AÇÕES DA CÂMARA TÉCNICA DE DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS, ICONOGRÁFICOS E SONOROS - CTDAIS, PARA INSTITUCIONALI-ZAÇÃO DE DOCUMENTOS NÃO TEXTUAIS NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2016 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1473 |
Resumo: | Resumo: Uma das questões que têm causado inquietações no campo teórico da Arquivologia contemporânea são as novas formas de documentar, bem como tratamento adequado a esses documentos distintos dos tradicionais, no caso os imagéticos e sonoros, uma vez que esses documentos são desprovidos de linguagem textual. Assim, a formulação do conceito e a discussão de documentos imagéticos e sonoros dentro dos arquivos começaram em meados da década de 1960, resultando na primeira publicação na década de 1970, consolidando-se em 1980, com a publicação do manual de recomendações para imagens em movimento elaborado pela UNESCO em seu grupo de estudos RAMP. Desde então, o conceito vem sofrendo variações que têm propiciado diversas interpretações e, por conseguinte, inúmeras definições em direção a esses gêneros documentais. Em virtude disso, no cenário brasileiro, somente em 2010 tivemos um órgão voltado para questões arquivísticas envolvendo esses gêneros, a fim de estudar procedimentos adequados de organização arquivística. Palavras-chave: Documentos imagéticos; Arquivologia; Documento de arquivo; Ciência da Informação |
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AÇÕES DA CÂMARA TÉCNICA DE DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS, ICONOGRÁFICOS E SONOROS - CTDAIS, PARA INSTITUCIONALI-ZAÇÃO DE DOCUMENTOS NÃO TEXTUAIS NO BRASILArtigosResumo: Uma das questões que têm causado inquietações no campo teórico da Arquivologia contemporânea são as novas formas de documentar, bem como tratamento adequado a esses documentos distintos dos tradicionais, no caso os imagéticos e sonoros, uma vez que esses documentos são desprovidos de linguagem textual. Assim, a formulação do conceito e a discussão de documentos imagéticos e sonoros dentro dos arquivos começaram em meados da década de 1960, resultando na primeira publicação na década de 1970, consolidando-se em 1980, com a publicação do manual de recomendações para imagens em movimento elaborado pela UNESCO em seu grupo de estudos RAMP. Desde então, o conceito vem sofrendo variações que têm propiciado diversas interpretações e, por conseguinte, inúmeras definições em direção a esses gêneros documentais. Em virtude disso, no cenário brasileiro, somente em 2010 tivemos um órgão voltado para questões arquivísticas envolvendo esses gêneros, a fim de estudar procedimentos adequados de organização arquivística. Palavras-chave: Documentos imagéticos; Arquivologia; Documento de arquivo; Ciência da InformaçãoFLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1473por2183-66710873-5670da Silva, Luiz Antonio SantanaMadio, Telma Campanha de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:39Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:28.698327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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