Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Maria Margarida Silva Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos,José Manuel, Sampaio,Francisco, Moreira,Maria Teresa, Nogueira,Assunção, Guerra,Manuela, Brito,Irma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100206
Resumo: Resumo Enquadramento: A transição para o ensino superior representa um período de mudança em que o jovem se depara com novas vivências, com implicações no seu estilo de vida. Objetivo: Identificar os domínios dos Estilos de vida dos estudantes do ensino superior que necessitam de intervenção. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, transversal, com uma amostra de 522 estudantes do ensino superior. Questionário de Estilos de Vida Fantástico. Análise estatística em IBM SPSS Statistics 25.0. Resultados: Mediana de idade 22 anos, 78,4% sexo feminino. Dos 522 estudantes, 17,8% excesso peso; 6,3 % obesidade; 14.4% portadores de doença crónica; 35,6% apresentaram Estilos de Vida Muito Bom e 20,1% Estilos de Vida Bom. Destacou-se pela negativa Comportamentos Saúde e Sexual (x-= 8,97/24), Trabalho/Tipo Personalidade (x-= 6,82/12). Há diferenças significativas no score global do questionário (U = 19785,00; p < 0,05) para estudantes as mulheres com melhor Estilo de Vida (x-= 89,16; DP = 12,75); e em função Ano do curso (H = 18,80; p < 0,01). Conclusão: A avaliação dos Estilos de Vida permitiu caraterizar os focos de intervenção e orientar intervenções de promoção da saúde.
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