Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chitas, Mafalda Nery Antunes Vicente
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10995
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8a18b842b710efb5fc79ca78d409f93d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEBHorta escolar1.º ciclo do ensino básicoGardenLearningSchool garden1st cycle of basic educationLearningRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O relatório reflete um estudo de caso realizado com 23 alunos de uma turma de 2.º ano do 1.º CEB e a respetiva professora titular. O objeto de estudo foi a utilização do espaço da horta em contexto escolar. Tendo em conta a generosa horta escolar e as práticas da professora, que promove a horta como recurso à aprendizagem, foram definidas duas questões de investigação: i) Quais as utilizações da horta numa escola de 1.º CEB?; e, ii) Quais as perceções dos alunos e da professora em relação à horta escolar? Estas questões surgem com os seguintes objetivos: i) Definir e caracterizar a utilização da horta escolar; ii) analisar as perceções dos alunos em relação à horta escolar; e, ainda, iii) analisar as perceções da professora em relação à horta escolar. Neste estudo de caso, utilizaram-se várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente: i) o inquérito por questionário; ii) a observação direta participante; iii) a análise documental; e iv) a entrevista. Os dados recolhidos foram, na sua maioria, analisados qualitativamente, recorrendo também a métodos de análise quantitativos para os dados dos inquéritos por questionário. A horta escolar, no caso estudado, é utilizada como um recurso pedagógico, uma extensão da sala de aula. Esta é perspetivada como um indutor de aprendizagens, curriculares e não-curriculares. Tanto os alunos como a professora, atribuem importância e diferentes utilidades ao espaço, reconhecendo o seu valor pedagógico. A professora apela, ainda, a uma consciencialização, por parte dos restantes professores, de que a horta é uma experiência relevante e formativa.ABSTRACT This report is included within the scope of the Supervised Teaching Practical Course, inserted in the curriculum of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education Teacher’s Master. It reflects a case study carried out with 23 students of a 2nd grade class from the 1st cycle and their respective teacher. The object of study was the use of the garden space within the school context. Taking into account the generous garden and the good practices observed from the teacher, who follows the garden-based learning method, two research questions were defined: i) What are the uses of the garden in a 1st cycle school?; and, ii) What are the perceptions of the students and of the teacher in relation to the school garden?. These questions are raised with the following objectives: i) defining and characterizing the use of the school garden; ii) analyze the students' perceptions regarding the school garden; and, iii) analyze the teacher's perceptions regarding the school garden. In this case study, several techniques of data collection were used, namely: i) the questionnaire survey; ii) direct participant observation; iii) the documentary analysis; and iv) the interview. Most of the data collected were qualitatively analyzed, using quantitative methods to analyze the data of the questionnaire survey. The school garden, in the case studied, is used as a pedagogical resource, an extension of the classroom. This is perceived as an inductor of learning, both curricular and non-curricular knowledge. Both the students and the teacher, attribute importance and different utilities to the space, recognizing its pedagogical value. The teacher also appeals to an awareness, by other teachers, that the garden is a relevant experience in the learning process.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaValente, BianorRCIPLChitas, Mafalda Nery Antunes Vicente2020-01-17T11:29:11Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10995TID:202335011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:20.240258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
title Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
spellingShingle Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
Chitas, Mafalda Nery Antunes Vicente
Horta escolar
1.º ciclo do ensino básico
Garden
Learning
School garden
1st cycle of basic education
Learning
title_short Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
title_full Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
title_fullStr Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
title_full_unstemmed Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
title_sort Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
author Chitas, Mafalda Nery Antunes Vicente
author_facet Chitas, Mafalda Nery Antunes Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Bianor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Chitas, Mafalda Nery Antunes Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Horta escolar
1.º ciclo do ensino básico
Garden
Learning
School garden
1st cycle of basic education
Learning
topic Horta escolar
1.º ciclo do ensino básico
Garden
Learning
School garden
1st cycle of basic education
Learning
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T00:00:00Z
2020-01-17T11:29:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10995
TID:202335011
url http://hdl.handle.net/10400.21/10995
identifier_str_mv TID:202335011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459790168064