O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzi, Laine Maria Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5178
Resumo: O adolescente passa por transformações físicas, emocionais, fisiológicas e psíquicas que interferem na aprendizagem e na sua capacidade intelectual. O desenvolvimento corporal, assim como as propriocepções e as sensações que emergem do corpo, são temas pouco explorados pelos educadores. Trazer à tona o corpo do adolescente e estudar a relação corpo/mente se fez necessário para aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento na fase da adolescência. A aprendizagem é vista aqui como um processo do saber do mundo interno, que são as percepções que o indivíduo tem de si mesmo, suas sensações emocionais e físicas, e no saber que vem do mundo externo, sua relação com o educador, colegas e com o universo tecnológico que formam o processo cognitivo. O objetivo desta pesquisa foi analisar as interferências na aprendizagem, referidas pelos alunos, de um trabalho corporal realizado em sala de aula, baseado na teoria e nos exercícios corporais da Análise Bioenergética, Lowen (1982) e complementado por outras escolas psicocorporais, a exemplo de Boadella (1992). O trabalho foi realizado em duas escolas, uma particular e outra pública estadual, com alunos do segundo ano do ensino médio com idade entre 15 e 17 anos. Foram utilizados exercícios corporais como recurso para obter consciência e autopercepção corporal visando adquirir mais atenção e interesse nos conteúdos e sugerindo a sua utilização durante a aula, quando se fizesse necessário. O Grounding e a respiração (Lowen, 1982) formaram a base para o desenvolvimento da pesquisa. Segundo relatos colhidos a partir de questionários aplicados aos alunos, esses recursos os ajudaram a ficarem mais atentos, obterem foco, tornarem-se despertos, possibilitando melhor apreensão dos conteúdos explanados pelos professores. Os alunos perceberam mudanças bastante significativas na postura corporal, na propriocepção e relataram que o Grounding e a respiração os ajudaram a diminuir a ansiedade. Este estudo pode contribuir com a aprendizagem escolar do adolescente. Essa proposta, se integrada à rotina das escolas, permitirá que os estudantes usem a autorregulação do corpo e utilize esses novos recursos como aprendizado. Poderá ainda, auxiliar pais e educadores de adolescentes a terem uma visão fisiológica, psicorporal, neurobiológica, social e afetiva dessa fase conflituosa do jovem.
id RCAP_89e450ebc85273d2e0d0b4d7b9df775f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolarEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMADOLESCÊNCIABIOENERGIARESPIRAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONLEARNINGADOLESCENCEBIOENERGYRESPIRATIONO adolescente passa por transformações físicas, emocionais, fisiológicas e psíquicas que interferem na aprendizagem e na sua capacidade intelectual. O desenvolvimento corporal, assim como as propriocepções e as sensações que emergem do corpo, são temas pouco explorados pelos educadores. Trazer à tona o corpo do adolescente e estudar a relação corpo/mente se fez necessário para aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento na fase da adolescência. A aprendizagem é vista aqui como um processo do saber do mundo interno, que são as percepções que o indivíduo tem de si mesmo, suas sensações emocionais e físicas, e no saber que vem do mundo externo, sua relação com o educador, colegas e com o universo tecnológico que formam o processo cognitivo. O objetivo desta pesquisa foi analisar as interferências na aprendizagem, referidas pelos alunos, de um trabalho corporal realizado em sala de aula, baseado na teoria e nos exercícios corporais da Análise Bioenergética, Lowen (1982) e complementado por outras escolas psicocorporais, a exemplo de Boadella (1992). O trabalho foi realizado em duas escolas, uma particular e outra pública estadual, com alunos do segundo ano do ensino médio com idade entre 15 e 17 anos. Foram utilizados exercícios corporais como recurso para obter consciência e autopercepção corporal visando adquirir mais atenção e interesse nos conteúdos e sugerindo a sua utilização durante a aula, quando se fizesse necessário. O Grounding e a respiração (Lowen, 1982) formaram a base para o desenvolvimento da pesquisa. Segundo relatos colhidos a partir de questionários aplicados aos alunos, esses recursos os ajudaram a ficarem mais atentos, obterem foco, tornarem-se despertos, possibilitando melhor apreensão dos conteúdos explanados pelos professores. Os alunos perceberam mudanças bastante significativas na postura corporal, na propriocepção e relataram que o Grounding e a respiração os ajudaram a diminuir a ansiedade. Este estudo pode contribuir com a aprendizagem escolar do adolescente. Essa proposta, se integrada à rotina das escolas, permitirá que os estudantes usem a autorregulação do corpo e utilize esses novos recursos como aprendizado. Poderá ainda, auxiliar pais e educadores de adolescentes a terem uma visão fisiológica, psicorporal, neurobiológica, social e afetiva dessa fase conflituosa do jovem.Adolescents go through physical, emotional, physiological and psychical transformations that interfere with learning and intellectual ability. Body development, as much as the proprioception and sensations that emerge from the body, are themes little explored by educators. Focusing on the adolescent body and studying the relation body/mind has became necessary to deepen knowledge and development in the adolescence phase. The learning process is understood to be the process of knowing the inner world, which is the perception that one has of oneself from emotional and