Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cojocaru, Dorin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3296
Resumo: O autotransplante dentário baseia-se na transferência cirúrgica de um dente do seu alvéolo para outro, na cavidade oral do mesmo indivíduo. É uma técnica especialmente útil em pacientes jovens (onde a colocação de implantes não é possível), nomeadamente na substituição de um molar perdido por um terceiro molar. Sendo um tratamento com elevada taxa de sucesso tem-se tornado um procedimento alternativo em cirurgias bocais. Desenvolvimento: Apesar de os implantes conseguirem níveis elevados de sucesso, esse tipo de tratamento permanece inalcançável economicamente para a maioria da população. Assim, os autotransplantes abrem mais uma possibilidade de tratamento. No entanto, tal opção não deve ser a primeira escolha, devendo-se fazer os devidos esclarecimentos ao paciente a respeito das diferentes alternativas de reabilitação e das suas possíveis consequências, como a possibilidade de um insucesso da cirurgia de transplante autógeno. Sendo fulcral ter em atenção vários fatores que podem condicionar a viabilidade e durabilidade do tratamento, tais como a idade do paciente, o dente dador, as dimensões do alvéolo recetor e também a fase do desenvolvimento e anatomia radicular do dente dador. Objetivos: Esta revisão narrativa tem como intuito o estudo da técnica de autotransplante de terceiros molares, de modo a concluir a sua importância como procedimento cirúrgico e também em comparação com outras técnicas e assim perceber qual/quais as melhores soluções nos dias de hoje indo de encontro do desejado pelo paciente e melhorando assim a qualidade de vida do mesmo. Irei recorrer à literatura existente acerca do tema escolhido de modo a chegar ao objetivo final. Metodologia: Para a elaboração deste relatório de estágio foi realizada uma pesquisa de artigos científicos nas bases de dados Pubmed e Researchgate. Conclusão: Cada vez mais o autotransplante é visto como mais um dos muitos métodos de reabilitação oral, porém devemos ser capazes de efetuar o melhor diagnóstico, prognóstico e plano de tratamento para cada paciente analisando os seus prós e contras.
id RCAP_8a686a101f56d1141e5bc0f9938d175f
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares AdultosAutotransplanteReimplanteTerceiro molarCirurgia OralGérmen dentárioO autotransplante dentário baseia-se na transferência cirúrgica de um dente do seu alvéolo para outro, na cavidade oral do mesmo indivíduo. É uma técnica especialmente útil em pacientes jovens (onde a colocação de implantes não é possível), nomeadamente na substituição de um molar perdido por um terceiro molar. Sendo um tratamento com elevada taxa de sucesso tem-se tornado um procedimento alternativo em cirurgias bocais. Desenvolvimento: Apesar de os implantes conseguirem níveis elevados de sucesso, esse tipo de tratamento permanece inalcançável economicamente para a maioria da população. Assim, os autotransplantes abrem mais uma possibilidade de tratamento. No entanto, tal opção não deve ser a primeira escolha, devendo-se fazer os devidos esclarecimentos ao paciente a respeito das diferentes alternativas de reabilitação e das suas possíveis consequências, como a possibilidade de um insucesso da cirurgia de transplante autógeno. Sendo fulcral ter em atenção vários fatores que podem condicionar a viabilidade e durabilidade do tratamento, tais como a idade do paciente, o dente dador, as dimensões do alvéolo recetor e também a fase do desenvolvimento e anatomia radicular do dente dador. Objetivos: Esta revisão narrativa tem como intuito o estudo da técnica de autotransplante de terceiros molares, de modo a concluir a sua importância como procedimento cirúrgico e também em comparação com outras técnicas e assim perceber qual/quais as melhores soluções nos dias de hoje indo de encontro do desejado pelo paciente e melhorando assim a qualidade de vida do mesmo. Irei recorrer à literatura existente acerca do tema escolhido de modo a chegar ao objetivo final. Metodologia: Para a elaboração deste relatório de estágio foi realizada uma pesquisa de artigos científicos nas bases de dados Pubmed e Researchgate. Conclusão: Cada vez mais o autotransplante é visto como mais um dos muitos métodos de reabilitação oral, porém devemos ser capazes de efetuar o melhor diagnóstico, prognóstico e plano de tratamento para cada paciente analisando os seus prós e contras.2020-03-05T11:45:42Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/3296TID:202452328porCojocaru, Dorininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:04:20Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:58:35.751685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares Adultos
title Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares Adultos
spellingShingle Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares Adultos
Cojocaru, Dorin
Autotransplante
Reimplante
Terceiro molar
Cirurgia Oral
Gérmen dentário
title_short Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares Adultos
title_full Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares Adultos
title_fullStr Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares Adultos
title_full_unstemmed Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares Adultos
title_sort Reimplante do Gérmen Dentário de Terceiros Molares e de Terceiros Molares Adultos
author Cojocaru, Dorin
author_facet Cojocaru, Dorin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cojocaru, Dorin
dc.subject.por.fl_str_mv Autotransplante
Reimplante
Terceiro molar
Cirurgia Oral
Gérmen dentário
topic Autotransplante
Reimplante
Terceiro molar
Cirurgia Oral
Gérmen dentário
description O autotransplante dentário baseia-se na transferência cirúrgica de um dente do seu alvéolo para outro, na cavidade oral do mesmo indivíduo. É uma técnica especialmente útil em pacientes jovens (onde a colocação de implantes não é possível), nomeadamente na substituição de um molar perdido por um terceiro molar. Sendo um tratamento com elevada taxa de sucesso tem-se tornado um procedimento alternativo em cirurgias bocais. Desenvolvimento: Apesar de os implantes conseguirem níveis elevados de sucesso, esse tipo de tratamento permanece inalcançável economicamente para a maioria da população. Assim, os autotransplantes abrem mais uma possibilidade de tratamento. No entanto, tal opção não deve ser a primeira escolha, devendo-se fazer os devidos esclarecimentos ao paciente a respeito das diferentes alternativas de reabilitação e das suas possíveis consequências, como a possibilidade de um insucesso da cirurgia de transplante autógeno. Sendo fulcral ter em atenção vários fatores que podem condicionar a viabilidade e durabilidade do tratamento, tais como a idade do paciente, o dente dador, as dimensões do alvéolo recetor e também a fase do desenvolvimento e anatomia radicular do dente dador. Objetivos: Esta revisão narrativa tem como intuito o estudo da técnica de autotransplante de terceiros molares, de modo a concluir a sua importância como procedimento cirúrgico e também em comparação com outras técnicas e assim perceber qual/quais as melhores soluções nos dias de hoje indo de encontro do desejado pelo paciente e melhorando assim a qualidade de vida do mesmo. Irei recorrer à literatura existente acerca do tema escolhido de modo a chegar ao objetivo final. Metodologia: Para a elaboração deste relatório de estágio foi realizada uma pesquisa de artigos científicos nas bases de dados Pubmed e Researchgate. Conclusão: Cada vez mais o autotransplante é visto como mais um dos muitos métodos de reabilitação oral, porém devemos ser capazes de efetuar o melhor diagnóstico, prognóstico e plano de tratamento para cada paciente analisando os seus prós e contras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-03-05T11:45:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/3296
TID:202452328
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/3296
identifier_str_mv TID:202452328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131656469086208