A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andrea Filipa Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3898
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2010
id RCAP_8a2e36cbb1959ca240ef06ccac67a70f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticasLíngua inglesa - Estudo e ensino - EstrangeirosMotivação na educaçãoEducação interculturalMétodos pedagógicosRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2010A partir de Unidades Didácticas planificadas e leccionadas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada, este Relatório destaca a dimensão cultural enquanto impulso motivador e facilitador da aprendizagem da língua inglesa. O trabalho organiza-se numa secção introdutória que justifica a escolha do tema, baseando-se nos programas oficiais e noutros documentos de proveniência ministerial, assim como em vários textos teóricos e, sobretudo, no testemunho dado pela própria prática lectiva. Expõem-se, de seguida, as várias opções metodológicas que respondem às necessidades das aulas leccionadas, enquadrando-se, posteriormente, a Unidade Curricular no contexto escolar, na planificação anual da disciplina do Inglês, no âmbito geral do saber e da sociedade actual. Analisa-se, ainda, a selecção e a didactização dos diversos materiais auxiliares, onde se revelam os aspectos culturais presentes nas aulas planificadas e leccionadas. Dá-se, também, o destaque devido à problemática da avaliação, salientando-se a sua integração no processo lectivo e os diferentes tipos que este conceito abrange. Conclui-se o Relatório com uma reflexão crítica sobre o trabalho realizado e uma análise dos dados obtidos, comprovando o imperativo de o professor ser alguém que reflecte sobre o processo de ensino e de aprendizagem, neste caso, do Inglês (Língua Estrangeira*).Abstract: The aim of this report is to enhance the significance of the cultural dimension in the students‟ learning process. In order to provide evidence of this idea ten lessons were carefully planned focusing on the main cultural elements of each teaching material. Therefore, this report will present the suitable justification for the choosing of this theme through the usage of governmental documents and theoretical presentations/essays. After that, the methodological option will be clarified and consequently the curricular unit will be integrated within the school context and within the annual school planning as far the governmental programs are concerned. Besides the above mentioned points of view, one should also bear in mind the importance given to the selection and didactization of the teaching materials, which will be analysed very thoroughly, as well as the evaluation instruments and their results. The final part of this report will be a critical analysis on the work done in class and the outcome of the lessons.Ramos, Maria Adelaide,1940-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Andrea Filipa Gomes2011-08-10T09:04:45Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvideo/quicktimevideo/quicktimeaudio/x-mpegapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.683503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas
title A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas
spellingShingle A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas
Carvalho, Andrea Filipa Gomes
Língua inglesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Motivação na educação
Educação intercultural
Métodos pedagógicos
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
title_short A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas
title_full A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas
title_fullStr A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas
title_full_unstemmed A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas
title_sort A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas
author Carvalho, Andrea Filipa Gomes
author_facet Carvalho, Andrea Filipa Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Maria Adelaide,1940-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Andrea Filipa Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Motivação na educação
Educação intercultural
Métodos pedagógicos
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
topic Língua inglesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Motivação na educação
Educação intercultural
Métodos pedagógicos
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-08-10T09:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3898
url http://hdl.handle.net/10451/3898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv video/quicktime
video/quicktime
audio/x-mpeg
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134182003179520