Governance na Fileira Farmacêutica nos Países em Desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mondlane, Ercília Rita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41585
Resumo: A fileira farmacêutica é responsável por processos que envolvem medicamentos e produtos de saúde, insumos considerados essenciais para a sobrevivência humana. Apesar disto, observa-se que os países em desenvolvimento enfrentam desafios concernentes à expansão desta indústria. A governance apresenta-se como uma ferramenta que poderá conduzir à melhoria do acesso e à expansão de empresas neste sector. Este trabalho Governance na Fileira Farmacêutica nos Países em tem por objetivo a análise do papel da governance nesta fileira em mercados emergentes. Realizou-se uma revisão sistemática, cuja recolha de informação fora feita através das seguintes bases de dados: Scielo, Google Scholar, Scopus e Pubmed. Para aprofundar a análise da corporate governance foi promovida uma entrevista à empresa Medis Farmacêutica Moçambique. Algumas características específicas dos países em desenvolvimento são: o nível de rendimento per capita, a pobreza, a corrupção, a falta de quadros especializados, a falta de instituições que assegurem a captação e a retenção de investimentos. De tudo isto resultam os diferentes ritmos de desenvolvimento das empresas e dos países e, consequentemente, da sociedade. A análise da eficácia e eficiência dos sistemas de saúde sugere que os fatores que dificultam o investimento na fileira farmacêutica são: fraco poder de compra, frágeis canais de distribuição, comunicação e logística, falta de transparência, questões éticas, falta de meios de diagnóstico para diferentes patologias e grande influência das medicinas tradicionais. É necessário que exista um envolvimento das nações, no sentido de compreender e absorver os princípios de governance, visando o desenvolvimento. E é, de igual forma, importante que as empresas pensem em estratégicas de inserção nestes mercados, de forma a aumentar a riqueza para as empresas e para a sociedade.
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