Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cândido Tiago Ruivo de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1697
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a convergência absoluta e condicional, e a descoberta de qual das escolas de pensamento é mais importante para o crescimento e convergência, nos 27 Estados Membros da UE. A dissertação é composta por uma revisão de literatura, que transmite as principais técnicas e resultados alcançados. Em seguida são apresentadas as metodologias utilizadas. Para analisar a convergência absoluta foi usado o modelo de Baumol (1986) (convergência β absoluta) estimado por OLS e Dados em Painel, e o modelo de Quah (1993) (convergência σ absoluta) através da análise gráfica. Posteriormente foi analisada a convergência condicional, estimando igualmente as regressões por OLS e Dados em Painel. Por fim é realizada uma análise de clusters que pretende perceber as diferenças entre as escolas de pensamento. Com este trabalho é possível concluir que existe convergência β absoluta de forma geral, mas a convergência σ absoluta apenas se verifica nos 12 Estados Membros mais recentes. A convergência condicional é verificada de forma geral e com uma velocidade superior à convergência β absoluta. Por fim é possível concluir que a escola neoclássica, desde 1980, mostra-se importante para o crescimento económico e convergência da UE enquanto a escola Neoschumpeteriana apenas se mostra importante a partir de 1991. ABSTRACT: This study aims to examine the absolute and conditional convergence, and the discovery of which school of thought is more important for growth and convergence across the 27 EU Member States. The dissertation consists of a literature review, which transmits the main techniques and results. Then we present the methodologies used. To examine the absolute convergence was used Baumol model (1986) (absolute convergence β) estimated by OLS and Panel Data, and the Quah model (1993) (absolute convergence σ) by graphical analysis. Subsequently, we analyzed the conditional convergence, also estimated by OLS regressions and Panel Data. Finally, we performed a cluster analysis that aims to understand the differences between schools of thought. With this work we conclude that there is absolute β convergence in general, but the absolute convergence σ occurs only in the 12 most recent member states. The conditional convergence is verified in general and with a top speed of convergence β absolute. Finally we conclude that the neoclassical school, since 1980, proves to be important for economic growth and convergence of the EU as the school Neoschumpeterian just proves important since 1991.
id RCAP_89d244b841c2096cba69f3898cbf10ee
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1697
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?Economia comparadaDesenvolvimento económicoConvergência económicaModelos económicosO presente trabalho pretende analisar a convergência absoluta e condicional, e a descoberta de qual das escolas de pensamento é mais importante para o crescimento e convergência, nos 27 Estados Membros da UE. A dissertação é composta por uma revisão de literatura, que transmite as principais técnicas e resultados alcançados. Em seguida são apresentadas as metodologias utilizadas. Para analisar a convergência absoluta foi usado o modelo de Baumol (1986) (convergência β absoluta) estimado por OLS e Dados em Painel, e o modelo de Quah (1993) (convergência σ absoluta) através da análise gráfica. Posteriormente foi analisada a convergência condicional, estimando igualmente as regressões por OLS e Dados em Painel. Por fim é realizada uma análise de clusters que pretende perceber as diferenças entre as escolas de pensamento. Com este trabalho é possível concluir que existe convergência β absoluta de forma geral, mas a convergência σ absoluta apenas se verifica nos 12 Estados Membros mais recentes. A convergência condicional é verificada de forma geral e com uma velocidade superior à convergência β absoluta. Por fim é possível concluir que a escola neoclássica, desde 1980, mostra-se importante para o crescimento económico e convergência da UE enquanto a escola Neoschumpeteriana apenas se mostra importante a partir de 1991. ABSTRACT: This study aims to examine the absolute and conditional convergence, and the discovery of which school of thought is more important for growth and convergence across the 27 EU Member States. The dissertation consists of a literature review, which transmits the main techniques and results. Then we present the methodologies used. To examine the absolute convergence was used Baumol model (1986) (absolute convergence β) estimated by OLS and Panel Data, and the Quah model (1993) (absolute convergence σ) by graphical analysis. Subsequently, we analyzed the conditional convergence, also estimated by OLS regressions and Panel Data. Finally, we performed a cluster analysis that aims to understand the differences between schools of thought. With this work we conclude that there is absolute β convergence in general, but the absolute convergence σ occurs only in the 12 most recent member states. The conditional convergence is verified in general and with a top speed of convergence β absolute. Finally we conclude that the neoclassical school, since 1980, proves to be important for economic growth and convergence of the EU as the school Neoschumpeterian just proves important since 1991.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:45:41Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1697porSousa, Cândido Tiago Ruivo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:20Zoai:ria.ua.pt:10773/1697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:18.092552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?
title Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?
spellingShingle Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?
Sousa, Cândido Tiago Ruivo de
Economia comparada
Desenvolvimento económico
Convergência económica
Modelos económicos
title_short Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?
title_full Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?
title_fullStr Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?
title_full_unstemmed Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?
title_sort Neoclássicos ou neoschumpeterianos : quais os mais importantes para a convergência?
author Sousa, Cândido Tiago Ruivo de
author_facet Sousa, Cândido Tiago Ruivo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cândido Tiago Ruivo de
dc.subject.por.fl_str_mv Economia comparada
Desenvolvimento económico
Convergência económica
Modelos económicos
topic Economia comparada
Desenvolvimento económico
Convergência económica
Modelos económicos
description O presente trabalho pretende analisar a convergência absoluta e condicional, e a descoberta de qual das escolas de pensamento é mais importante para o crescimento e convergência, nos 27 Estados Membros da UE. A dissertação é composta por uma revisão de literatura, que transmite as principais técnicas e resultados alcançados. Em seguida são apresentadas as metodologias utilizadas. Para analisar a convergência absoluta foi usado o modelo de Baumol (1986) (convergência β absoluta) estimado por OLS e Dados em Painel, e o modelo de Quah (1993) (convergência σ absoluta) através da análise gráfica. Posteriormente foi analisada a convergência condicional, estimando igualmente as regressões por OLS e Dados em Painel. Por fim é realizada uma análise de clusters que pretende perceber as diferenças entre as escolas de pensamento. Com este trabalho é possível concluir que existe convergência β absoluta de forma geral, mas a convergência σ absoluta apenas se verifica nos 12 Estados Membros mais recentes. A convergência condicional é verificada de forma geral e com uma velocidade superior à convergência β absoluta. Por fim é possível concluir que a escola neoclássica, desde 1980, mostra-se importante para o crescimento económico e convergência da UE enquanto a escola Neoschumpeteriana apenas se mostra importante a partir de 1991. ABSTRACT: This study aims to examine the absolute and conditional convergence, and the discovery of which school of thought is more important for growth and convergence across the 27 EU Member States. The dissertation consists of a literature review, which transmits the main techniques and results. Then we present the methodologies used. To examine the absolute convergence was used Baumol model (1986) (absolute convergence β) estimated by OLS and Panel Data, and the Quah model (1993) (absolute convergence σ) by graphical analysis. Subsequently, we analyzed the conditional convergence, also estimated by OLS regressions and Panel Data. Finally, we performed a cluster analysis that aims to understand the differences between schools of thought. With this work we conclude that there is absolute β convergence in general, but the absolute convergence σ occurs only in the 12 most recent member states. The conditional convergence is verified in general and with a top speed of convergence β absolute. Finally we conclude that the neoclassical school, since 1980, proves to be important for economic growth and convergence of the EU as the school Neoschumpeterian just proves important since 1991.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-04-19T13:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1697
url http://hdl.handle.net/10773/1697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452153110528