LUPA, um serviço educativo para Castelo Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Nunes da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1611
Resumo: No âmbito do grau de Mestre em Ensino das Artes Visuais da Universidade da Beira Interior (MEAV-UBI), este relatório, orientado na Unidade Curricular - Estágio Pedagógico pela orientadora científica e diretora do MEAV, pretende: Na primeira parte abordar o produto da componente de investigação deste relatório de estágio – o LUPA - o qual se insere nas saídas profissionais previstas com a obtenção do MEAV. Profissionalizando para a docência no grupo de recrutamento 600, confere competências aos mestrandos que os tornam uma mais-valia para os serviços educativos de museus, centros de arte, câmaras municipais ou, como é o caso da componente de investigação deste relatório, a criação de um novo serviço educativo que conte com parecerias das instituições e indústrias culturais e criativas da cidade de Castelo Branco (entre outros parceiros), mas sobretudo com a comunidade albicastrense. O LUPA (acrónimo para: Laboratório Urbano pela Arte), de carácter experimental (implementado paralelamente à PES) é um serviço educativo que pretende, através da Educação pela Arte e para a Arte, fornecer um/múltiplos espaço(s) - Laboratórios – para despertar, na comunidade albicastrense, o desenvolvimento e partilha de um “olhar” atento, crítico (através da “lupa” da arte, como manifestação cultural), sensível ao património material e imaterial onde, a cidade de Castelo Branco e o seu urbanismo e urbanidade, será o campo de trabalho eleito. Ao ritmo de um Laboratório por mês, a equipa que idealizou e materializou este projeto, proporcionará aos participantes, a passagem do testemunho enriquecida pela individualidade e as diversificadas áreas de especialização dos quatro membros fundadores (três dos quais fazem parte do núcleo de estágio na ESAL, sendo todos estudantes do MEAV-UBI) contando ainda com a participação de convidados e voluntários. Partilha, que se pretende que tenha um impacto futuro: quer no respeito e valorização do património; quer na exigência de qualidade face ao estímulo multissensorial do entorno, contrariando a apreensão acrítica e passiva do domínio da imagem e visualidade - através da educação para a arte; quer, ainda, no enriquecimento da experiência estética, expressiva e comunicativa dos participantes e no desenvolvimento holístico do seu ser - através da educação pela arte. Na segunda parte, deste relatório, expor-se-ão os resultados da Prática de Ensino Supervisionada (PES), na disciplina do 11º ano de Geometria Descritiva A, incluindo implementação e desenvolvimento de uma atividade extracurricular no meio escolar - o projeto Vídeo Arte (proposto e dirigido pelas três professoras estagiárias) que vem responder, tal como o LUPA à necessidade dos membros da equipa dominarem as competências exigidas para trabalhar nos mais variados serviços educativos.
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Profissionalizando para a docência no grupo de recrutamento 600, confere competências aos mestrandos que os tornam uma mais-valia para os serviços educativos de museus, centros de arte, câmaras municipais ou, como é o caso da componente de investigação deste relatório, a criação de um novo serviço educativo que conte com parecerias das instituições e indústrias culturais e criativas da cidade de Castelo Branco (entre outros parceiros), mas sobretudo com a comunidade albicastrense. O LUPA (acrónimo para: Laboratório Urbano pela Arte), de carácter experimental (implementado paralelamente à PES) é um serviço educativo que pretende, através da Educação pela Arte e para a Arte, fornecer um/múltiplos espaço(s) - Laboratórios – para despertar, na comunidade albicastrense, o desenvolvimento e partilha de um “olhar” atento, crítico (através da “lupa” da arte, como manifestação cultural), sensível ao património material e imaterial onde, a cidade de Castelo Branco e o seu urbanismo e urbanidade, será o campo de trabalho eleito. Ao ritmo de um Laboratório por mês, a equipa que idealizou e materializou este projeto, proporcionará aos participantes, a passagem do testemunho enriquecida pela individualidade e as diversificadas áreas de especialização dos quatro membros fundadores (três dos quais fazem parte do núcleo de estágio na ESAL, sendo todos estudantes do MEAV-UBI) contando ainda com a participação de convidados e voluntários. Partilha, que se pretende que tenha um impacto futuro: quer no respeito e valorização do património; quer na exigência de qualidade face ao estímulo multissensorial do entorno, contrariando a apreensão acrítica e passiva do domínio da imagem e visualidade - através da educação para a arte; quer, ainda, no enriquecimento da experiência estética, expressiva e comunicativa dos participantes e no desenvolvimento holístico do seu ser - através da educação pela arte. Na segunda parte, deste relatório, expor-se-ão os resultados da Prática de Ensino Supervisionada (PES), na disciplina do 11º ano de Geometria Descritiva A, incluindo implementação e desenvolvimento de uma atividade extracurricular no meio escolar - o projeto Vídeo Arte (proposto e dirigido pelas três professoras estagiárias) que vem responder, tal como o LUPA à necessidade dos membros da equipa dominarem as competências exigidas para trabalhar nos mais variados serviços educativos.The product of this internship report, proves key learning outcomes (acquisition of competences) and occupational profiles of graduates, granted by the Master degree in Visual Arts Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education (lower and upper secondary education) at the University of Beira Interior, Portugal. Although this Master is demanded, in the Portuguese teaching system, to teach at these academic levels, in the area of visual arts (fine arts; design; architecture; video and cinema) it provides the means to different career opportunities, for example in the area of Community Arts, teaching at museums or art organizations educational services or other community services, public or private. Thus, under this master, and for the course unit - Teacher Internship -, was developed this document which is intended: - In part one, to describe a detailed non-formal educational project (in the area of community arts teaching), of experimental nature, designed alongside the teacher internship - the LUPA (Urban Laboratory through Art) which is destined to Castelo Branco citizens community and intends, using education trough and to art, to provide the means for the enrichment of the visual literacy of this community, cultural knowledge of their city heritage and stimulus of aesthetical experience and individual holistic development, also regarding recovering, the needed respect for the city heritage, culture and arts. - In part two, to explain the results of Supervised Teaching Practice developed in the course unit - Descriptive Geometry (11th year - secondary education - Scientific-Humanistic Visual Arts Course), including the development and implementation of an extracurricular activity - the video art project;Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraSantos, José Manuel Neves dosuBibliorumSilva, Cláudia Nunes da2014-02-11T17:59:42Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1611TID:201289458porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:24.392129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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