Plano de negócios para o projeto UniquePATHS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Paulo Jorge Pereira Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19133
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling Plano de negócios para o projeto UniquePATHSPlano de negóciosturismorotas pedestresBusiness Planturismwalking routesMestrado em Ciências EmpresariaisO presente trabalho final de mestrado pretende avaliar, com base nos princípios de um plano de negócios, o potencial e a exequibilidade de um projeto de rotas turísticas pedestres, de abrangência nacional, que integra princípios para o desenvolvimento do território. A revisão da literatura, desenvolvida para orientar a definição dos principais vetores a seguir no estudo, centrou-se na eficácia e na aplicabilidade do plano de negócios. Com base na especificidade e âmbito do projeto, foi escolhida a metodologia do plano de negócios de Kuratko (2016). Sentimos, no entanto, a necessidade de integrar um item do processo metodológico de Ernst&Young (1997) de forma a melhorar a análise, tendo em consideração a realidade do projeto, sendo este a avaliação das alianças estratégias. Foram realizadas entrevistas qualitativas a potenciais guias e a turistas. A informação recolhida nas entrevistas foi complementada por dados secundários recolhidos que se prestaram como auxiliares na avaliação do conjunto de opções a tomar, nomeadamente ao nível da estratégia de marketing. A análise da viabilidade financeira do projeto foi realizada com bases em três estratégias distintas de abordagem ao projeto que mesmo assumindo algum conservadorismo nos pressupostos, garantem boas perspetivas de implementação do projeto. Na sequência do presente plano de negócios, conclui-se que o projeto perspetiva um bom potencial de rentabilidade financeira, podendo assumir-se por outro lado como um pilar de desenvolvimento do turismo em Portugal, nomeadamente como apoio ao reforço da dinamização dos territórios do interior.Based on the principles of a business plan, this master?s thesis aims to assess the potential and feasibility of a nationwide pedestrian tourist routes project that incorporates principles for territorial development. The literature review, developed in order to guide the definition of the main vectors to be followed in the study, focused on the business plan?s effectiveness and applicability. Based on the specificity and scope of the project, the methodology of Kuratko (2016) was chosen. Taking into account the reality of the project, which is the evaluation of strategic alliances, we do, nevertheless, feel the need to integrate an item from the methodological process of Ernst & Young (1997), in order to improve the analysis. Qualitative interviews were conducted with potential guides and tourists. The information gathered from the interviews was complemented by secondary data collected, which assisted in assessing the range of options to be taken, in particular from a marketing strategy point of view. The analysis of the project's financial viability was based on three distinct strategies, as a way of assessing different perspectives of the project. As a result, and irrespective of some conservatism in the assumptions, one can achieve good levels of future profitability using different levels of achievement, in accordance with the chosen strategy. Following this business plan, one may conclude that the project has a good potential for economic return, being also a pillar of development for tourism in Portugal, namely as a support to the strengthening of the interior territories.Instituto Superior de Economia e GestãoNeves, João Carvalho dasRepositório da Universidade de LisboaGomes, Paulo Jorge Pereira Reis2020-06-26T00:30:13Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19133porGomes, Paulo Jorge Pereira Reis (2019). "Plano de negócios para o projeto UniquePATHS". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:04.322427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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