A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Miguel Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/64560
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
id RCAP_8a3e529f443f3d9eb9d4bee7e5a420e4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesaBehavioral economics in the business context: case study in a portuguese companyComunicaçãoEconomia comportamentalEmpresasIncentivosTrabalhadoresBehavioral economicsCommunicationFirmsIncentivesWorkersCiências Sociais::Economia e GestãoD21D70D81D91J24M52Relatório de estágio de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaO papel da Economia Comportamental nas empresas é um tema pouco explorado no mundo académico. Muito já foi investigado sobre esta área noutras matérias, mas pouco se conhece relativamente à sua influência no contexto empresarial. O objetivo deste relatório passou por estudar, à luz da Economia Comportamental, a tomada de decisão dos colaboradores de uma empresa portuguesa, em particular as relações entre três departamentos. Para isso foram realizadas quatro entrevistas aos diretores de cada departamento para colher informações relativamente à relação entre departamentos. Posteriormente, foram implementados três questionários, um para cada departamento, de forma a compreender se os temas identificados nas entrevistas se confirmavam, bem como os temas considerados relevantes no domínio da Economia Comportamental. Retiradas as conclusões, foram deixadas algumas sugestões de nudges que possam ajudar a melhorar alguns pontos mais frágeis da dinâmica intra e interdepartamental desta empresa.The role of Behavioral Economics in companies is a theme little explored in the academic world. Much has been researched in this area elsewhere, but little is known about its influence in a business context. The purpose of this report was to study under the light of Behavioral Economics the decision making of employees of a Portuguese company, in particular focusing on relations between three departments. For this, four interviews were conducted with the directors of each department to identify the relevant topics regarding the relationship between departments. Subsequently, three questionnaires were implemented, one for each department, in order to understand if the themes identified in the interviews were confirmed, as well as those considered relevant in the field of Behavioral Economics. With the conclusions drawn, some nudging suggestions have been left that may help to improve some of the weaker points of this company's intra- and interdepartmental dynamics.Valente, MarietaUniversidade do MinhoCosta, Maria Miguel Oliveira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/64560por202380076info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:28:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:52.803975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa
Behavioral economics in the business context: case study in a portuguese company
title A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa
spellingShingle A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa
Costa, Maria Miguel Oliveira
Comunicação
Economia comportamental
Empresas
Incentivos
Trabalhadores
Behavioral economics
Communication
Firms
Incentives
Workers
Ciências Sociais::Economia e Gestão
D21
D70
D81
D91
J24
M52
title_short A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa
title_full A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa
title_fullStr A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa
title_full_unstemmed A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa
title_sort A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa
author Costa, Maria Miguel Oliveira
author_facet Costa, Maria Miguel Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Marieta
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Miguel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Economia comportamental
Empresas
Incentivos
Trabalhadores
Behavioral economics
Communication
Firms
Incentives
Workers
Ciências Sociais::Economia e Gestão
D21
D70
D81
D91
J24
M52
topic Comunicação
Economia comportamental
Empresas
Incentivos
Trabalhadores
Behavioral economics
Communication
Firms
Incentives
Workers
Ciências Sociais::Economia e Gestão
D21
D70
D81
D91
J24
M52
description Relatório de estágio de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/64560
url https://hdl.handle.net/1822/64560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202380076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132632160665600