Literatura e filosofia: uma leitura dos romances de Gonçalo M. Tavares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Pedro Quintino de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/262
Resumo: Dissertação de mest., Literatura comparada, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2007
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spelling Literatura e filosofia: uma leitura dos romances de Gonçalo M. TavaresLiteratura comparadaFilosofiaDissertação de mest., Literatura comparada, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2007A presente dissertação reflecte a forma como os romances Um Homem: Klaus Klump, A Máquina de Joseph Walser e Jerusalém da autoria de Gonçalo M. Tavares medeiam a relação entre literatura e filosofia, nomeadamente com a doutrina niilista, e, ainda, o modo como as obras em causa reflectem a estética literária alusiva ao Holocausto. Numa componente teórica do nosso ensaio são explicitadas as características permissivas e impeditivas do encontro entre literatura e filosofia e discorre-se a filosofia niilista numa perspectiva cronológica e genealógica, onde se referem as várias formas que esta doutrina pode assumir. A estética holocaustiana é exposta com assento particular na óptica adorniana da impossibilidade da literatura lírica e ornamentada no pós-Holocusto. No intuito de comprovar a relação entre a componente teórica e os romances tavarianos, procedemos a uma secção de análise textual onde é adoptada toda uma terminologia filosófica que pretende explanar as matérias em causa com recurso a conceitos como vontade de poder, força, tirania, alienação, opressão, aniquilação ou nadificação. A ideia central da tese é apresentar uma literatura de preocupação filosófica, embora não engajada, que, acima de tudo, reflecte a contemporaneidade de uma perspectiva humana sem incorrer em qualquer tentativa de edificação de um discurso moral. Gonçalo M. Tavares remete a sua obra romanesca para o período do Holocausto sem, no entanto, proceder a qualquer embelezamento estilístico.SapientiaSousa, Pedro Quintino de2011-09-07T16:04:17Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:00Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:38.909750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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