O Papel social das Igrejas Evangélicas nas comunidades locais brasileiras. o caso do Projeto Vida Plena na Cidade de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14950 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Antropologia |
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O Papel social das Igrejas Evangélicas nas comunidades locais brasileiras. o caso do Projeto Vida Plena na Cidade de Seropédica, Estado do Rio de JaneiroIgrejas evangélicasEstado BrasileiroComunidades TerapêuticasSolidariedade socialFéReciprocidadeEvangelical churchesBrazilian StateTherapeutic communitiesSocial solidarityFaithReciprocityDissertação de Mestrado em AntropologiaO presente relatório consiste na descrição da experiência prática vivida em contexto de estágio, no âmbito do Mestrado em Antropologia. Nesse campo de atuação, o estágio curricular decorreu no Instituto Vida Plena, entre agosto de 2015 e agosto de 2016. Focamo-nos nessa entidade como um domínio onde se desenvolve todo processo de acolhimento, tratamento e relacionamento dos atores envolvidos na recuperação de mulheres toxicodependentes. Essa ação deu origem a um espaço potenciador de observação e análisedas relações do terceiro setor (neste caso as igrejas evangélicas), do Estado e das comunidades terapêuticas, especificamente do referido Instituto localizado no município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro. Deste modo o presente relatório foca-se, sobretudo,numa abordagem etnográfica das aplicações de políticas públicas, que visam promover o tratamento e a recuperação de mulheres toxicodependentes, bem como a intervenção social da igreja evangélica na categoria de terceiro setor no apoio ao tratamento e reinserção social das mesmas ali institucionalizadas. O estudo desenvolvido durante o estágio integra igualmente o paradigma estruturalista mediante as noções de agência e bricolagem, por permitirem lançar pontes entre a antropologia e outros ramos das ciências sociais e humanas tais como: a sociologia, a psicologia, a filosofia e a teologia. Dessas ciências, nos utilizamos para ampliar e perceber de uma forma mais ampla todo o espectro que envolve a problemática da toxicodependência. A estratégia metodológica envolveu uma etnografia que incluiu o recurso à pesquisa bibliográfica e documentalda observação participante, durante o estágio através da pesquisa de campo. Essa estratégia ajudou a explorar as percepções do fenômeno por dentro, mediante o envolvimento com o cotidiano da instituição, onde foram aplicadas técnicas de observação ede entrevistas informais junto dos agentes (profissionais e utentes) ligados ao instituto Vida Plena, posteriormente traçamos um panorama dos atores envolvidos e das percepções empíricas percebidas durante a pesquisa de campo, visando contribuir para uma melhor compreensão deste fenômeno com a aplicação de políticas públicas mais eficientes.This report is the practical experience description lived on an internship context, within the Master in Anthropology. In this activity field, the internship was held at the Vida Plena Institute, between August 2015 and August 2016. We focus in this entity as an area where is developed the whole process of reception, treatment and relationship of women involved in the process of drugs addicts recovery. This action led us to a space observation enhance and an analysis of the third sector relationship (in this case the evangelical churches), the State and therapeutic communities, specifically the office located in the Seropédica city, State of Rio de Janeiro. Thus this report focuses primarily on an ethnographic approach to the applications of public policy aiming to promote the treatment and rehabilitation of women addicted to drugs. The analysis also stressesthe third sector´s social intervention, namely of the evangelical church, in the support to the treatment and social reintegration of those women who are institutionalized at the at the Vida Plena Institute. The study was developed during the internship and adopts the structuralist paradigm, namely using the agency and bricolagenotions,as such notions allow to build bridges between anthropology and other branches of social sciences and humanities such as sociology, psychology, philosophy and theology. Such bridges are used to expand more broadly across the spectrum that involves the problem of drug addiction. The methodological strategy involved an ethnography which included the use of bibliographic and documentary data collection and research, and the participant observation during the stage period through field research. This strategy helped to explore the perceptions of the phenomenon by its inside, engaging with the daily life of the institution, whilediferentobservation techniques were applied, such as direct observation and informal interviews with the agents (professionals and users) connected to Vida Plena Institute. Also a panorama of the authors involved was drawn along with the perceived empirical perceptions gathered during the field research, to contribute to a better understanding of this phenomenon with the more efficient public policies implementation. Keywords:Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasPignatelli, MarinaRepositório da Universidade de LisboaSouza, Alessandro Antunes de2018-02-20T16:00:15Z2017-12-072017-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14950TID:201793229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:42.845449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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