Escola pública: desafios e (di)visões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Maria Luísa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/4169
Resumo: Os olhares sobre a escola pública constituem a temática central do artigo que nos propomos apresentar. Numa primeira parte, reflectiremos, teórica e analiticamente, sobre a imagem da escola pública difundida mediaticamente e sobre algumas das políticas públicas lançadas pelos Ministérios para responder aos desafios das escolas democráticas. Numa segunda parte, analisaremos os olhares discentes sobre as escolas públicas. Tomando por referência duas investigações (uma levada a cabo em dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes; outra em quatro escolas TEIP), veremos como os discentes, tanto do ensino privado como do público, reivindicam a heterogeneidade do “nós”, mas homogeneízam, hierárquica e negativamente, o “outro”.
id RCAP_89e66793f2e164a2583074e7eadd72b7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola pública: desafios e (di)visõesRepresentações sociais sobre a escola públicaPolíticas públicasColégios privadosEscolas TEIPOs olhares sobre a escola pública constituem a temática central do artigo que nos propomos apresentar. Numa primeira parte, reflectiremos, teórica e analiticamente, sobre a imagem da escola pública difundida mediaticamente e sobre algumas das políticas públicas lançadas pelos Ministérios para responder aos desafios das escolas democráticas. Numa segunda parte, analisaremos os olhares discentes sobre as escolas públicas. Tomando por referência duas investigações (uma levada a cabo em dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes; outra em quatro escolas TEIP), veremos como os discentes, tanto do ensino privado como do público, reivindicam a heterogeneidade do “nós”, mas homogeneízam, hierárquica e negativamente, o “outro”.LivPsicRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQuaresma, Maria Luísa2014-03-12T12:49:07Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4169por2182-5157info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:06.244727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola pública: desafios e (di)visões
title Escola pública: desafios e (di)visões
spellingShingle Escola pública: desafios e (di)visões
Quaresma, Maria Luísa
Representações sociais sobre a escola pública
Políticas públicas
Colégios privados
Escolas TEIP
title_short Escola pública: desafios e (di)visões
title_full Escola pública: desafios e (di)visões
title_fullStr Escola pública: desafios e (di)visões
title_full_unstemmed Escola pública: desafios e (di)visões
title_sort Escola pública: desafios e (di)visões
author Quaresma, Maria Luísa
author_facet Quaresma, Maria Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Maria Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais sobre a escola pública
Políticas públicas
Colégios privados
Escolas TEIP
topic Representações sociais sobre a escola pública
Políticas públicas
Colégios privados
Escolas TEIP
description Os olhares sobre a escola pública constituem a temática central do artigo que nos propomos apresentar. Numa primeira parte, reflectiremos, teórica e analiticamente, sobre a imagem da escola pública difundida mediaticamente e sobre algumas das políticas públicas lançadas pelos Ministérios para responder aos desafios das escolas democráticas. Numa segunda parte, analisaremos os olhares discentes sobre as escolas públicas. Tomando por referência duas investigações (uma levada a cabo em dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes; outra em quatro escolas TEIP), veremos como os discentes, tanto do ensino privado como do público, reivindicam a heterogeneidade do “nós”, mas homogeneízam, hierárquica e negativamente, o “outro”.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-03-12T12:49:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/4169
url http://hdl.handle.net/10400.22/4169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-5157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LivPsic
publisher.none.fl_str_mv LivPsic
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131344374071296