O Balanced Scorecard aplicado ao ensino superior: o caso do ISCAA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Maria da Piedade Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10442
Resumo: Nas últimas décadas, as organizações públicas têm sido pressionadas para que os seus serviços se tornem mais transparentes, responsáveis e próximos dos cidadãos, de modo a satisfazer as suas expectativas e necessidades prestando um melhor serviço público. A pressão para esta mudança resulta da mundialização da economia, do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, da redefinição de fronteiras e da alteração da ligação entre o Estado e a Sociedade. Esta transformação tem-se traduzido na descentralização de competências, maior atenção atribuída às exigências sociais decorrentes da crise económica, crescente exigência dos cidadãos para com os governantes, desburocratização e racionalização dos serviços públicos. Neste contexto, os gestores públicos terão de enfrentar grandes desafios para transformar a Administração Pública e adequá-la a uma sociedade mais informada e exigente. O recurso a práticas, ferramentas e modelos utilizados no setor privado decorre precisamente da pretensão de melhorar substancialmente a qualidade dos seus serviços, procurando colocá-los ao nível dos melhores do setor privado. A avaliação de desempenho é uma destas práticas. Assim, este trabalho de projeto tem como objetivo conceber um modelo de BSC para aplicar no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCAA) de forma a sustentar a formulação, execução e avaliação da estratégia da Instituição. Inicia-se com uma revisão da literatura efetuando um enquadramento geral que apresenta os principais modelos de avaliação de desempenho, com especial destaque para o Balanced Scorecard. Neste projeto efetua-se a definição dos eixos estratégicos de atuação, perspetivas de avaliação, objetivos estratégicos e relações de causalidade entre os objetivos estratégicos associados a cada perspetiva. Conclui-se que o modelo de Balanced Scorecard concebido e descrito neste trabalho, para o ISCAA, não é um trabalho terminado, mas um ponto de partida que pretende contribuir para a definição, avaliação e controlo da estratégia da instituição.
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