Otimização de processos logísticos e planeamento de rotas mizusumashi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23067 |
Resumo: | Esta dissertação retrata o trabalho desenvolvido numa empresa portuguesa, com o intuito de otimizar um processo de separação e embalamento de material injetado e também melhorar as rotas diárias dos comboios logísticos (mizusumashi). O objetivo principal do projeto passa por reduzir o tempo de ambos os processos e consequentemente aumentar a produtividade fabril. Relativamente à separação e embalamento de peças, cada operador tem a seu cargo cerca de 13 máquinas, onde tem de organizar o seu posto de trabalho, para cada uma das diferentes máquinas, de maneira eficiente. Como não existia qualquer guia para este processo foi então elaborado um plano de standard work para resolver este problema. Deste modo todos os operadores realizam as tarefas de maneira idêntica e da forma mais eficiente. De acordo com as necessidades de produção, são definidas diariamente rotas para os diversos mizusumashis, que entregam e recolhem material em pontos pré-definidos das linhas. Para isso, as rotas têm de ser calculadas de acordo com as necessidades produtivas, os pontos de carga e descarga, os tempos de serviço em cada ponto, os tempos de deslocação entre os pontos e precedências na ordem de visita dos mesmos. Foi então desenvolvida uma abordagem que recorre a um modelo de programação linear, para cálculo das rotas diárias. Deste modo o operador é capaz de adaptar as diferentes rotas existentes às mais diversas necessidades diárias da fábrica. Para validação das abordagens desenvolvidas, foram testados vários cenários possíveis, recorrendo sempre a dados reais e concretos da empresa. Estes resultados obtidos são posteriormente comparados com os dados históricos da empresa, verificando-se uma melhoria significativa em termos de redução de tempos totais dos dois processos. |
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Otimização de processos logísticos e planeamento de rotas mizusumashiEngenharia e gestão industrialLogística empresarialEliminação de resíduosDistribuição de mercadoriasProgramação linearEsta dissertação retrata o trabalho desenvolvido numa empresa portuguesa, com o intuito de otimizar um processo de separação e embalamento de material injetado e também melhorar as rotas diárias dos comboios logísticos (mizusumashi). O objetivo principal do projeto passa por reduzir o tempo de ambos os processos e consequentemente aumentar a produtividade fabril. Relativamente à separação e embalamento de peças, cada operador tem a seu cargo cerca de 13 máquinas, onde tem de organizar o seu posto de trabalho, para cada uma das diferentes máquinas, de maneira eficiente. Como não existia qualquer guia para este processo foi então elaborado um plano de standard work para resolver este problema. Deste modo todos os operadores realizam as tarefas de maneira idêntica e da forma mais eficiente. De acordo com as necessidades de produção, são definidas diariamente rotas para os diversos mizusumashis, que entregam e recolhem material em pontos pré-definidos das linhas. Para isso, as rotas têm de ser calculadas de acordo com as necessidades produtivas, os pontos de carga e descarga, os tempos de serviço em cada ponto, os tempos de deslocação entre os pontos e precedências na ordem de visita dos mesmos. Foi então desenvolvida uma abordagem que recorre a um modelo de programação linear, para cálculo das rotas diárias. Deste modo o operador é capaz de adaptar as diferentes rotas existentes às mais diversas necessidades diárias da fábrica. Para validação das abordagens desenvolvidas, foram testados vários cenários possíveis, recorrendo sempre a dados reais e concretos da empresa. Estes resultados obtidos são posteriormente comparados com os dados históricos da empresa, verificando-se uma melhoria significativa em termos de redução de tempos totais dos dois processos.This dissertation shows the work developed in a Portuguese company, and it’s focused on the optimization of the process for separate and packing parts and also improving the daily routes of the logistic trains (mizusumashi). The main goal of the project is to minimize the time of both processes and improve the productivity of the company. About the separation and the packing of the produced parts, each operator is responsible for 13 machines, where he has to organize the work place, for each one of the different machines, in an efficient way. The company didn’t have any kind of guide for this process, so a plan of standard work was elaborated to solve the problem. This way all the operators made the same tasks in the same way and efficiently. According to the production necessities, daily routes are defined for all the mizusumashi that deliver and take material in pre-defined points. For that, the routes have to be calculated according to: production necessities, the points of pick up and deliver, the time of service in each point, the time between two points and the precedence’s in the visiting order. It was developed an approach that uses a linear programming model, for calculating the daily routes. In this way the operator is capable of adapting the different routes to the daily necessities of the factory. For validating the developed approaches, various sceneries were tested, always using real data form the company. This results where compared with historic data from the company, and it was verified a significant improvement in the total time of both processes.Universidade de Aveiro2018-05-08T09:51:13Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23067TID:201939894porCorreia, José Miguel Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:00Zoai:ria.ua.pt:10773/23067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:59.155250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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