Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Sandra Cristina Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1620
Resumo: Este documento surge no âmbito do processo de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este relatório de estágio visa apresentar e refletir acerca de todas as atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico, centrando-se, sobretudo, nas principais dificuldades sentidas, nas estratégias adotadas para as superarmos e nas competências adquiridas ao longo do mesmo. O estágio pedagógico englobou um conjunto de atividades que nos permitiram refletir acerca do papel do professor, no sentido em que este não se esgota na função docente. Estas atividades de caráter curricular, de complemento curricular e de natureza científico-pedagógica constituíram uma mais-valia para tornar a nossa formação mais transversal. Este relatório está dividido em capítulos, nos quais analisamos e refletimos as atividades realizadas ao longo de todo o processo de estágio pedagógico. Numa fase inicial refletimos acerca das nossas motivações e expetativas relativamente a este processo. Seguidamente, e atendendo às linhas programáticas do estágio pedagógico, procurámos analisar e refletir acerca da prática letiva, das experiências que nos marcaram mais ao longo deste processo, da atividade de intervenção na comunidade escolar, das atividades de integração no meio e sobre as atividades de natureza cientifico-pedagógica. Com o decorrer do processo de estágio conseguimos compreender que as capacidades e competências que um professor são ganhas e trabalhadas ao longo de todo o seu percurso docente. É essencial um professor seja capaz de analisar e refletir acerca da sua intervenção didático-pedagógica no sentido de procurar aumentar a eficácia do processo de ensinoaprendizagem.
id RCAP_8a5d287c428eaee2bf4250ec417a0bbe
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizEducação físicaEscolaEstágio pedagógicoProcesso de formaçãoProfessoresEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste documento surge no âmbito do processo de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este relatório de estágio visa apresentar e refletir acerca de todas as atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico, centrando-se, sobretudo, nas principais dificuldades sentidas, nas estratégias adotadas para as superarmos e nas competências adquiridas ao longo do mesmo. O estágio pedagógico englobou um conjunto de atividades que nos permitiram refletir acerca do papel do professor, no sentido em que este não se esgota na função docente. Estas atividades de caráter curricular, de complemento curricular e de natureza científico-pedagógica constituíram uma mais-valia para tornar a nossa formação mais transversal. Este relatório está dividido em capítulos, nos quais analisamos e refletimos as atividades realizadas ao longo de todo o processo de estágio pedagógico. Numa fase inicial refletimos acerca das nossas motivações e expetativas relativamente a este processo. Seguidamente, e atendendo às linhas programáticas do estágio pedagógico, procurámos analisar e refletir acerca da prática letiva, das experiências que nos marcaram mais ao longo deste processo, da atividade de intervenção na comunidade escolar, das atividades de integração no meio e sobre as atividades de natureza cientifico-pedagógica. Com o decorrer do processo de estágio conseguimos compreender que as capacidades e competências que um professor são ganhas e trabalhadas ao longo de todo o seu percurso docente. É essencial um professor seja capaz de analisar e refletir acerca da sua intervenção didático-pedagógica no sentido de procurar aumentar a eficácia do processo de ensinoaprendizagem.This document appears at the ambit of the teaching practice process, held in the Escola Secundária Jaime Moniz, in the Master of Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. This internship report aims to present and reflect about all the activities carried out during the teaching practice, focusing especially on the main difficulties that we felt, the strategies adopted to overcome and skills acquired over the same. The teaching practice encompassed a set of activities that allowed us to reflect on the teacher's role, in the sense that that role is not limited to teaching function. These character curricular activities, extra-curricular and scientific-pedagogical nature constituted an asset to make our training. This report is divided into chapters, where we analyze and reflect about the activities performed throughout the teaching practice process. In an initial phase we reflect about our motivations and expectations with respect to this process. Then, and in view of the programmatic lines of the teaching practice, we tried to analyze and reflect on the teaching practice, the experiences which marked the most our processo of teaching practice, the intervention activity in the school community, the integration activities in the middle and on the activities of scientific and educational nature. In the course of stage process we understood that the skills and competencies that a teacher are won and worked throughout his teaching career. A teacher should be able to analyze and reflect about their didactic and pedagogical intervention to seek to increase the effectiveness of the teaching-learning process.Lopes, Hélder Manuel ArsénioCorreia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaDigitUMaBrito, Sandra Cristina Sousa2017-10-03T00:30:08Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1620201668432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:20Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:20.233273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
spellingShingle Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
Brito, Sandra Cristina Sousa
Educação física
Escola
Estágio pedagógico
Processo de formação
Professores
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_fullStr Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full_unstemmed Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_sort Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
author Brito, Sandra Cristina Sousa
author_facet Brito, Sandra Cristina Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Hélder Manuel Arsénio
Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de Sousa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Sandra Cristina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escola
Estágio pedagógico
Processo de formação
Professores
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Escola
Estágio pedagógico
Processo de formação
Professores
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este documento surge no âmbito do processo de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este relatório de estágio visa apresentar e refletir acerca de todas as atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico, centrando-se, sobretudo, nas principais dificuldades sentidas, nas estratégias adotadas para as superarmos e nas competências adquiridas ao longo do mesmo. O estágio pedagógico englobou um conjunto de atividades que nos permitiram refletir acerca do papel do professor, no sentido em que este não se esgota na função docente. Estas atividades de caráter curricular, de complemento curricular e de natureza científico-pedagógica constituíram uma mais-valia para tornar a nossa formação mais transversal. Este relatório está dividido em capítulos, nos quais analisamos e refletimos as atividades realizadas ao longo de todo o processo de estágio pedagógico. Numa fase inicial refletimos acerca das nossas motivações e expetativas relativamente a este processo. Seguidamente, e atendendo às linhas programáticas do estágio pedagógico, procurámos analisar e refletir acerca da prática letiva, das experiências que nos marcaram mais ao longo deste processo, da atividade de intervenção na comunidade escolar, das atividades de integração no meio e sobre as atividades de natureza cientifico-pedagógica. Com o decorrer do processo de estágio conseguimos compreender que as capacidades e competências que um professor são ganhas e trabalhadas ao longo de todo o seu percurso docente. É essencial um professor seja capaz de analisar e refletir acerca da sua intervenção didático-pedagógica no sentido de procurar aumentar a eficácia do processo de ensinoaprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12T00:00:00Z
2016-12-12T00:00:00Z
2017-10-03T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1620
201668432
url http://hdl.handle.net/10400.13/1620
identifier_str_mv 201668432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912959827968