Avaliação da fluência, espaço, peso e tempo no andar do professor em aulas de Educação Física
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200004 |
Resumo: | Este estudo analisou a intencionalidade pedagógica expressa no andar do professor nas aulas de educação física escolar. A coleta realizou-se durante sete meses de observação direta de professores com diferentes tempos de atuação profissional (até 5 anos, mais de 10 anos e mais de 20 anos), diferentes gêneros, em seis escolas públicas e em diferentes situações de aula. Numa pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, utilizou-se da Análise Laban de Movimento (LMA) para descrever o andar dos professores em suas qualidades expressivas, constituídas pela combinação dos quatro fatores (fluxo, espaço, peso e tempo), bem como a Pedagogia da Corporeidade para analisar a situação de movimentação educativa criada. Na identificação das três situações do andar na aula (conduzir, organizar, disciplinar), observou-se que apenas no andar enérgico para disciplinar a turma induziu maior variabilidade de combinações de fatores. O grupo dos professores mais veteranos evidenciou a incorporação do saber de experiência numa intencionalidade pedagógica integrativa. |
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