Predizer, Observar e Explicar (POE):

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana, Eliane Luciana Cruz Leal
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lacerda, Thiago Corrêa, Menezes, Rafael Luiz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.30766
Resumo: Uma das maiores perguntas dos autores dos últimos cinco anos é: como tem se dado a construção de diretrizes e arquiteturas curriculares admitindo-se a relação entre educação escolar e profissionalização, tendo em vista o cotidiano depois da educação básica e o mercado de trabalho? Essa questão precisa ser problematizada, buscandose respostas teórico-práticas em um contexto em que se rediscutem as diretrizes para o ensino médio com a chegada da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Neste texto, vamos abordar o curso profissional integrado ao médio e um tópico do currículo de Ciências da Natureza que fora enfatizado pela BNCC: o conceito de Radiação Nuclear e suas implicações na vida humana. Em contrapartida, a Radiação que tem sido trabalhada no ensino de Física e Química do Ensino Médio precisa de atenção por se tratar de um tema que é pouco trabalhado, de forma que não favorece o raciocínio crítico. Ao abordar o tema, é necessário trazer mais à tona a participação dos alunos, promovendo o protagonismo e a aprendizagem significativa, fazendo-os refletir sobre o próprio processo de aprendizagem ao serem colocados em conflito com seu próprio raciocínio, através da mediação do professor, visto que o assunto traz muita carga negativa, relacionando muitas vezes com algo perigoso devido ao contexto de acidentes em usinas e bombas nucleares. A metodologia “Predizer, Observar e Explicar” (POE) foi escolhida para desenvolver este trabalho em meio a nova modalidade de ensino, o remoto, o que nos permitiu criar o conflito de ideias em sala de aula, típica de uma metodologia ativa. Essa busca fugir do estilo tradicional de experimentos, no qual o aluno apenas segue um roteiro e faz observações. Durante a pandemia de COVID-19, não foi possível fazer qualquer experimento em um laboratório, então, a parte da observação da POE, foi feita por experimento virtual e o aluno pôde ter contato com o fenômeno científico mesmo que remotamente. A utilização dessa metodologia nos permitiu comparar os resultados do “Predizer” e do “Explicar”, o que foi sistematizado em categorias do discurso através da análise de conteúdo conceituada por Bardin e permitiu perceber o quanto a aprendizagem foi eficaz, possibilitando rastrear em quais pontos existem maior fragilidade e facilidade de assimilação dos conceitos. 
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Em contrapartida, a Radiação que tem sido trabalhada no ensino de Física e Química do Ensino Médio precisa de atenção por se tratar de um tema que é pouco trabalhado, de forma que não favorece o raciocínio crítico. Ao abordar o tema, é necessário trazer mais à tona a participação dos alunos, promovendo o protagonismo e a aprendizagem significativa, fazendo-os refletir sobre o próprio processo de aprendizagem ao serem colocados em conflito com seu próprio raciocínio, através da mediação do professor, visto que o assunto traz muita carga negativa, relacionando muitas vezes com algo perigoso devido ao contexto de acidentes em usinas e bombas nucleares. A metodologia “Predizer, Observar e Explicar” (POE) foi escolhida para desenvolver este trabalho em meio a nova modalidade de ensino, o remoto, o que nos permitiu criar o conflito de ideias em sala de aula, típica de uma metodologia ativa. Essa busca fugir do estilo tradicional de experimentos, no qual o aluno apenas segue um roteiro e faz observações. Durante a pandemia de COVID-19, não foi possível fazer qualquer experimento em um laboratório, então, a parte da observação da POE, foi feita por experimento virtual e o aluno pôde ter contato com o fenômeno científico mesmo que remotamente. A utilização dessa metodologia nos permitiu comparar os resultados do “Predizer” e do “Explicar”, o que foi sistematizado em categorias do discurso através da análise de conteúdo conceituada por Bardin e permitiu perceber o quanto a aprendizagem foi eficaz, possibilitando rastrear em quais pontos existem maior fragilidade e facilidade de assimilação dos conceitos. One of the biggest questions asked by authors in the last five years is: How has the construction of curricular guidelines and architectures been taking place, admitting the relationship between school education and professionalization in view of everyday life after basic education and the labor market? This question needs to be problematized, seeking theoretical and practical answers in a context in which the guidelines for secondary education are re-discussed with the arrival of the Common National Curricular Base (BNCC). In this text, we are going to approach the professional course integrated to the Medium and a topic of the Natural Sciences curriculum that was emphasized by the BNCC: the concept of Nuclear Radiation and its implications in human life. On the other hand, Radiation, which has been worked on in the teaching of Physics and Chemistry in High School, needs attention because it is a subject that is little studied, in a way that does not favor critical reasoning. When approaching the subject, it is necessary to bring out the participation of the students, promoting protagonism and meaningful learning, making them reflect on their own learning process when they are put in conflict with their own reasoning through the mediation of the teacher, since that the subject carries a lot of negative charge, often relating it to something dangerous due to the context of accidents in nuclear power plants and bombs. The Predizer, Observe and Explain (POE) methodology was chosen to develop this work in the midst of a new teaching modality, Remoto, which allowed us to create the conflict of ideas in the classroom, typical of an active methodology. This seeks to escape the traditional style of experiments, in which the student just follows a script and makes observations. During the COVID-19 pandemic, it was not possible to carry out any experiment in a laboratory, so the observation part of the POE was done by virtual experiment and the student was able to have contact with the scientific phenomenon even remotely. The use of this methodology allowed us to compare the results of Predict and Explain, which were systematized into speech categories and allowed us to perceive how effective the learning was, making it possible to trace which points are more fragile and easier to assimilate the concepts.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30766por1646-2335Luciana, Eliane Luciana Cruz LealLacerda, Thiago CorrêaMenezes, Rafael Luiz da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:23Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.871855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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