O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5355 |
Resumo: | Este relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática. |
id |
RCAP_89a1a377a86959617e9abca5f452c6ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5355 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemáticaLiteratura infantilMatemáticaChildren’s LiteratureMathematics Teaching and LearningExploratory teachingInterdisciplinarity.Este relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática.This final internship report is organized in two parts. The first part presents a critical analysis on the Supervised Teaching Practice, which took place during the two years of the Master's Degree, supported by reports prepared in parallel with the pedagogical interventions. In the second part, we present an investigation, which occurred in a first-grade classroom, in Viseu, about the role of Children’s Literature in Maths lessons. The study aims at answering the question: “What contribution does Children’s Literature make to the learning of Mathematics in Primary School Education?” and adopted a qualitative research methodology, using written records of the students, field notes and lesson observation, supported in audio recording, as the main sources of data collection. The study, which was based on a pedagogical intervention that sought to promote the learning of Mathematics and of Portuguese based on children’s literary texts, allows us to conclude that students react in a positive way to the mathematical tasks that depart from Children’s Lit; also, that they have gradually evolved in their oral and written communication skills and they have mobilized their mathematical ideas using natural and mathematical language.Menezes, LuísAmante, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCouto, Diana Vanessa da Silva2019-01-09T15:51:20Z2017-11-092017-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5355TID:202135896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:43.027266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática |
title |
O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática Couto, Diana Vanessa da Silva Literatura infantil Matemática Children’s Literature Mathematics Teaching and Learning Exploratory teaching Interdisciplinarity. |
title_short |
O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática |
title_full |
O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática |
title_sort |
O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática |
author |
Couto, Diana Vanessa da Silva |
author_facet |
Couto, Diana Vanessa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Luís Amante, Susana Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Diana Vanessa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Matemática Children’s Literature Mathematics Teaching and Learning Exploratory teaching Interdisciplinarity. |
topic |
Literatura infantil Matemática Children’s Literature Mathematics Teaching and Learning Exploratory teaching Interdisciplinarity. |
description |
Este relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-09 2017-11-09T00:00:00Z 2019-01-09T15:51:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/5355 TID:202135896 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/5355 |
identifier_str_mv |
TID:202135896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130906465665024 |