physical sensations, and the outer world, which originates from the relationship with the educator, colleagues and the technological universe, which form the cognitive process. The objective of this thesis was to analyze the interference of learning, relative to students, through exercises done in the classroom. The exercises were based on bodywork theory and Bioenergetic Analysis Lowen (1982) and complemented by other psycho-body schools, for instance Boadella (1992). The research was conducted in two schools, one in a private school and the other in a public school. The students were in their second year of high school ranging from ages 15 to 17. Body exercises were used as a resource to gain awareness and body self-perception targeting on acquiring more attention and interest in contents and suggesting its use during class, if it is necessary. The Grounding and Breathing (Lowen, 1982) techniques were the basis for the development of this research. According to reports collected from questionnaires applied to the students, these resources helped them to become more attentive, gain focus and wakefulness, developing greater attention to the contents explained by the teacher. Participants noticed significant changes in body posture, self-perception, and reported that the grounding and breathing helped them to decrease anxiety. This study can contribute to adolescent school learning, as proposed activity to be integrated into school routine, enabling students to self-regulate and use new resources for learning. It can also help adolescents’ parents and educators to have a physiological, Psycho-Physical, neurobiological, social and emotional vision of the adolescent’s conflicting stage.2014-07-04T10:39:02Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5178porPizzi, Laine Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:40.667345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar
title O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar
spellingShingle O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar
Pizzi, Laine Maria Alves
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ADOLESCÊNCIA
BIOENERGIA
RESPIRAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
LEARNING
ADOLESCENCE
BIOENERGY
RESPIRATION
title_short O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar
title_full O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar
title_fullStr O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar
title_full_unstemmed O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar
title_sort O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar
author Pizzi, Laine Maria Alves
author_facet Pizzi, Laine Maria Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzi, Laine Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ADOLESCÊNCIA
BIOENERGIA
RESPIRAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
LEARNING
ADOLESCENCE
BIOENERGY
RESPIRATION
topic EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ADOLESCÊNCIA
BIOENERGIA
RESPIRAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
LEARNING
ADOLESCENCE
BIOENERGY
RESPIRATION
description O adolescente passa por transformações físicas, emocionais, fisiológicas e psíquicas que interferem na aprendizagem e na sua capacidade intelectual. O desenvolvimento corporal, assim como as propriocepções e as sensações que emergem do corpo, são temas pouco explorados pelos educadores. Trazer à tona o corpo do adolescente e estudar a relação corpo/mente se fez necessário para aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento na fase da adolescência. A aprendizagem é vista aqui como um processo do saber do mundo interno, que são as percepções que o indivíduo tem de si mesmo, suas sensações emocionais e físicas, e no saber que vem do mundo externo, sua relação com o educador, colegas e com o universo tecnológico que formam o processo cognitivo. O objetivo desta pesquisa foi analisar as interferências na aprendizagem, referidas pelos alunos, de um trabalho corporal realizado em sala de aula, baseado na teoria e nos exercícios corporais da Análise Bioenergética, Lowen (1982) e complementado por outras escolas psicocorporais, a exemplo de Boadella (1992). O trabalho foi realizado em duas escolas, uma particular e outra pública estadual, com alunos do segundo ano do ensino médio com idade entre 15 e 17 anos. Foram utilizados exercícios corporais como recurso para obter consciência e autopercepção corporal visando adquirir mais atenção e interesse nos conteúdos e sugerindo a sua utilização durante a aula, quando se fizesse necessário. O Grounding e a respiração (Lowen, 1982) formaram a base para o desenvolvimento da pesquisa. Segundo relatos colhidos a partir de questionários aplicados aos alunos, esses recursos os ajudaram a ficarem mais atentos, obterem foco, tornarem-se despertos, possibilitando melhor apreensão dos conteúdos explanados pelos professores. Os alunos perceberam mudanças bastante significativas na postura corporal, na propriocepção e relataram que o Grounding e a respiração os ajudaram a diminuir a ansiedade. Este estudo pode contribuir com a aprendizagem escolar do adolescente. Essa proposta, se integrada à rotina das escolas, permitirá que os estudantes usem a autorregulação do corpo e utilize esses novos recursos como aprendizado. Poderá ainda, auxiliar pais e educadores de adolescentes a terem uma visão fisiológica, psicorporal, neurobiológica, social e afetiva dessa fase conflituosa do jovem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-04T10:39:02Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5178
url http://hdl.handle.net/10437/5178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131253555855360