Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Pedro F. S.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4469
Resumo: Nesta revisão de literatura, abordamos a importância da atenção seletiva, da inibição e da memória de trabalho na aprendizagem das crianças. Começamos por apresentar as suas definições e principais mecanismos funcionais. Apresentamos igualmente conclusões de vários estudos que abordam a importância desses processos, sobretudo em tarefas visuoespaciais. Finalmente, abordamos o papel que o ambiente visual circundante desempenha na aprendizagem, chamando a atenção para uma lacuna que se verifica em grande parte dos estudos: a sua pouca validade ecológica. É também defendido que o ambiente visual externo deve ser considerado nos modelos explicativos dos processos cognitivos básicos. Conclui-se o trabalho alertando para a necessidade de se estudar de forma mais sistemática a relação entre estes dois elementos (cognição e ambiente). ABSTRACT-This literature review focuses on the importance of selective attention, inhibition and working memory in children's learning. We start by presenting the definition and functional mechanisms of these cognitive processes. We then present the main results of several studies that report the importance of these processes, particularly in visuospatial tasks. We also discuss the role of the visual surrounding environment in learning, particularly with respect to an existing gap in most studies: Their low ecological validity. We argue for the importance of considering the visual external environment when trying to explain performance in basic cognitive processes. Finally, we stress the need for more empirical studies exploring in a systematic way the relation between these two elements (cognition and environment).
id RCAP_8aa84e9dad4cfa0d2508700fe9cc8da7
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/4469
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionaisAtenção seletivaInibiçãoMemória de trabalhoAprendizagemAmbiente visual circundanteValidade ecológicaNesta revisão de literatura, abordamos a importância da atenção seletiva, da inibição e da memória de trabalho na aprendizagem das crianças. Começamos por apresentar as suas definições e principais mecanismos funcionais. Apresentamos igualmente conclusões de vários estudos que abordam a importância desses processos, sobretudo em tarefas visuoespaciais. Finalmente, abordamos o papel que o ambiente visual circundante desempenha na aprendizagem, chamando a atenção para uma lacuna que se verifica em grande parte dos estudos: a sua pouca validade ecológica. É também defendido que o ambiente visual externo deve ser considerado nos modelos explicativos dos processos cognitivos básicos. Conclui-se o trabalho alertando para a necessidade de se estudar de forma mais sistemática a relação entre estes dois elementos (cognição e ambiente). ABSTRACT-This literature review focuses on the importance of selective attention, inhibition and working memory in children's learning. We start by presenting the definition and functional mechanisms of these cognitive processes. We then present the main results of several studies that report the importance of these processes, particularly in visuospatial tasks. We also discuss the role of the visual surrounding environment in learning, particularly with respect to an existing gap in most studies: Their low ecological validity. We argue for the importance of considering the visual external environment when trying to explain performance in basic cognitive processes. Finally, we stress the need for more empirical studies exploring in a systematic way the relation between these two elements (cognition and environment).Universidade de Brasília2022-09-12T11:19:48Z2016-03-01T00:00:00Z2016-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4469por1806-3446 (Online)0102-3772 (Print)10.1590/0102.3772e3244Rodrigues, Pedro F. S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:13:08ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais
title Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais
spellingShingle Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais
Rodrigues, Pedro F. S.
Atenção seletiva
Inibição
Memória de trabalho
Aprendizagem
Ambiente visual circundante
Validade ecológica
title_short Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais
title_full Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais
title_fullStr Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais
title_full_unstemmed Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais
title_sort Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais
author Rodrigues, Pedro F. S.
author_facet Rodrigues, Pedro F. S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Pedro F. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção seletiva
Inibição
Memória de trabalho
Aprendizagem
Ambiente visual circundante
Validade ecológica
topic Atenção seletiva
Inibição
Memória de trabalho
Aprendizagem
Ambiente visual circundante
Validade ecológica
description Nesta revisão de literatura, abordamos a importância da atenção seletiva, da inibição e da memória de trabalho na aprendizagem das crianças. Começamos por apresentar as suas definições e principais mecanismos funcionais. Apresentamos igualmente conclusões de vários estudos que abordam a importância desses processos, sobretudo em tarefas visuoespaciais. Finalmente, abordamos o papel que o ambiente visual circundante desempenha na aprendizagem, chamando a atenção para uma lacuna que se verifica em grande parte dos estudos: a sua pouca validade ecológica. É também defendido que o ambiente visual externo deve ser considerado nos modelos explicativos dos processos cognitivos básicos. Conclui-se o trabalho alertando para a necessidade de se estudar de forma mais sistemática a relação entre estes dois elementos (cognição e ambiente). ABSTRACT-This literature review focuses on the importance of selective attention, inhibition and working memory in children's learning. We start by presenting the definition and functional mechanisms of these cognitive processes. We then present the main results of several studies that report the importance of these processes, particularly in visuospatial tasks. We also discuss the role of the visual surrounding environment in learning, particularly with respect to an existing gap in most studies: Their low ecological validity. We argue for the importance of considering the visual external environment when trying to explain performance in basic cognitive processes. Finally, we stress the need for more empirical studies exploring in a systematic way the relation between these two elements (cognition and environment).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01T00:00:00Z
2016-03
2022-09-12T11:19:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/4469
url http://hdl.handle.net/11328/4469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1806-3446 (Online)
0102-3772 (Print)
10.1590/0102.3772e3244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302557379526656