Escola pública: desafios e (di)visões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/4169 |
Resumo: | Os olhares sobre a escola pública constituem a temática central do artigo que nos propomos apresentar. Numa primeira parte, reflectiremos, teórica e analiticamente, sobre a imagem da escola pública difundida mediaticamente e sobre algumas das políticas públicas lançadas pelos Ministérios para responder aos desafios das escolas democráticas. Numa segunda parte, analisaremos os olhares discentes sobre as escolas públicas. Tomando por referência duas investigações (uma levada a cabo em dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes; outra em quatro escolas TEIP), veremos como os discentes, tanto do ensino privado como do público, reivindicam a heterogeneidade do “nós”, mas homogeneízam, hierárquica e negativamente, o “outro”. |
id |
RCAP_89e66793f2e164a2583074e7eadd72b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4169 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola pública: desafios e (di)visõesRepresentações sociais sobre a escola públicaPolíticas públicasColégios privadosEscolas TEIPOs olhares sobre a escola pública constituem a temática central do artigo que nos propomos apresentar. Numa primeira parte, reflectiremos, teórica e analiticamente, sobre a imagem da escola pública difundida mediaticamente e sobre algumas das políticas públicas lançadas pelos Ministérios para responder aos desafios das escolas democráticas. Numa segunda parte, analisaremos os olhares discentes sobre as escolas públicas. Tomando por referência duas investigações (uma levada a cabo em dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes; outra em quatro escolas TEIP), veremos como os discentes, tanto do ensino privado como do público, reivindicam a heterogeneidade do “nós”, mas homogeneízam, hierárquica e negativamente, o “outro”.LivPsicRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQuaresma, Maria Luísa2014-03-12T12:49:07Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4169por2182-5157info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:06.244727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola pública: desafios e (di)visões |
title |
Escola pública: desafios e (di)visões |
spellingShingle |
Escola pública: desafios e (di)visões Quaresma, Maria Luísa Representações sociais sobre a escola pública Políticas públicas Colégios privados Escolas TEIP |
title_short |
Escola pública: desafios e (di)visões |
title_full |
Escola pública: desafios e (di)visões |
title_fullStr |
Escola pública: desafios e (di)visões |
title_full_unstemmed |
Escola pública: desafios e (di)visões |
title_sort |
Escola pública: desafios e (di)visões |
author |
Quaresma, Maria Luísa |
author_facet |
Quaresma, Maria Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaresma, Maria Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais sobre a escola pública Políticas públicas Colégios privados Escolas TEIP |
topic |
Representações sociais sobre a escola pública Políticas públicas Colégios privados Escolas TEIP |
description |
Os olhares sobre a escola pública constituem a temática central do artigo que nos propomos apresentar. Numa primeira parte, reflectiremos, teórica e analiticamente, sobre a imagem da escola pública difundida mediaticamente e sobre algumas das políticas públicas lançadas pelos Ministérios para responder aos desafios das escolas democráticas. Numa segunda parte, analisaremos os olhares discentes sobre as escolas públicas. Tomando por referência duas investigações (uma levada a cabo em dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes; outra em quatro escolas TEIP), veremos como os discentes, tanto do ensino privado como do público, reivindicam a heterogeneidade do “nós”, mas homogeneízam, hierárquica e negativamente, o “outro”. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2014-03-12T12:49:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/4169 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/4169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-5157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
LivPsic |
publisher.none.fl_str_mv |
LivPsic |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131344374071296 |