Prevenção de lesões em estudantes de música : intervenção da fisioterapia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6134 |
Resumo: | Os músicos e estudantes de música apresentam inúmeras queixas músculo-esqueléticas, tais como dor e fadiga muscular associadas à prática de instrumentos. Estas podem dever-se à intensidade e exigência da técnica e a posturas repetidas e mantidas. Não havendo uma intervenção terapêutica ou uma mudança de hábitos, o músico poderá perder alguma da sua funcionalidade, desenvolver assimetrias posturais, perder força e endurance, senr dor e desconforto. Inicialmente foram distribuídos 2 quesonários (Nulli 20- Índice do Pescoço e Membro Superior e um quesonário realizado pela autora do estudo) a 41 alunos do curso de música. Na aplicação prática do estudo, foram realizadas sessões de ensino com o aconselhamento de estratégias que contribuem para a diminuição de queixas e prevenção de lesões; classes de movimento (7 sessões); sessões de alongamentos (2 sessões) e sessões de relaxamento (2 sessões). As queixas nos alunos de música centram-se na região cervical, lombar e nos membros superiores, nomeadamente nos ombros e punhos. Na sua grande maioria, foi referida a presença de formigueiros nos membros superiores. Relavamente às sessões prácas, verificaram-se melhorias ao nível das atividades fisicas, do impacto na vida psicossocial e no sono, embora sem significado estatistico. Não se verificaram alterações ao nível do trabalho e relativamente aos efeitos iatrogénicos houve um aumento dos sintomas. No entanto, a pontuação total dos quesonários revela melhorias para os sujeitos que veram intervenção da fisioterapia. Conclusão: A criação de programas de prevenção de lesões nas escolas de música e nos conservatórios pode ser benéfica, contribuindo para a diminuição das queixas já existentes e para a prevenção de lesões, aumentando desta forma a qualidade de vida e a eficácia destes profissionais. |
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Prevenção de lesões em estudantes de música : intervenção da fisioterapiaMúsicosPrevençãoFisioterapiaEducação para a saúdeMusiciansPreventionPhysiotherapyHealth educationOs músicos e estudantes de música apresentam inúmeras queixas músculo-esqueléticas, tais como dor e fadiga muscular associadas à prática de instrumentos. Estas podem dever-se à intensidade e exigência da técnica e a posturas repetidas e mantidas. Não havendo uma intervenção terapêutica ou uma mudança de hábitos, o músico poderá perder alguma da sua funcionalidade, desenvolver assimetrias posturais, perder força e endurance, senr dor e desconforto. Inicialmente foram distribuídos 2 quesonários (Nulli 20- Índice do Pescoço e Membro Superior e um quesonário realizado pela autora do estudo) a 41 alunos do curso de música. Na aplicação prática do estudo, foram realizadas sessões de ensino com o aconselhamento de estratégias que contribuem para a diminuição de queixas e prevenção de lesões; classes de movimento (7 sessões); sessões de alongamentos (2 sessões) e sessões de relaxamento (2 sessões). As queixas nos alunos de música centram-se na região cervical, lombar e nos membros superiores, nomeadamente nos ombros e punhos. Na sua grande maioria, foi referida a presença de formigueiros nos membros superiores. Relavamente às sessões prácas, verificaram-se melhorias ao nível das atividades fisicas, do impacto na vida psicossocial e no sono, embora sem significado estatistico. Não se verificaram alterações ao nível do trabalho e relativamente aos efeitos iatrogénicos houve um aumento dos sintomas. No entanto, a pontuação total dos quesonários revela melhorias para os sujeitos que veram intervenção da fisioterapia. Conclusão: A criação de programas de prevenção de lesões nas escolas de música e nos conservatórios pode ser benéfica, contribuindo para a diminuição das queixas já existentes e para a prevenção de lesões, aumentando desta forma a qualidade de vida e a eficácia destes profissionais.ABSTRACT: Musicians and music students present numerous musculoskeletal complaints such as muscle pain and fague associated with the practice of instruments. These may be due to the intensity and demands of technique such as repeated postures and maintained. Not having a therapeuc intervenon or a change in habits, the musician may lose some of its functionality, develop postural asymmetries, losing strength and endurance, pain and discomfort Initially 2 questionnaires were distributed (Nulli 20 and a questionnaire completed by the author of the study) to 41 music students. In practical applicaon of the study, were given teaching sessions with the counseling strategies that contribute to the reducon in complaints and injury prevention; classes of motion (7 sessions); stretching sessions (2 sessions) and relaxation sessions (2 sessions). Complaints in music students focus on cervical, lumbar and upper limbs, parcularly in the shoulders and wrists. Mostly, was that the presence of ngling in the upper limbs. As to the pracce sessions, there were improvements in physical activity, the impact on psychosocial life and sleep, although without statistical significance. There were no changes to the working level and for iatrogenic effects an increase of the symptoms. However, the total score of the quesonnaires reveals improvements for the subjects who had physiotherapy intervenon. The creaon of injury prevenon programs in schools and conservatories of music can be beneficial, contribung to the reduction of complaints and for the prevention of injury, increasing the quality of life and effectiveness of these professionals.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinheiro, A.Gameiro, V.Rodrigues A.2018-07-17T19:50:15Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6134porPINHEIRO, A. ; GAMEIRO, V. ; RODRIGUES, A. (2013) - Prevenção de lesões em estudantes de música – intervenção da fisioterapia. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, nº 13.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:49.024298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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