Controlo do treino e avaliação do desempenho em futsal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Paulo Sérgio Quitério
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5759
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo testar a utilização de um método de controlo de treino e jogo, com o intuito de melhorar a objetividade na compreensão da relação entre estes dois contextos. O método utilizado consistiu no registo da presença dos jogadores em campo no momento em que a equipa marcou ou sofreu golos de modo a avaliar a contribuição de cada jogador para o objetivo final da equipa. Para tal, a amostra foi constituída por todos os golos obtidos nos 44 jogos oficiais realizados pela equipa sénior de futsal do Sporting Clube de Portugal, que disputou a Liga SportZone de Futsal na época 2014/2015, e em 408 exercícios de treino, em forma de jogo, realizados pela mesma equipa durante essa época desportiva. Para a compreensão da relação entre treino e competição, foram comparados os resultados de três variáveis: 1) desempenho dos jogadores no treino; 2) desempenho dos jogadores nos jogos oficiais; 3) tempo de jogo em que os jogadores tiveram efetivamente dentro de campo nas diversas competições em que a equipa participou. De modo a analisar o desempenho de cada jogador e da equipa em cada exercício de treino recorremos ao cálculo da média (m), desvio padrão (dp) e coeficiente de variação (CV). Para a análise da relação existente entre treino e competição recorreu-se ao cálculo da correlação de Pearson (r) entre: i) o desempenho dos jogadores em treino e o tempo de jogo; ii) desempenho dos jogadores em treino e em competição; iii) a prestação em cada exercício de treino e o tempo de jogo; e iv) a prestação de cada exercício de treino e a prestação em jogo. Os resultados permitem identificar que os jogadores que na globalidade apresentam melhor desempenho são mais consistentes nas várias estruturas de exercício analisadas. Foi também possível verificar que, tendencialmente, os jogadores apresentaram melhor desempenho conforme aumentámos o número de indivíduos envolvidos na tarefa. Relativamente às várias estruturas de exercício, verificámos que a prestação obtida em treino nas situações de 2x2 e 3x3, revelou um valor elevado de correlação significativa. Os resultados sugerem ainda a existência de uma relação significativa entre a prestação dos jogadores em treino na estrutura de exercício 1x1 e o tempo de jogo realizado por cada jogador em jogos oficiais. Consideramos que, através do método apresentado neste estudo, o treinador, tem uma base significativa de dados para avaliar o jogador, identificando dessa forma as fragilidades e/ou virtudes de cada jogador, permitindo que tenha uma intervenção mais efetiva no treino e no jogo.
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Para a compreensão da relação entre treino e competição, foram comparados os resultados de três variáveis: 1) desempenho dos jogadores no treino; 2) desempenho dos jogadores nos jogos oficiais; 3) tempo de jogo em que os jogadores tiveram efetivamente dentro de campo nas diversas competições em que a equipa participou. De modo a analisar o desempenho de cada jogador e da equipa em cada exercício de treino recorremos ao cálculo da média (m), desvio padrão (dp) e coeficiente de variação (CV). Para a análise da relação existente entre treino e competição recorreu-se ao cálculo da correlação de Pearson (r) entre: i) o desempenho dos jogadores em treino e o tempo de jogo; ii) desempenho dos jogadores em treino e em competição; iii) a prestação em cada exercício de treino e o tempo de jogo; e iv) a prestação de cada exercício de treino e a prestação em jogo. Os resultados permitem identificar que os jogadores que na globalidade apresentam melhor desempenho são mais consistentes nas várias estruturas de exercício analisadas. Foi também possível verificar que, tendencialmente, os jogadores apresentaram melhor desempenho conforme aumentámos o número de indivíduos envolvidos na tarefa. Relativamente às várias estruturas de exercício, verificámos que a prestação obtida em treino nas situações de 2x2 e 3x3, revelou um valor elevado de correlação significativa. Os resultados sugerem ainda a existência de uma relação significativa entre a prestação dos jogadores em treino na estrutura de exercício 1x1 e o tempo de jogo realizado por cada jogador em jogos oficiais. Consideramos que, através do método apresentado neste estudo, o treinador, tem uma base significativa de dados para avaliar o jogador, identificando dessa forma as fragilidades e/ou virtudes de cada jogador, permitindo que tenha uma intervenção mais efetiva no treino e no jogo.The following study aims to test the use of a training and match control method, in order to improve the objectivity in the understanding of the link between these two contexts. The method used consisted in registering which players were on the field when their team scored or conceded a goal, so as to evaluate each one’s contribution to the team. The sample used consisted of all the goals scored in the 44 official matches played by Sporting Clube de Portugal’s senior team in the Liga SportZone de Futsal during 2014 / 2015, as well as in 408 match drills, played by the same team during that sport season. In order to understand the connection between training sessions and matches, the results of three variables were compared: 1) the players’ performance during the training sessions; 2) the players’ performance during the official matches; and 3) the actual playing time that the players were on the field during the numerous competitions that the team participated in. To analyse each player and the team’s performance in every drill, the following measures were used: average (m), standard deviation (dp) and Coefficient of Variation (CV). For the analysis of the connection between practice and competition, the Pearson product-moment correlation coefficient (r) was used between: i) the players’ training performance and the time played in official matches; ii) the players’ performance during practice and in matches; iii) their performance in each drill and their playing time; and iv) their performance during each drill as well as during matches. The results lead to the conclusion that the players which have a better overall performance are more consistent in the various exercise structures analysed. It was also possible to conclude that, tendentiously, the players’ performance increased, as the number of individuals involved in the task did. As for the various training structures, it was possible to observe that the results obtained during the 2x2 and 3x3 drills revealed a significantly high degree of correlation. The results also suggest the existence of a significant connection between the athletes’ performance during 1x1 drills and the amount of time each player participated in official matches. Therefore, by using the method presented in this study, the coach has access to a substantial database in order to evaluate each player’s weaknesses or qualities, allowing him to intervene more efficiently during practice and matches.Travassos, Bruno Filipe RamauBibliorumLuís, Paulo Sérgio Quitério2018-08-27T15:42:33Z2015-11-242015-10-22015-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5759TID:201647117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:55Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:36.698938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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