.net/10400.19/5355
identifier_str_mv TID:202135896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130906465665024